Friburguenses revoltados com os serviços da Amae

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 24 de julho de 2021

Edição de 24 e 25 de julho de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com a supervisão de Henrique Amorim​

Manchetes:

  • A Autarquia Municipal de Água e Esgoto permanece no firme propósito de malquistar a administração municipal  perante o povo friburguense:  Ruas esburacadas por vazamentos em canalizações, com bairros, ruas e locais apresentando deficiências e ou falta total do precioso líquido. A Amae, a nossa Autarquia Municipal de Água e Esgoto, não dispõe da mínima credencial para assumir novos compromissos, assim como quaisquer parcelas de responsabilidades relacionadas com obras ou serviços do governo municipal. – Para evitar que a calamitosa situação de incapacidade e incúria cheguem ao máximo tolerável, somente uma alternativa está de pé: a encampação da Amae com a ‘’expulsão dos estrangeiros da água.’’
  • Outra vitoriosa “tese” de A VOZ DA SERRA: O prefeito Feliciano Costa  não permitirá qualquer majoração nas tarifas sobre consumo d’água. – Freada a ganância da Amae, organismo que nasceu com o propósito de zombar da paciência do nosso povo.
  • Prefeito Feliciano Costa quer saber detalhes: Se reuniram com o prefeito membros da Fundação Sesp, secretários da prefeitura e o procurador, Prudêncio Rodrigues Miranda para discutir o serviço de água e esgoto do município. Feliciano Costa disse que desejaria uma solução radical para o problema, que aflige a população. Ficou resolvido o envio de ofício da Procuradoria da prefeitura à direção da Fundação Sesp, solicitando a remessa de documentos capazes de uma orientação acertada em benefício da população. 
  • Cooperativa dos Lavradores: Tanto o prefeito Feliciano Costa como o seu chefe de gabinete, Zanon Z.Costa, vêm representando papel relevante na fundação da Cooperativa dos Lavradores da região, atendendo ao pedido do secretário de Agricultura do Estado do Rio. Oferecendo prestígio pessoal e oficial, essas autoridades públicas cumprem as tarefas e colocam as peças disponíveis da administração para que os que cuidam do amanho da terra sejam beneficiados por entidade própria voltada para os seus interesses.
  • Lição de democracia: Um detalhe marcante da Exposição Agropécuária e Industrial de Cordeiro não passou despercebido: o carinho com que o governador Raimundo Padilha tratou o senador Amaral Peixoto. O chefe do Executivo convidou o líder oposicionista para a mesa e ainda desceu da tribuna de honra, onde já estava, para encontrar o adversário. Com o gesto, Raimundo Padilha reconheceu os méritos de Amaral, com quem sempre manteve relações cordiais. 
  • Agência Fluminese de Informações: Nos modernos governos ocupa lugar de relevância o setor encarregado das divulgação das matérias oficiais e dos assuntos direta ou indiretamente ligados à administração pública. À chefia desses órgãos cabe múltiplas tarefas que somente a inteligência, a capacidade e “cancha” sobre o assunto poderão resolver. Quando o governador Padilha foi buscar um conhecido jornalista para dirigir a AFI já sabíamos que o resultado seria o que todos  observam, sentindo-se que o gabaritado profissional da pena que relevantes serviços prestou a Embaixada  Americana do Rio de Janeiro daria, como deu especial colorido às funções que lhe foram confiadas. 

Pílulas:

  • Em “Linha de Frente” os nossos colegas de “Jornal da Serra” tecem uma série de considerações sobre a política friburguense, alguns dos seus homens e vários de seus líderes anunciando para breve, uma bomba. A urdidura deixa muito a desejar, e garantimos, a tal bomba não passa de um busca-pé dos mais fracotes. A simpatia com que vimos tratando o governo Feliciano Costa é a resultante de uma velha amizade cimentada por manifestações que somente uns poucos que falam a linguagem da sinceridade numa camaradagem sem subalternidades poderão bem compreender. 
  • O secretário de Agricultura, João de Abreu Jr. vem animando o movimento da instalação de uma Cooperativa Rural em Friburgo. Para a consecução do objetivo reuniões têm sido realizadas. Somos do time dos que acham que o êxito de uma organização cooperativista está na atividade, inteligência e sobretudo na absoluta dedicação dos homens que a dirigem..
  • A Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção de Nova Friburgo – organiza um programa de alto sentido comemorativo que vai homenagear os náufragos das marinhas do Brasil que pereceram do cumprimento do dever, como heróis da Pátria, com missa na capela de Santo Antônio.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Henrique Malheiros (25); Paulo Braune (26); Edson Roberto (27); Aurora Ventura Fernandes e Madre Lúcia Braune (28); José Antônio Alves (29); Joege Luiz (30); Humberto Teixeira de Moraes,  Hatuelpes Canedo e Theodoro (31).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.