Friburgo clama por acesso

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Edição de 24 e 25 de fevereiro de 1973 

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes 

Friburgo clama por acesso - A ronda da morte vagueia permanentemente pela estrada de Friburgo, no trecho Parada Modelo-Cachoeiras de Macacu. O trânsito neste trecho é uma aventura perigosa para todos que, do Rio, tentam chegar a Friburgo. Inúmeras crateras se transformaram num jogo perigoso, que tanto pode gerar acidentes, como extinguir a vida de turistas. É, também, uma irresponsabilidade que precisa ser apurada pelos homens que dirigem nosso Estado. Há quem veja no fato um cerco econômico e turístico à nossa cidade, o que não acreditamos. Apelamos ao governador Raymundo Padilha por melhorias. Que rememore o governador os tempos idos e coloque um pouco de carinho para os problemas de Friburgo, um dos quais, o acesso por estrada, vem sendo o ponto de estrangulamento em nosso desejo de desenvolvimento. 

Sylvio Spinelli: Dá duro nos serviços públicos - Sendo uma das melhores escolhas da atual administração municipal, Sylvio Spinelli vem confirmando à frente da Secretaria de Serviços Públicos a atuação que dele se esperava. Eficiente, atuante, diligente, Sylvinho, apesar de não muito ajudado pelas chuvas torrenciais que caíram pela cidade - vem desempenhando a contento sua missão, vencendo, com trabalho e bom humor, todos os óbices que se lhe deparam. 

Repercute mal a demissão de servidores - A demissão em massa de humildes servidores da prefeitura vem causando revolta a quantos ainda cultivam sentimentos de humanidade. Dezenas de famílias pobres - cuja única fonte de renda provinha dos pequenos salários de seus chefes - quedam-se intranquilas, aguardando as piores expectativas. Entre as muitas vozes silenciosas, uma se levantou para protestar contra a injustiça. É o vereador Sebastião Pacheco que, em telegrama dirigido ao Presidente Médici, ministros Alfredo Buzid (Justiça) e Júlio Barata (Trabalho), bem assim, ao governador Raymundo Padilha, denunciou em termos candentes o retrocesso político de perseguição a adversários, processo que se julgava ultrapassado e arquivado definitivamente nos escaninhos de nossa história política. 

Prefeito quer luz encampada - O prefeito Amâncio de Azevedo, em mensagem ao governador Padilha, encareceu ao primeiro mandatário do Estado, estudos visando providências imediatas para a desapropriação, pela CELF -Centrais Elétricas Fluminenses - da Companhia de Eletricidade local. A solicitação se baseou em estudos dos industriais friburguenses, segundo os quais a energia do município é uma das mais caras do Brasil, constituindo consequentemente fator de entrave ao progresso industrial de Friburgo e, em decorrência, à estagnação de toda comunidade. 

Tomba um homem - Quando encerrávamos esta edição, soubemos do falecimento em Friburgo de um homem que era a síntese e o símbolo das melhores tradições desta cidade: nosso diretor Américo Ventura Filho. De sua personalidade forte e singular, falaremos em nossa próxima edição. 

Gente & Coisas 

● O vereador Pacheco pretende dar muita dor de cabeça aos atuais dirigentes do município. Nesta semana, expediu uma série de telegramas às autoridades federais e estaduais, protestando contra demissões de servidores da prefeitura. Ainda na agenda do popular vereador: a) uma ação popular; b) uma marcha da fome, com os servidores despedidos e seus familiares. 

● Os Estados Unidos levam dois anos jogando toneladas e mais toneladas de bombas em cima do Vietnan do Norte. O negócio era para arrasar, sem muita conversa fiada. Vem um cessar-fogo, o dr. Kissinger vai ao Vietnan do Norte e celebra um convênio para a reconstrução do que foi destruído. Coisinhas que só ocorrem com o gigante do norte, aliás, nosso bom amigo… 

● Nenhuma pessoa, talvez, tenha acertado os 13 pontos na Loteria e trazido tanta satisfação aos amigos, como o simpático Rondie, ex-secretário de Finanças do ex-prefeito Feliciano Costa. Rondie é um homem fora de série: competente, humilde e humano. 

E mais… 

Feliciano se prepara para a luta 

Prefeito Amâncio: Preocupado com as estradas 

Um país se faz com homens e livros 

África, Brasil, Carnaval! 

Sociais 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: José Naegele e Dr. Ruy Marra da Silva (1º de março); Rachel Villaça e Francis Antonio Mastrangelo (3); José Galeano das Neves, Dora Wiedmann e Maridéa Corso Teixeira (4).

(*) estagiária com a supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.