Incrível: burocracia impede que faculdade tenha mais alunos

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 10 de julho de 2021

Edição de 10 e 11 de julho de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim

Manchetes: 

  • Incrível: Embora possuindo as condições necessárias, a nossa Faculdade de Odontologia, não conseguiu até agora receber mais dez alunos que obtiveram classificação no vestibular, simplesmente pelo fato de ter sido fixada a matrícula em 60 acadêmicos. A história da infame burocracia para pagar as boas iniciativas precisa ter um fim.
  • Opinião pública: O povo de Friburgo precisa ser informado de qual ou quais órgãos ou autoridades estão impedindo que mais de dez jovens de nossa cidade possam frequentar o curso de odontologia da faculdade friburguense. É necessário colocar um paradeiro nas ações deletérias de pretendidos donos do ensino, sacudindo o bolor que eles representam nesta importante fase da vida nacional. É um crime prejudicar os que querem estudar.
  • Lei de Organização Partidária: Com a aprovação da nova  lei de organização dos partidos, as convenções municipais que deveriam reunir-se no próximo mês de agosto para a renovação dos diretórios, somente em janeiro de 1972 deverão cumprir o dispositivo. Tínhamos razão quando alertamos as dirigências políticas a respeito dos itens sobre fidelidades partidárias. Aconteceu o que prevíamos. Pouco foi alterado na matéria. Parece até que “forças ocultas” políticas e partidariamente heterogêneas se juntam, se agrupam fortemente, no sentido de amenizar ao máximo as sanções. Confirmando tudo o que vimos anunciando a respeito, o governador do Estado manteve contato com o prestigiado líder político, José Dantas dos Santos, reiterando o desejo de vê-lo urgentemente participando do seu mais efetivo grupo de trabalho da administração fluminense.
  • Álvaro de Almeida apresentou trabalho no M.D.B Regional: Álvaro de Almeida esteve presente à animada reunião do diretório regional emedebista em Friburgo, que foi realizada na tarde do último dia 5. Assuntos mais importantes constaram da pauta dos trabalhos sendo de notar se a absoluta predominância das teses de interesses dos diretórios municipais, considerados molas mestras do partido. O delegado do M.D.B de Friburgo, seus dirigentes e o respeitado presidente, que é também, membro do diretório regional do Estado do Rio, explanou com propriedade assuntos da mais alta indagação para a sobrevivência do partido da oposição, focalizando particularidades do interior e mostrando uma série de dificuldades que vêm influindo no desgaste da agremiação, contrária politicamente aos poderosos da Federação do estado e dos municípios dos quais a Arena é governo.
  • Deputado estadual Waldir Costa: o representante de Friburgo na Assembleia Legislativa, o deputado Waldir Costa vem impressionando os meios políticos fluminenses pela combatividade, espírito público e dinamismo. Todos os projetos sofrem, no plenário, o crivo do “Bisturi de Ouro” que, jamais se acomoda ou transige com os postulados que defende.
  • Nova Friburgo Country Clube: Está chegando a hora. Próximo dia 17 de julho de 1971 é a data da VII Festa do Colonizador, a Festa da Cerveja, que o fidalgo clube do Parque São Clemente está preparando.

Pílulas:

  • Do presidente da Sociedade Esportiva Friburguense, o dinâmico, fidalgo e “pra frentex” Dalton Carestiato, recebemos atenciosa mensagem de agradecimento pela colaboração que este semanário vem prestando ao clube social que ele administra. Não há o que agradecer. Sempre prestigiamos as organizações e os dirigentes que realmente distinguem o nosso jornal. Os “empafiados”, os encastelados num pedestal de presunção, sem qualquer sentido e princípio de públicas relações, esses sim, jamais tiveram vez conosco. E nem terão.
  • O dr. Luiz Schotz de Aguiar – o conhecido e querido Macaé - já formado em Direito e que matriculou-se na Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, foi escolhido, por unanimidade de votos dos seus 59 companheiros de estudo. Líder da turma, mais previamente, líder acadêmico, distinção que muito o sensibilizou.
  • As antigas avenidas marginais ao Rio Bengalas, hoje eixo rodoviário continuam a ser palco de desastres. É raríssimo o dia que não acontece ali perdas de vida, assim como acidentes graves e que levam aos hospitais homens, mulheres e crianças, muitos dos quais ficam mutilados. Será que esta vergonha governativa continuará por muito tempo?

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Saulo Verbicário Dantas dos Santos, Eulália Faria Soares e  Edda Moraes de Carvalho (12);  Maria de Lourdes Teixeira Assis (13);  Maria da Glória Barcellos Rocha e Franklin Ximenes Nunes (14); Alice Marques Duarte e Thereza Cristina (15); Zuleika Alves Lopes e Bernardo (16); Rosemarie e Marina Perestrelo Braune (17).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.