O desfile de 16 de maio

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 21 de maio de 2022

Edição de 20 e 21 de maio de 1972
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • O desfile de 16 de maio - Esteve magnífico o desfile escolar comemorativo de mais um aniversário de Friburgo, que a prefeitura levou a efeito neste dia 16 de maio de 1972. Com elevadíssimo número de participantes, bom gosto da apresentação da maioria dos colégios, uniformes, baterias, coreografia, evoluções, placas e dísticos alusivos ao dia máximo de nossa terra, resultaram num espetáculo de rara beleza. Pena que longos intervalos entre os desfilantes, toldassem por vezes a soberba impressão da enorme assistência, calculada em mais de 20 mil pessoas, postada na Rua Alberto Braune. Os ditos intervalos vêm de longo tempo, mas são enervantes, absurdos e inconcebíveis. Os seus responsáveis deveriam ser expurgados de uma vez por todas das paradas escolares. Feito o reparo, vamos repetir que o povo conseguiu aguentar o sol até 13h30 mas, de fato e realmente presenciou cenas belíssimas, vendo escolares, inclusive de jardins de infância, excelentemente uniformizados, portando alegorias e com caracterizações relacionadas com a chegada dos colonizadores suíços ao “Morro Queimado” assim como cenas parciais dos fastos da história do Brasil, Império e República até nossos dias. O povo não regateou aplausos. As duas centenárias bandas de música, Euterpe e Campesina, como sempre, ofereceram especial colorido aos atos. 
  • Era um vez, uma coisa apelidada de Amae - É possível que daqui há alguns anos, como no tempo das antigas vovós, alguém conte aos netinhos a história da famigerada (de triste memória) Autarquia da Água, assim terminando: e como os estrangeiros da água muito tivessem abusado da paciência do povo, o prefeito de então, que era decidido e másculo, sem maiores rodeios, expulsou a moçada que pensava que era dona do que era dos friburguenses, fazendo terminar um reinado que somente existiu pela contemplação ou falta de coragem dos governantes.
  • Falem mal, mas falem de mim… disse o vereador Alencar Barroso - Não conheço pessoalmente o sr. Silva Filho, que como figura humana é o “Rei da Maldade”, como jornalista é um “Pernil Longo” ou melhor um “Pernilongo” fantasiado de elefante. Não me queira mal pela comparação que faço. Até quantas vezes pecará meu irmão sr. Silva Filho contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? E lhe responderei, da mesma forma que Jesus respondeu a Pedro: Não te digo até sete, mas, até setenta vezes sete”. A política que faço, nesses meus 20 anos de vereança é a seguinte: não ser baixa com os grandes, nem arrogante com os miseráveis, servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade, ter na legalidade e na liberdade a síntese de todos os mandamentos. 

Pílulas:

  • Friburgo foi enriquecida com mais um logradouro amplo e realmente construído no mais moderno padrão arquitetônico. A construtora Sotec, dirigida pelo engenheiro Ariosto Bento de Mello entregouao povo no dia 16 de maio - uma nova e moderna rua no centro da cidade, que nada custou aos cofres públicos. 
  • O ex-deputado Álvaro de Almeida participou de duas importantes reuniões políticas relacionadas com o pleito que se aproxima. Muitas novidades surgirão no decorrer dos dias faltantes do primeiro semestre do ano. 
  • Aliás, nos primeiros dias de agosto a “batata” da sucessão municipal (se houver) estará quente, melhor dizendo, fervendo. Tudo no seu tempo, no exato momento. 

E mais… 

  • Prefeito Feliciano Costa não aceitou acomodações, fórmulas ou acordos com a Autarquia da Água… 
  • Gliosci recebe cidadania de Silva Jardim… 
  • Outro sucesso do Doutor Miranda Fortes… 
  • A quem compete providenciar?... 
  • Esquadrilha da Fumaça… 
  • Conselheiro Paulino recebe importantes melhoramentos… 

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Padre Alveri Vianello (18); Rosária Nicolau Considera e Jorge Marins da Silva (20); Maria Moura da Costa, Walter Araújo e Luciola Pereira (22); Cacilda Botelho (24); Sofia Lucas Bravo, Marcos Vasconcellos Coutinho e Moacyr do Lago Zamith (25); Alfredo Motta (26); Lair Aor dos Santos e Marcelo Braune (27). 

 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.