Falta de interesse pelas eleições de novembro. Será que vai esquentar?

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 29 de agosto de 2020

Edição de 22 e 23 de agosto de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • Eleições 1970 - Vai esquentar? - Os meios políticos estão surpreendidos com a falta de interesse que se observa por parte dos candidatos à cargos eletivos no pleito de novembro próximo. Evidentemente que várias medidas constantes da legislação eleitoral contribuem  para a mencionada apatia, mas a razão reside na falta de motivação dos candidatos das eleições gerais deste ano, devido a instabilidade política na maioria dos municípios. A prática eleitoral não enseja maior animação, e assim, lamentavelmente, poucos são os que se atiram à luta democrática das urnas, engrandecedora das comunidades e enobrecedora dos que dela participam. É desejável que, contrastando com o que vem acontecendo com os candidatos, o povo, tenha reação diversa, “esquentando” o ambiente e dando lições democráticas através das urnas.
  • Obras da Praça do Suspiro - Estão em ritmo acelerado as obras da praça que a administração de Amâncio Azevedo resolveu transformar num dos mais atraentes recantos da cidade. Importantes obras e serviços estão sendo ultimados no pitoresco largo que circunda a Igreja de Santo Antônio, onde também está engastada a tradicional Fonte do Suspiro, tão decantada pelos poetas.
  • Recursos para o agricultor - O Banco do Brasil e o Banco Central estão inteiramente integrados na campanha de incentivo à agricultura que o Governo acaba de lançar. Os presidentes das duas entidades de crédito, Nestor Jost e Ernâne Galvêas, já anunciaram, inclusive, que não haverá limite de recursos. O Governo aplicará o que for necessário para aumentar a produção.
  • 562 mil contratos - Atendendo a determinação do presidente Emílio Garrastazu Médici, o governo está decidido a aumentar as facilidades para que, neste ano, o número de lavradores que recebam financiamento do Banco do Brasil seja ainda maior do que do ano passado, quando já foi assinado mais de meio milhão de contratos. Revelou o Banco do Brasil que o número de financiamentos rurais concedidos no ano passado foi de 562 mil, atingindo 3 trilhões e 32 bilhões de cruzeiros novos, um aumento de 50% sobre a quantia empregada para financiar a agricultura em 1968 e quase três vezes o montante dos financiamentos de 1966. 
  • Simplificação - O Banco do Brasil, que já vinha dispensando várias exigências, está simplificando o atendimento do lavrador, deixando de exigir uma série de certidões, eliminando burocracia e até mesmo controles de garantia, para tornar mais efetiva sua participação na campanha de aumento da produção. Em muitas agências do Banco do Brasil, no interior, os lavradores já obtém o financiamento no mesmo dia em que é feito o pedido. Além disto, a nota e a cédula rural estão sendo revistas para tornar-se ainda mais fácil o crédito ao agricultor.
  • Previdência Social - A superintendência do INPS do Estado do Rio, através da Coordenação do Bem Estar, realizou em Friburgo um curso de Interpretação da Previdência Social, o 15° neste Estado. Mais de 150 representantes de empresas e associações de classe recceberam certificados. 
  • Festa Internacional da Cerveja - O Caledônia Montanha Clube vai realizar, em setembro, a Festa Internacional da Cerveja com diversas atrações, abrilhantadas por Lafayette e seu Conjunto, The New Troubles e pela Banda Bibarrense 2001. Ornamentações a cargo da cervejaria "Scholl", iluminação especializada; fogos de artificio; chope da mais alta qualidade servido em artísticos canecos da fina cerâmica. Será uma noite de encantamento.

Pílulas:

  • O Tiro de Guerra organizou com o patrocínio da Prefeitura, marcaNtes solenidades no Dia do Soldado (25 de agosto). Somos apologistas do desenvolvimento intensivo do espírito de civismo, despertando cada vez mais o respeito e o amor pela nossa pátria. Batemos palmas ao apoio que os governos estadual e municipal deram às solenidades cívicas que culminarão com o grande desfile de 7 de setembro. As recomendações das autoridades civis e militares federais foram cumpridas e bastante ampliadas.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Jader Lugon Júnior (29); Júlio César Souza, João Batista Araújo Moreira, Vitório Cariello e Caetano Batista Nicolau (30); Nelson Augusto Spinelli, Américo Ventura Neto e Edelberto Gripp (31); Moysés Moraes, Berta Henze, Marina Marques e Maria Marfisa de Sá (1º de setembro); Luiz Gonzaga Laginestra, Vânio Reis, Leila Lopes, Denise Maria Oliveira, José Henrique Mesquita, Tânia Segal e Mário Dutra de Castro (2 de setembro); Hilton Willemen Rosa, Renato Bravo, Coaracy Flores e Ivelise Braune (3 de setembro); Epaminondas de Moraes e Davis Tendler (4 de setembro).

 

Foto da galeria
Edição de 22 e 23 de agosto de 1970
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.