Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Orçamento para 1972 enviado à Câmara
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
sábado, 11 de dezembro de 2021
Edição de 11 e 12 de dezembro de 1971
Pesquisado por Thiago Lima
Manchetes
- Qual o responsável? - O orçamento Municipal foi enviado ao Legislativo no prazo legal, satisfeitas as exigências normais. Por mais estranho que possa parecer, a mencionada lei orçamentária não passou da Comissão Especializada não tendo recebido sequer parecer de vereadores e nem subido ao plenário para a votação dos representantes do povo. Embora, o fato não traga prejuízos, pois a lei determina que esgotado o prazo, sem que a matéria seja decidida ela será promulgada pelo prefeito Feliciano Costa, pergunta-se: qual o responsável ou os responsáveis pela procrastinação do momentoso assunto? É por essas e outras que o Legislativo está perdendo a sua respeitabilidade.
- Faltou tempo ou sobrou má vontade? - Também o orçamento da FCF não foi aprovado em tempo e nem sequer apreciado, discutido e votado pelo Legislativo. Segundo os comentários, quase todo o tempo disponível dos vereadores foi ocupado com os estudos sobre as três centenas de títulos de novos cidadãos friburguenses, assunto que juntamente com o de nomear logradouros públicos, de fato parece ter apaixonado o plenário da Câmara Municipal.
- Dia do Marinheiro - O Sanatório Naval de Nova Friburgo realiza neste 13 de dezembro, Dia do Marinheiro, solenidades especiais na Praça Marcílio Dias reverenciando o vulto imortal da Marinha que empresta seu nome ao pitoresco jardim que tem em um dos seus ângulos, o busto em bronze do bravo marinheiro. O diretor do Sanatório, capitão de mar-e-guerra, dr. Djalma da Rocha Santos Filho, vem dando especial relevo às datas festivas.
- Obras do Estado em Friburgo - Atendendo ao pedido do prefeito Feliciano Costa, o dr. Mário Augusto Gliosci, chefe do Gabinete Civil do governador do Estado do Rio, Raimundo Padilha, enviou-lhe ofício, dizendo que a Secretaria de Transportes informou-lhe que os serviços de pavimentação, na variante da Ponte da Saudade, trecho Teodoro de Oliveira-Friburgo, estão sendo executados pela firma Eusa, e quanto à pavimentação da Avenida Alberto Braune será estudada a sua inclusão em próxima programação de obras.
- Mais escolas municipais - O prefeito Feliciano Costa vai inaugur várias escolas municipais no distrito de Lumiar, nas localidades Bocaina dos Blautz, Benfica, Boa Esperança e Pedra Riscada. As referidas unidades foram construídas com recursos da prefeitura.
- Visita do governador - Raimundo Padilha, governador do Estado do Rio, visitou Friburgo e verificou as obras estaduais em andamento. Ele anunciou o avanço dos serviços na estrada da serra, que deverá estar totalmente remodelada em junho de 1972. Também a estrada Friburgo-Casimiro de Abreu (Serramar), que terá seus trabalhos intensificados.
Pílulas:
- A bancada do MDB junto ao Legislativo friburguense acertou ao romper com os grilhões que estavam a “sufocar-lhe” e levantando-a ao caminho estupidamente anti-político, anti-Friburgo e, enfim, anti-tudo que o bom senso indicava e a razão aconselhava. A moçada, muito a tempo, participou da louvabilíssima e inteligente iniciativa de vender papéis enclausurados no cofre da prefeitura, para com os recursos da alienação caminhassem para o desbravamento de uma nova era no que respeita ao ensino superior e técnico profissional.
- Embora soubessem alguns líderes emedebistas que o prefeito Feliciano Costa podia bem contar com número de votos suficientes para a aprovação da matéria, o empenho dos mesmos para que alguns companheiros a aprovassem, partia do princípio de que as medidas de real interesse da nossa comunidade não poderiam e não deveriam estar sitiadas no campo estreito da política pessoal.
- Em todo o episódio da alienação de ações da Petrobras um homem, um político, um líder e, finalmente um exemplar membro de comunidade sobressaiu-se, assumindo posição definida, enfrentando diabólicas urdiduras, repugnantes “trancinhas” e torpitudes do mais alto grau: Álvaro de Almeida. Mas da mesma forma que nos filmes de bandidos, o mocinho no final sempre leva a melhor sendo consagrado pela opinião pública. Assim aconteceu com o presidente licenciado do MDB, um homem que vive às claras…
Sociais:
- A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Dirceu Badini (3); Nilce Gripp e Odete Maurat (12); Albertino Vasconcellos e Jacéa Mayer (17); Maria Sônia Rotay (19); Marcelo Pecly (22); Hélio Guimarães de Souza e Rivaldo Pereira Santos (23).
Publicidade
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário