Inaugurado o Mercadão do Produtor na Vila Amélia

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 21 de janeiro de 2023

Edição de 20 e 21 de janeiro de 1973 

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes 

Mercadão do Produtor - Uma grandiosa obra, cujo custo se aproxima da casa dos 800 milhões de cruzeiros antigos. O imponente “Centro de Abastecimento” é uma importantíssima e oportuna iniciativa do governo do prefeito Feliciano Costa, com uma área de 6.774 metros quadrados, podendo abrigar, comodamente instalados, mais de 300 produtores para venda direta ao povo. O já apelidado “mercadão” possui espaços para circulação e estacionamento de veículos, com entradas e saídas, pela Rua Souza Cardoso e Avenida Baruck e portão central da Vila Amélia. 

O corisco Feliciano Costa - Ele nasceu em Nova Friburgo sob o signo da Medicina, pois sete médicos, a começar pelo dirigente da brava colonização suíça, dr, João Bazet, todos autênticos representantes da Ciência de Hipócrates - Ernestro Brasílio, Galdino do Valle Filho, Carlos Balthazar da Silveira, Amâncio Azevedo, Vanor Tassara Moreira e Feliciano Costa, exerceram a chefia do Executivo Municipal, com aplausos da nossa população. 

“Chega de Médicos” - Bradam as classes produtoras, precisamos, nesta época da tecnologia, é de engenheiros! Nas democracias, quem resolve é o voto popular e devemos acatá-lo com respeito à vontade da maioria. No dia 31 próximo deixa de ser prefeito, pela 2ª vez, o corisco Feliciano Costa, adorador das terras fluminenses, que ouviram, lá para as bandas de Itaguaí, na sua juventude, o toque de sua clarineta, que o levou, para a glória do Brasil, aos altos postos da Marinha de Guerra. Aureolado pelos correligionários da Arena - o partido da Revolução - executou empreendimentos que o consagram pela eternidade, numa apoteótica exaltação da família friburguense: a Unidade Sanitaria de Olaria, o Mercado do Produtor, a Faculdade de Odontologia, as escolas, que são o marco da moderna mentalidade e onde está assentada a nova filosofia, segundo o governador Raymundo Padilha, na administração pública da Suíça Brasileira. Feliciano Costa dirigiu a Prefeitura, no roteiro certo. Moralidade, administração, trabalho, progresso, honestidade, que são as marcas do desenvolvimento nacional, no comando de estadista de envergadura patriótica de Emílio Garrastazu Médici e Raymundo Padilha. Vamos aplaudi-los.

Rotarianos proporcionam bolsas de estudo - O Rotary Clube de Nova Friburgo, as fábricas Filó, Haga, Sinimbu, Indaço e o Colégio Cêfel ofereceram 12 bolsas de estudo, válidas para as quatro últimas séries do curso fundamental (antigo curso ginasial). A organização e coordenação é do Rotary Clube de Nova Friburgo. 

Ajuda a Manágua - Agradecimento ao governador - O presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Jairo Pombo do Amaral, enviou ofício de agradecimento ao governador do Estado do Rio, Raymundo Padilha “pelo gesto humano do seu governo, remetendo medicamentos e vacinas do Instituto Vital Brazil para as vitimas da catástrofe na Nicaragua”. O auxílio dado pelo Governo fluminense às vítimas do terremoto que destruiu Manágua foi enviado logo no primeiro avião que partiu do Brasil com os recursos. A remessa, providenciada pelo Instituto Vital Brazil, constou de vacinas anti tíficas, toxóides tetânicos, antibióticos, reidratantes, antitérmicos, quimioterápicos e vitaminas diversas. 

Pílulas 

→ O Legislativo friburguense fulminou a mensagem e o projeto do Executivo que transferia para a Sanerj a exploração do serviço de abastecimento de água de nossa cidade: 16 votos contra um, foi o escore. Somente votou a favor da medida proposta o líder do prefeito. “Tava na cara” que os vereadores rejeitaram a matéria, embora a Arena tivesse, fechado a questão…

→ Até o momento, o nome falado - e muito bem falado para presidir o Legislativo local é o de Alencar Pires Barroso. Se não surgir algo de novo, o simpático e querido delegado há 20 anos, será mesmo o condutor do parlamento municipal. Alencar não deverá receber qualquer gratificação de função, pois quando a mesma foi votada, a sua voz contrária a mesada se fez ouvir de modo positivo e definitivo

→ O vereador Bento é candidato à presidência da Câmara, não abdicando, em absoluto, de sê-lo, qualquer que seja a decisão que for tomada pelos manipuladores da distribuição dos cargos. Votará em si próprio, ainda que seja o único sufrágio colocado em seu nome. O operante e prestigiado vereador, não teve preâmbulos e nem ladeou o assunto. 

E mais… 

  • Esperança, novo campeão friburguense de futebol. 
  • “Gaguinho”, o Presidente na grande conquista 
  • O bisturi de ouro aniversaria 
  • Friburguenses brilham no vestibular: Mais de 6 dezenas de jovens bem classificados 
  • Maracanã fumegando, tendo como fundo musical o infernal barulho de máquinas para construção 

Sociais 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: José Antônio Marques (19); João Batista Oliva, Wilson Campos Filho, Therezinha Soares e José Gonçalves Onofre (21); Fernando Marinho Falcão e José Dantas (22); Luiza Azevedo Kunzel, Hélio de Araújo Maia e Brigitte Schulup (23); Itália Meceni Longo (25); Rachid Namen e Wladymir Ventura Soares (27).

(*) estagiária sob a supervisão de Henrique Amorim

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.