A Prefeitura e o Carnaval

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 05 de fevereiro de 2022

Edição de 5 e 6 de fevereiro de 1972
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • A Prefeitura e o Carnaval - O Carnaval, além de divertimento para o povo, notadamente para as classes humildes das comunidades, é ainda fator importante no turismo. Daí, constituir administrador, inteligente, devidamente avisado e atualizado aquele que de fato e realmente prestigia os blocos, sociedades, ranchos, etc, incentivando-os no que respeita às apresentações externas que em última análise servem, além do mais, para alegria geral. A nossa reportagem tomou conhecimento, através do secretário geral da prefeitura, Dr. Zanon Zanoni Costa, do que está resolvido pela administração, no particular do Carnaval. O prefeito Feliciano Costa, pessoalmente, controla e movimenta o assunto, tendo destinado substanciais verbas para as Escolas de Samba, assim como determinou que a cidade e os bairros fossem especialmente ornamentados com motivos alusivos ao reinado da folia. O secretário geral, que sempre foi gentil para com a reportagem de A VOZ DA SERRA, com minúcias e absoluta atenção, mostrou-nos todo o esquema organizado, no qual estão previstos os mínimos detalhes. Nada de esperar milagres ou coisas semelhantes caídas do céu. 
  • Original desfile - Vinte garis, com vistosos uniformes cor de laranja, capacetes brancos, conduzindo carrocinhas novas, com dispositivos aprovados pela saúde pública e vassouras apropriadas, desfilaram na passada quarta-feira pela nossa cidade, antes de iniciarem os serviços de limpeza do centro urbano. O original desfile impressionou sobremodo, oferecendo uma visão aos friburguenses e veranistas do carinho com que a municipalidade está cuidando do bom aspecto dos seus logradouros. Os grandes passos para que Friburgo se coloque na vanguarda das Serras estão sendo dados. 
  • Carnaval 1972 - Na demonstração positiva de arejamento pessoal e perfeito entendimento administrativo, já que carnaval e turismo estão ligados umbilicalmente e quer queiram quer não, Friburgo é uma cidade que tem grandes e legítimos interesses no que se refere a uma desenvolvida corrente turística. O prefeito Feliciano Costa não só determinou que fosse levada a efeito especial ornamentação carnavalesca na cidade e nos bairros bem como distribuiu com os ranchos, blocos e escolas de samba, substanciais verbas e auxílios outros que tornarão possível a saída às ruas de grande número de organizações carnavalescas. 
  • Madre Sania Cosmelli - Com designação direta de Roma oriunda dos altos escalões da Ordem das Dorotéias, acaba de assumir as funções de Superiora da Faculdade de Filosofia e Letras “Santa Dorotéia”, a queridíssima Madre Cosmelli, notável educadora e figura humana realmente “Fora de Série”. A nova superiora é uma joia do mais alto quilate na educação brasileira e que desde a fundação da Faculdade de Filosofia N. Senhora Medianeira, presta os mais relevantes serviços às causas da instrução média e superior da comunidade friburguense. 
  • Como entender? - O pessoal da justiça de há muito recebe vencimentos nos primeiros dias dos meses. Foi anunciado oficialmente que em Niterói o pagamento do funcionalismo seria iniciado no dia 3 deste e que no interior, o dito pagamento somente começaria no dia 18! Há algo que não dá para entender… A diversidade de tratamento, a distinção entre os servidores, não é, e nunca foi medida salutar. Não acreditamos que o governo Padilha tenha conhecimento da matéria. 
  • “Los Gringos” - A Sociedade Esportiva Friburguense acaba de contratar o afamado conjunto musical “Banda Los Gringos” para abrilhantar os bailes e matinês carnavalescos que acontecerão no Reinado de Momo. Com seus salões feericamente iluminados e esplendorosamente decorados com motivos do Reino da Pagodeira, a Diretoria do querido “Clube da Colina” somará mais sucessos administrativos, que aliás vem sendo a tônica da atual gestão. 

Pílulas:

  • E o Carnaval está pertinho. Na próxima semana, o Rei Momo implantará seu reinado, tendo à frente os Arlequins, os Palhaços, os Pierrôs e as Colombinas, com o povo dando vazão aos seus impulsos, e, até recalques… E viva a pagodeira! 
  • Do grupo que está atuando em franco, total, decisivo e decidido antagonismo à atual dirigência do emedebismo local, a maior parte, disputará cargos eletivos nas vindouras eleições, tendo por escopo penetrar em todas as áreas e agregar o maior número possível de votos e legendas. A coisa é mesmo para testar. 
  • A prefeitura está colocando em vários locais da cidade, que anuncia-se em 30 pontos de embarque e desembarque para passageiros de ônibus. Realmente apresentáveis as “estações que de fato são utilíssimas, com traços modernos e originais.”

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Vitória Spinelli e Adriana Ferreira (5); Hélio Tavares (6); Laércio Bravo (7); Antonio Américo Ventura e João Henrique Braune (8); Margarida Ventura, Maria Luiza Pestre, Leny Ennes, Clarisse Cunha e Fernando Namen (9); Sebastião Rodrigues Banjar (10); Humberto El-Jaick, Maria José Jordão, Marinette de Almeida, Roxana Segal e Denise da Costa (11).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.