Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Nova Friburgo celebra a Indepêndência do Brasil com desfile
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
sábado, 11 de setembro de 2021
Edição de 11 e 12 de setembro de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com a supervisão de Henrique Amorim
Manchetes:
- Desfile do Dia da Independência: Mais de 25 mil pessoas assistiram e aplaudiram calorosamente os sete milhares e colegiais dos ciclos secundários e superiores que participaram do Desfile do Dia da Independência. A grandiosa parada no Centro de Nova Friburgo alcançou brilho excepcional. O Tiro de Guerra, o Senai e ex-combatentes, deram um colorido especial ao espetáculo. Brilhou a Marinha de Guerra, inclusive com o ''Pelotão Elétrico'', uma beleza em originalidade e precisão de movimentos.
- O Senai no 7 de setembro: A escola do Senai apresentou-se com destaque no desfile da Independência. Com seus mestres, a magnífica oficina de forjar especializados em diversas profissões, deu um colorido bonito ao espetáculo. A vibração do povo empunhando bandeiras no momento em que desfilavam em frente ao palanque os diretores da escola, e, os senhores José do Valle e José Bizzotto, ambos industriais locais e membros da direção Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), chegou ao auge, como que numa exteriorização de aprovação ao gesto simpático dos mesmos líderes classistas que assim traziam pessoalmente suas homenagens ao dia máximo da nacionalidade.
- Saúde inicia campanha contra a Poliomelite: Uma grande campanha contra a poliomelite será iniciada, nos próximos dias, pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio, segundo anunciou o secretário Astor de Melo. A campanha de vacinação faz parte de um programa nacional, posto em prática pelo Ministério da Saúde de todos os estados. No Rio serão aplicadas 777.754 doses da vacina Sabin, atendendo as crianças de Niterói, São Gonçalo, Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis e São João do Meriti. A vacina é aplicada por via oral e não dá qualquer reação, sendo necessárias três doses para a completa imunização das crianças.
- Os crimes de agentes do Poder não ficarão olvidados: Repelindo insinuações maldosas de contumazes fofoqueiros, o presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, colocou de lado qualquer possibilidade imediata de cassação de mandato. Além disso, enfatizou que não há lugar para punições e que a política está saneada, necessitando de sua colaboração e não de luta com ela, como alguns quiseram fazer crer, em comentários oficiosos nos últimos 30 dias. Isto, não quer dizer em absoluto que lesões contra o patrimônio público fiquem alvidadas ou que UMA esponja seja passada em crimes de agentes do poder.
- Padilha despacha no Nilo Peçanha: O governador do Estado do Rio de Janeiro, Raimundo Padilha, voltou a despachar normalmente já recuperado de forte gripe que o obrigou a suspender audiências na última semana. O despacho foi com o chefe do Gabinete Civil do Palácio Nilo Peçanha, Mário Gliosci.
- Bravos da Marinha do Brasil!: Mais uma vez o Sanatório Naval colocou-se lado a lado das autoridades do município participando do Desfile do Dia da Pátria e oferecendo à nossa comunidade um espetáculo sensacional, qual seja o da apresentação do ''Pelotão Elétrico'' - um primor em matéria de Ordem Unida, de movimentos ritmados, e coordenação geral.
- Campesina entusiasmou: Com o seu novo e vistoso uniforme a Sociedade Musical Campesina Friburguense entusiasmou o povo que se comprimia na Rua Alberto Braune, no dia 7 de setembro, ao preceder os alunos da Faculdade de Odontologia recentemente instalada. O mavioso dobrado executado pela centenária banda' constituiu um sucesso a parte, na solene data da emancipação política do Brasil.
- Avanço nas obras das estradas de Friburgo: Ao contrário do que foi dado à público, o governador Raimundo Padilha não só determinou ritmo o mais acelerado possível nas obras das estradas Friburgo-Teresópolis e Friburgo-Casimiro de Abreu, como ainda solicitou do DER, o máximo de urgência na execução do plano de retificação e reasfaltamento da serra que nos leva a Niterói. O prefeito Feliciano Costa em sua recente audiência com o chefe do Executivo fluminense recebeu de viva voz a boa notícia.
Pílulas
- A apresentação na Parada do Dia da Pátria, promovida pela prefeitura, de um contingente da Marinha de Guerra, inclusive do Pelotão Elétrico, representou um dos pontos altos do desfile. Verdadeiramente empolgante as evoluções em frente ao palanque oficial, dos marujos da nossa querida Armada.
- Achamos sensacional a apresentação do Ginásio Rui Barbosa, estabelecimento de ensino mantido pela Fundação Educacional. A moçada se apresentou impecável, animada, orgulhosa, demonstrando a força do grande ideal de estudar, o que não só os enobrece, como ''mexe'' com aqueles que assistiram a apresentação.
Sociais
- A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Acyrema Vasallo Azevedo e Maria Elizabeth (12), Luiz Antonio Spinelli e Assef Mucy Daer (13), Wanda Spinelli, Gilmar Bispo dos Santos e Rubey Rodrigues Damasceno (14), Luiz Sérgio (15), João Caputo e Nelson Valente (16); Francisco Moraes Holanda, Rubem Leal Pinto, Antônio Wilson e Angêla (17); Alael Coelho da Silva e Edelvira Mello Flores Guinle (18).
Publicidade
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário