Marcada a data do concurso de ingresso ao magistério

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 08 de janeiro de 2022

Edição de 8 e 9 de janeiro de 1972
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • Marcado para 4 de fevereiro, o concurso de ingresso ao Magistério do Estado do Rio: As provas serão escritas, abrangendo questões de Português, Psicologia educacional e Didática geral e especial. 
  • Não vai ser fácil!: A nossa reportagem, com suas antenas em “ponto de bala”, vem acompanhando movimentos febris, em torno do preparo psicológico para um grande aumento na tarifação da água que os friburguenses consomem. A majoração constitui uma verdadeira aberração, já que foram terminados os serviços da nova adutora, ficando reservada a autarquia fornecedora, as despesas de custeio do serviço implantado e as extensões normais de uma cidade em crescimento. A opinião pública, deve e precisa saber, com minúcias, pois é ela a pagadora, quanto arrecada, quanto gasta a Amae, e, principalmente qual o percentual dispendido para o órgão central que a supervisionou. Nada de subterfúgios… 
  • Há quem possa dormir sossegado? Iniciado com as maiores esperanças, o ano de 1972 já começou a dar perspectivas do que será para o Zé Povinho. Os gêneros alimentícios e as utilidades estão com majorações numa crescente, que dá para apavorar. Já não se pergunta o que subiu e sim o que não subiu de preço. Carne, óleos, banha, gasolina, gás, arroz, sabão etc. O leite e o açúcar vão estourar com o exagerado percentual. E durma-se com o tal barulho… 

Pílulas

  • Por incrível que pareça, entramos na reta do ano em que serão realizadas as eleições municipais. Acontece que, naturalmente os autores intelectuais da "coisa" colocam a situação em termos de absoluta vantagem ocasional de grupos e de regiões, o que é, apenasmente insuportável. Em Friburgo, custa-se a acreditar que em tão pouco tempo, tanto se fizesse em torno de desagregação partidária nas hostes do MDB. O mais curioso é que geralmente o trabalho de decomposição é premeditado e executado pelos adversários. Aqui, nesta mui leal e querida "Suíça Brasileira” o negócio foi na base da traíra, cujo peixe quando cisma come os da própria família. Vade retro!
  • Já se nota impressionante movimentação política em vários setores do município. A história é como samba e carnaval. Está na alma do povo. Não adianta puxar o carro para o lado. Quase tudo em nosso derredor já está funcionando em torno do pleito de 15 de novembro vindouro. Os políticos começam a subir o morro e a cheirar a poeira das estradas. A "barganhação" iniciou-se fortíssima e escancaradamente. As amostras gratuitas estão rolando. Sorrisos e amabilidade marcaram a tônica de uns “cobras” na indústria de caçar votos.  
  • O MDB do Estado do Rio, de cujo diretório o industrial Álvaro de Almeida faz parte e é figura de relevo, vem pensando seriamente nos problemas de sua representação futura na Assembleia Legislativa, recomendando aos pretendentes à deputação que iniciem o caminho da campanha pessoal que possa levá-los a uma vitória nos municípios a que pertencem. Dito partido, deverá concorrer com o total de candidatos permitidos pela lei eleitoral. Não haverá zonas fechadas e muito menos redutos garantidos. Não haverá, também candidatos preferenciais nos municípios. Zonas francas jogo aberto, devendo ser levado em maior conta, os interesses do Partido no que se refere à conquista do máximo de legendas. 

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Tânia Machado (3); Luzia Garcia Ventura, Gilberto Moreira da Costa, Alberto Paulo Kunzel e Beatrice Cariello (8); Layse Ventura, Rivaldo de Carvalho, Liège Laginestra e Justina Silva (9); Rubem Leal Pinto e Márcio Lugon (10); Pedro Paulo Cúrio, Cristina Sichel e Oswaldo Zarife (11); Sérgio Cardinalli e Waldir de Moraes Bezerra (12); Reginaldo Amin, Elias Marra e João Hélio (13); Heloisa do Valle (14); Marietta Braga e Leda Felga (15). 

E mais…

  • Reunião para o planejamento, programação e funcionamento das faculdades
  • Editais de concorrência pública para pavimentação de 26 logradouros da cidade
  • Em festas o lar do Senhor Elias Jabour: A Senhorinha Miriam colará grau em Direito
  • Glieb e Chini: dois grandes mestres da medicina 
  • Fiquemos de alerta! A Autarquia da Água tem preparado um golpe contra a economia dos friburguenses! O povo confia que o prefeito não permita o aumento

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.