Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Escolas de samba desfilam na Olaria do Cônego
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
sábado, 29 de janeiro de 2022
Edição de 29 e 30 de janeiro de 1972
Pesquisado por Thiago Lima
Manchetes:
- Carnaval 1972: Neste dia 29, na “Olaria do Cônego” desfile de todas as escolas de samba e blocos, no primeiro grito real de carnaval.
- Uma luta que não é para um grupo e sim para Friburgo - Embora tenham recusado participar do novo diretório municipal do MDB, numeroso grupo resolveu reunir-se semanalmente, partindo para ações definidas e decisivas em torno da política municipal. Com autenticidade partidária, o grupo tomou a providência de dar a conhecer aos líderes emedebistas estaduais, inclusive ao almirante Amaral Peixoto os motivos da atitude que tomaram e a disposição que estão de, até afastarem-se do partido, a espera de que novos ventos soprem impulsionando benéficas situações que demonstrem disposição arregimentação de uma autêntica cúpula postergada por interesses de mando e de predomínio para conquistas de cargos e posições. O afastamento - que não significará, desligamento, pois uma luta sem tréguas, será travada contra os que tentarem impedir que o grupo caminhe em busca dos seus ideais.
- Assim se desenvolve o desprestígio de um poder - Bastou que o Legislativo local fosse convocado extraordinariamente para que, em sua primeira reunião, mais de 25 proposições de títulos de cidadania friburguense fossem apresentadas, numa verdadeira enxurrada depreciativa para um poder que está carecendo de prestígio crescente. Não é possível que uma maioria de sensatos representantes do povo, seja enleada por minoria mais atuante no campo da caça ao voto, ainda que dita caçada importe em ridículo para a comunidade. Há que ser colocado um paradeiro nesta orgia de concessões de um título de relevância, como deve ser o de cidadão friburguense…
- Baptista de Moraes assume a diretoria da 9ª R.A., da Secretaria de Finanças - Nosso conterrâneo João Baptista Penna de Moraes, foi por ato dos mais acertados do governador Raimundo Padilha, nomeado para exercer as relevantes funções de diretor da 9ª R.A. da Secretaria de Finanças do Estado do Rio de Janeiro, setor que abrange Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Casemiro de Abreu, Macaé, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu etc. Acatado e respeitado por seus superiores e colegas, Baptista de Moraes tem um passado que lhe garante o exercício da delegação com segurança e firmeza.
Pílulas:
- Um dos maiores fatores de êxito em qualquer agremiação é representado pela sinceridade de propósitos das respectivas dirigências, notadamente pelo cuidado, por parte das mesmas dirigências em somar e nunca em dividir forças, principalmente quando a divisão tem por principal objetivo a tentativa de causar cizânia em agrupamentos para predomínio de grupos ou grupelhos. Quando acontece o erro acima citado, o resultado é fatal. Não há remédio para o mal. Não há terapêutica que salve. Não há médico que obtenha sucesso sobre a moléstia.
- Anotem para a conferência dentro de dez meses: o futuro prefeito friburguense não vai ser assim qualquer um que pelo simples fato de desejar o cargo venha indicado por um conluio de interesses pessoais, com cartas marcadas, e, acenos a cargos - de deputado estadual e federal - secretário do prefeito, chefe disso e daquilo - distribuídos como se tudo fosse uma “casa da sogra”. A nossa comunidade vai ter, temos certeza, um chefe de executivo gabaritado, que não esteja circunscrito a compromissos com recursos do erário. A época das “barganhas” eleitorais já era. Quem tiver dúvida, tenha somente um pouquinho de paciência…
Sociais:
- A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Elza Lúcia Meyer (29); Maria de Lourdes Cordeiro e Lívia Segal (30); Jair Folly, João Nicolau, Luiz Pinel Netto e Chamberlain Noé (31); Leonor Laginestra, Almir Ventura, Roberto Rangel Ventura, Hélio de Freitas Madureira, Renato Albino, Celina Spinelli e Rosane da Glória (1º de fevereiro); Celcyo Folly, Miguel Mastrângelo e Palmyra Buchardt (2); Jader Lugon, José Ventura e Nair Figueiredo Bizzotto (4).
Publicidade
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário