Gestão do ex-prefeito Feliciano Costa

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Edição de 21 e 22 de abril de 1973

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes

Feliciano: dois anos de paz, amor e trabalho - No momento em que se instala na Prefeitura de Friburgo um clima vergonhoso de perseguição política, vale lembrar os dois últimos anos da administração Feliciano Costa. O ex-prefeito não perseguiu ninguém. Não demitiu, afastou ou exonerou um só servidor dos quadros de municipalidade. Ao contrário, saído de uma áspera campanha eleitoral, levou para a prefeitura a compreensão e a concórdia, sem fazer distinções entre correligionários e adversários buscando apenas melhor servir ao povo e a comunidade friburguense.

Governo do presidente Médici: impacto na Previdência, no campo e no desenvolvimento integrado em oito regiões do Brasil - Impacto na Previdência Social: a) aposentadoria e contribuições serão elevadas à 20 salários; b) autônomos (médicos, advogados, dentistas, engenheiros, costureiras e outros) passarão a pagar 16%; c) companheira (com mais de cinco anos de convivência) é legitimada como dependente, passando a ter direitos; d) aposentado que quer retornar ao trabalho terá suspensa a aposentadoria, mas ganha abono; f) limite de idade é eliminado e com mais de 60 pode-se filiar ao INPS; g) trabalhadores rurais e domésticas têm assegurados direitos ao INPS

Impacto no campo: a) trabalhador rural é registrado e passa a ter direitos da Consolidação das Leis do Trabalho; b) trabalhador rural com mais de 16 anos tem direito à salário mínimo de adulto; c) toda propriedade rural com mais de 50 famílias deverá manter escola primária gratuita para os filhos dos trabalhadores.

Impacto no desenvolvimento integrado: a) são criadas as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba e Belém; b) Região Metropolitana se compõe de municípios integrantes da mesma comunidade sócio-econômicos; c) planejamento de municípios componentes de uma Região Metropolitana terá que ser global e integrado; d) desenvolvimento social, saneamento, abastecimento d'água, rede de esgotos, limpeza pública, uso do solo, sistema viário, produção e distribuição de gás, e outros serviços, serão administrados no âmbito estadual por um conselho deliberativo (cinco membros de reconhecida capacidade técnica) e um conselho consultivo integrado por um representante de cada município da região.

Ariosto: lembrança de uma nobre campanha - A campanha eleitoral que levou ao Palácio Barão de Nova Friburgo o atual prefeito, dr. Amâncio de Azevedo, foi inegavelmente o mais belo movimento cívico da história política do município. E reconheçamos: os responsáveis estavam em ambos os lados. Não ocorreram ataques pessoais; foram desfechados golpes baixos, muitos comuns em uma campanha eleitoral; os candidatos se dirigiam ao povo acenando-lhe, não com ameaças, e sim com programas administrativos detidamente estudados e elaborados por seus respectivos “staffs”.

Foi a presença do jovem engenheiro Ariosto Bento de Mello o fator determinante do clima elevado da campanha. Soube perder, reconhecer a derrota e cumprimentar o candidato vitorioso. Mas nada disso adiantou. O clima agora é outro; em vez de programa, perseguição política; em vez de respeito, desemprego para dezenas de servidores que pagam caro agora o apoio ao candidato da Arena.

Presença de “A Verdade” - Registramos com satisfação o aparecimento de mais um jornal friburguense: “A Verdade”. A nova publicação se propõe a interpretar os interesses da região Centro-Norte fluminense e o sul do Estado de Minas Gerais. Com um corpo redacional de alto gabarito, estamos certos de um futuro brilhante para o jornal. Registramos nosso agradecimento ao Carlos Saldanha, um dos diretores, que dedicou sua coluna de apresentação - à memória do nosso patrono, o saudoso Américo Ventura Filho, que nos deixou recentemente.

Pílulas

  • A Prefeitura de Friburgo vem trombeteando com ênfase, o convênio que assinou com o Serphau, autarquia federal, para a prestação de servidores de natureza técnica, necessários à elaboração dos termos de referência para o Plano de Desenvolvimento Local Integrado. 
  • “Progresso e prosperidade”, “Bem estar e tranquilidade”, “Desenvolvimento planejado e harmônico”, são algumas maravilhas a que o Plano se propõe a nos oferecer. 

E mais…

  • Country Clube: Relatório diz tudo
  • Consciência e violência
  • Celso Peçanha: Um ginásio abandonado
  • Operário padrão: roubo e morte
  • Policial conquista a cidade
  • Na era do teleférico

(*) estagiária sob a supervisão de Henrique Amorim

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.