Mercado do Produtor: Obra da mais alta significação

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 07 de janeiro de 2023

Edição de 6 e 7 de janeiro de 1973 

Pesquisado por Nathalia Rebello* 

Manchetes 

Mercado do Produtor: Obra da mais alta significação, planejada e executada no biênio dr. Feliciano Costa 

Antes do término de seu mandato de apenas dois anos, anteriormente, portanto, ao dia 31 do corrente, o Prefeito Feliciano Costa entregará ao público outra grande obra, o MERCADO DO PRODUTOR, que substituirá a arcaica feira livre que funciona na Praça do Suspiro. O mercado ocupará uma área de 6.774.62 m2 e o projeto de construção foi de autoria dos arquitetos Daniel Baeta e Gelson Francisco Viana Ferreira. Compõe-se de 24 boxes, quatro galinheiros, depósitos para caixas com 27 compartimentos, plataforma de carga e descarga, três frigoríficos, uma câmara frigorífica, um depósito da administração, quatro conjuntos sanitários, um posto policial, duas salas de atendimento ao público, gabinete do administrador e outras dependências, como área para estacionamento de automóveis e grandes veículos. Realmente uma obra que marca a operosidade e a clarividência de um administrador bem preparado para o desempenho das funções, quais sejam a de gerir um município importante como o nosso. 

Governo Federal e Estadual 

O Governo Federal vai policiar os Estados e Municípios para que os mesmos não majorem as tarifas de seus serviços e muito menos impostos e taxas. A “fome” aumentista que já vinha sendo anunciada em vários casos, não deverá mais ocorrer, segundo as notícias de fontes realmente autorizadas, inclusive oficiais. 

A nossa reportagem colheu a informação de que o Governo Estadual absorverá os serviços de Saúde Pública da unidade da “Olaria do Cônego” construída pela administração Feliciano Costa, transformando-a em um Posto Padrão, com todos os Departamentos, inclusive Raio X, Lactário etc, funcionando efetiva e eficientemente. 

É preciso acabar com a farrinha 

O esporte friburguense não pode e nem deve suportar as constantes provocações da dirigência (!) do desporto do Estado do Rio. Chega de aceitar a politicagem que impera naquele organismo, no qual certas Ligas municipais detêm poder de fazer pontos no “tapete” ter jogadores irregulares na realidade, mas com suas respectivas SITUAÇÕES na FFD certinhas, arranjadinhas, tudo num autêntico acinte que ninguém compreende que ainda exista, e, principalmente, que o esporte de nossa terra ENGULA de modo tão grosseiro e verdadeiramente humilhante para os nossos brios, de UM DOS MAIORES centros esportivos do Estado. 

É necessário que se juntem aos clubes e a dirigentes, e num movimento de fato másculo, sem máscara e sem maiores rodeios, associados a outros municípios, proponham em Assembleia Geral, às CLARAS, na MARRA, a destituição dos “cabras” que vêm impunemente zombando dos inalienáveis direitos do esporte da Suíça Brasileira, expulsando os VENDILHÕES DO TEMPLO, enquanto não destroem eles o restante que nos pertence e que não puderam fazê-lo até agora. A luta é boa. Friburgo já uma vez, em companhia de Petropólis, com Plínio Leite na vanguarda, em Assembléia memorável, fez sepultar a antiga AFEA, expulsando o BANDO que a vinha denegrindo e apontando-o à execração pública. A coisa precisa ser repetida, e o quanto antes… 

CETRERJ vai promover novos cursos em 1973 

A partir de 15 de janeiro próximo, o Centro de Treinamento de Professores do Estado do Rio de Janeiro (Cetrerj) criado no Governo Raymundo Padilha - iniciará novos cursos para professores de 1ª e 2ª séries (360 vagas), 3ª e 4ª séries (160). Orientadores Pedagógicos (161) e de Treinamento de Professores do Ciclo Pedagógico (120 vagas), que serão realizados em Niterói, na sede do órgão, e no interior fluminense. A informação é da professora Júlia Azevedo, diretora do Cetrerj, acrescentando que o curso de professores de 1ª e 2ª séries funcionará de 15 de janeiro a 9 de fevereiro em Niterói e Angra dos Reis; de 17 de janeiro a 15 de fevereiro no Instituto de Educação Roberto Silveira, em Duque de Caxias, e no Instituto de Educação de Nova Iguaçu; e de 15 de janeiro a 16 de fevereiro no Cenipe (Petrópolis) e no Instituto de Educação de Campos. 

Pílulas 

→ O Legislativo friburguense está convocado para o dia 12, tendo como principal matéria da Ordem do Dia, a Resolução que autoriza o Executivo a transferir para SANERJ, a distribuição da água de nossa cidade já há algum tempo entregue à Autarquia SAAE. Existe muita “onda” em torno do assunto com problemas eminentemente políticos comandado as ações dos grupos partidários, “FECHAMENTO” de questões por parte da ARENA, muitos e muitos estilos da parte do M.D.B. e várias e várias cortinas de “fumaça” tentando encobrir de cada lado, as “jogadas” que foram e ainda estão sendo feitas para DESONRA, DESGRAÇA, etc. etc., em total prejuízo para o povo que, nada tem a ver com as picuinhas e interesses e subalternos de uns tantos sabidos ou aproveitadores de ocasião. VADE RETRO! 

→ Enquanto vai acontecendo uma série de novidades no setor político, com várias conjecturas sobre os Vice-Reis e chefes de Capitanias do novo governo municipal, vamos dar um furo: João Saldanha comandará o Turismo. 

→ Menezes, sem qualquer sombra de dúvida um PÚBLICAS RELAÇÕES do mais alto quilate foi escolhido para, junto ao Gabinete prefeitura, tentar a manutenção de um clima de perfeito entendimento, entre munícipes - executivo, coisa para o qual é talhado. Enquanto o Dr. Roberto Pinto - muito bem ido - comandará as Finanças municipais, o Dr. Célio Ivo Freitas é o mais gabaritado para a Procuradoria.

E mais… 

Será que esquenta? 

Ariosto na Argentina 

Governo Federal sepulta de vez ideia de Fusão Guanabara - Estado do Rio 

Sociais 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Dr. João Luiz Aguilera (7); Vitório Luiz Spinelli, Alberto Paulo Kunzel, Luzia Garcia Ventura e Beatrice Cariello (8); Liége Laginestra Motta, Layse Ventura Coutinho e Justina Silva Lima (9); Rubem Leal Pinto, Tenente Juvenal Soares e Mello e Marcio Ventura Lugon (10); Pedro Paulo Cúrio e Oswaldo Zarife (11).

(*Estagiária com supervisão de Ana Borges)

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.