Friburgo ainda chora a morte de Dermeval Barbosa Moreira

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 11 de maio de 2024

Edição de 11 e 12 de maio de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Friburgo ainda chora - O povo friburguense ainda chora a morte de Dermeval Barbosa Moreira, aos 74 anos de idade, natural de Conceição de Macabu, ocorrida às 17h30 de 6 de maio deste 1974. “A minha apreensão pela morte é só uma: quem cuidará dos pobres e enfermos?”. Seria esta a última frase dita por Dermeval Barbosa Moreira, pouco antes de entrar em coma e conseguida por A VOZ DA SERRA através de um depoimento de uma enfermeira que o assistia.

Dermeval: o médico de todos - Nesta edição de A VOZ DA SERRA faz uma completa cobertura das últimas e dramáticas horas vividas pelos friburguenses. Todo o noticiário desta edição está dedicado a agonia e morte de Dermeval Moreira, para que, em mínimos detalhes, fique um registro jornalístico as futuras gerações que, hoje, da mesma maneira que indagam sobre Alberto Braune, conheçam a emoção de um povo ao participar da vida, obra e morte de um homem.

Um homem, um exemplo, um aviso - Certos homens chegam à nossa vida terrena para executar uma missão. Eles vêm transmitir uma mensagem de amor, de solidariedade, de conforto, de carinho, de união. O médico Dr. Dermeval Barbosa Moreira - parece - veio cumprir esta missão. Transmitiu mensagem, falou de amor em toda a sua vida, deu solidariedade e conforto , ensinou-nos a todos o que é carinho: transmitiu união. Nada mais a falar sobre o extraordinário homem que se chamou Dermeval Barbosa Moreira, falecido na última segunda-feira, 6, exatamente às 17h30. 

Rua General Osório pode mudar de nome - O vereador Benicio Valladares apresentou indicação à Câmara Municipal, no sentido de mudança do nome da Rua General Osório. Pela indicação do vereador - que pertence aos quadros da Arena - a Rua General Osório passaria a ser designada como Rua Dr. Dermeval Barbosa Moreira, em homenagem ao grande médico. Muito bem.

 

Pílulas

Por mais que se queira extrair as implicações políticas do acontecimento que abalou Nova Friburgo, não se conseguirá, sem antes se referir ao aspecto humano e social da morte de Dermeval Barbosa Moreira. Os friburguenses mais jovens e aqueles que para aqui vieram, há pouco, ficaram atônitos com a demonstração de amor a um ser humano, ofertada por todo um povo. Manifestação esta, que os mais idosos, muito bem a compreendiam, pois conheciam a obra e a vida do médico de todos. 

Na história de nosso município, o mês de maio ficará marcado por ter registrado, em anos diferentes, o falecimento dos seus maiores vultos: Dermeval Barbosa Moreira e Alberto Braune. Esses dois homens ligados à saúde do nosso povo, quer por suas atuações, quer por suas vidas, deixaram em toda a população friburguense, após os seus desaparecimentos, um enorme vazio.

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Ernesto Afonso Tessarollo, Deborah Braune e Edgard Lisboa (12); Carlos Heindenfelder e Lilian Maria Jabour (13); Gil José Salomão e Hiran Trindade (14); Ary Ventura (15); Nydia Yaggi Martins, Elzira Xavier Luz, Liliane Vera Sarcinelli Andrade e Walmir Matuglia (16); Murilo Cúrio e Ellias Abicalil (17); Maria do Perpétuo Socorro Sampaio de Azevedo (19).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.