Geremias Fontes: situação financeira é orgulho para quem o governa e tranquilidade para os fluminenses

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Pesquisado por Thiago Lima
Edição de 31 de dezembro de 1970 a 2 de janeiro de 1971

 

Manchetes:

  • ICM não terá mais isenção - Os Estados não mais concederão isenção para o Imposto de Circulação de Mercadorias. A medida foi decidida durante reunião do ministro da Fazenda, sr. Delfim Neto, com todos os secretários de Finanças do país, por sugestão do titular do Ministério. Na mesma reunião, foi assinado convênio entre os Estados, no setor de finanças, para disciplinar o trânsito de mercadorias em todo o território nacional. Para tanto, será exigido que as firmas entreguem às repartições estaduais a relação "mercadorias saídas”, para conhecimento dos estados destinatários, o quais terão igual procedimento com relação aos gêneros e valores tributados em sua jurisdição fiscal. (AFI).
  • Governador visitou Assembléia - "Vim à Casa do Povo para confraternizar com os membros do Poder Legislativo e desejar-lhes um feliz Natal, formulando votos para que em 1971 a comunidade fluminense tenha em prosseguimento a marcha do seu desenvolvimento”. Estas foram palavras do governador Geremias Fontes ao visitar a Assembléia Legislativa, onde foi recebido pelo seu presidente, deputado Ewaldo Saramago Pinheiro, e demais integrantes da Comissão Executiva. 
  • Geremias apresenta plano agropecuário - O governador Geremias Fontes apresentou, em programa de televisão, dirigido pelo deputado e repórter Amaral Neto, o “Plano Agropecuário Integrado do Estado do Rio” para cuja execução espera um financiamento do BID, da ordem de US$20 milhões. O Plano traçou uma radiografia do solo fluminense, no primeiro grande levantamento do setor. Com base nesse Plano, o governo poderá instruir os produtores sobre as condições de plantio e colheita. Permite sugerir, ainda, as regiões que se prestam a determinados tipos de cultura. O levantamento do solo, levando em consideração as condições climáticas, estabeleceu que a área de Campos onde se situam as suas lavouras de cana não é a ideal para esse tipo de cultura.
  • Governador inaugura obras - O último fim-de-semana do governador Geremias Fontes foi de intensas atividades no município de Petrópolis, onde além de examinar diversos processos administrativos de diferentes setores de seu governo, procedeu à inauguração da moderna Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina, no centro da cidade, e de um Pronto Socorro na localidade de Bom Clima, que foi doado à municipalidade local pelo cônsul da Dinamarca no Brasil, sr. Joseph Reiner. Na Estação Rodoviária, cujas modernas instalações receberam as bênçãos de dom José Fernandes Veloso, o governador, perante cerca de cinco mil pessoas e de autoridades civis e militares, disse, em discurso, que “foi árdua a luta empreendida para dar a Petrópolis as obras necessárias ao seu maior desenvolvimento", enfatizando que, com a ascensão do prefeito Paulo Rattes à chefia do Executivo, "o entrosamento dos governos estadual e municipal se fez logo sentir e quem ganhou com isto foi o próprio povo, que vê a capital social do país crescer e se desenvolver a passos largos". 

Aos nossos assinantes, leitores e anunciantes

  • Ao término de mais um ano de atividades, em que colocamos em primeiro plano, os supremos interesses de Nova Friburgo e de seu povo. 

  •  No limiar de um novo ciclo em que a terra faz transladação completa em torno do sol, com calendário marcando um 1971, ano que almejamos traga felicidades para os povos da terra, especialmente para o Brasil, Estado do Rio e para a nossa querida Suíça Brasileira; 

  •  Nesta edição final de mais doze meses de apresentação consecutivas, em que procuramos altaneiramente, sem interesses subalternos, sem abandonar a linha rígida de fazer jornal sem qualquer subsídio, sem temer poderosos, sem mendigar publicidade e sem aceitá-la se condicionada a um mínimo de compromisso; 

  • Queremos agradecer aos que nos confiaram matéria publicitária, aos que nos trouxeram estímulos e apoio, aos que nos enviaram cartas, cartões, telegramas, mensagens natalinas e de ano novo, a todos enfim que de qualquer forma participaram da nossa luta cotidiana, esta luta enobrecedora que constitui a única razão da existência de jornais interioranos.

Pílulas:

  • Esta coluna engalana-se hoje, prestando a melhor de suas homenagens ao casal Dermeval Barbosa Moreira-Regina Tassara Moreira que está festejando Bodas de Ouro. O povo do município, sem qualquer exceção, está vivendo as emoções do evento, já que o nobre par tem lugar reservado em todos os corações dos que aqui vivem. Não importa que uns ou outros — não são tantos — não tenham sido tocados pela amizade, pela camaradagem ou pela capacidade profissional, pela quase magia médica do sensível e ultra humanitário cientista que é o dr. Dermeval. Todos sabem, ninguém, ninguém mesmo ignora o que sempre fez o grande clínico por todos aqueles que o procuram nos momentos de aflição. No seu consultório, nas chamadas à domicílio, invariavelmente, há um absoluto nivelamento no atendimento, no tratamento, na suavidade do olhar, no carinho paternal! - Rico, remediado ou pobre, para o extraordinário discípulo de Hipócrates, é a mesma coisa. Uma figura humana fabulosa!
  • A gasolina, querosene, óleos e gás para uso doméstico sofreram nova majoração. Ninguém está segurando a corrida aumentista… E a carne verde? Já passou a entressafra e a coisa vai para pior. Dizem que o gado em pé sofreu diminuição de preço. Esta história de carne, continua muito mal contada, constituindo um tumor que precisa ser lancetado. 

Sociais: 

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Paulo Roberto (23), do deputado Alvaro de Almeida (31) e as bodas de ouro do casal Dermeval Barbosa Moreira e Regina Tassara Moreira (31).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.