Eleições 1970: MDB apresenta sub-legendas à sucessão de Amâncio

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 19 de setembro de 2020

Edição de 19 e 20 de setembro de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes:

  • O MDB friburguense parte para a campanha da sucessão municipal com três sub-legendas, encabeçadas, respectivamente, por Álvaro de Almeida, Joel Batista Jonas e Laura Milheiro de Freitas - A grande batalha das urnas caminha aceleradamente para a empolgação geral do eleitorado. Mais de trinta e um mil friburguenses estarão em condições de votar em 15 de novembro próximo.
  • Alencar Pires Barroso -  O vereador concorrerá novamente ao Legislativo friburguense, atendendo assim aos insistentes apelos dos seus amigos e companheiros do MDB. As regiões Fazenda do Cônego, São Lourenço e imediações, principalmente, terão na Câmara Municipal um autêntico delegado, sempre disposto a trabalhar pela bonita e progressista zona. Político prestigiado e querido, um dos mais votados no Legislativo de nossa terra, mais uma vez mostrará o seu valor.
  • O povo quer votar - O eleitorado brasileiro quer praticar a democracia, já que nasceu democrata e abomina toda e qualquer tirania. Somente os usurpadores do poder temem o resultado, a soberania das urnas. Os legítimos mandatos emanam do povo, em nome do qual a força do direito deve ser aplicada.
  • Visitantes ilustres - Quartel General da Maçonaria - Estiveram em nossa cidade, sendo homenageados com jantar, dr. Raphael Rocha e João Pedro da Silva Sá, respectivamente, o grão mestre e grão mestre adjunto, do Grande Oriente do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, recém-criado, em Niterói. O dr. Raphael Rocha, exerce a medicina na capital do Estado, sendo reconhecido pelo humanismo com que se dedica à profissão. Já ocupou inúmeros cargos públicos, entre os quais o de presidente do Instituto Vital Brasil e o de secretário de Saúde e Assistência do Estado do Rio. 
  • Eletrificação Rural - O governador Geremias de Mattos Fontes mandou aplicar com urgência o sistema do cooperativismo rural para a eletrificação do campo, a fim de levar energia elétrica a mais de dez mil propriedades até o final do seu mandato. A experiência é inédita no território fluminense e as autoridades estão desenvolvendo uma intensa campanha a fim de convencer os proprietários rurais de que o novo sistema é o mais adequado para promover o desenvolvimento sócio econômico da região. Governo efetuou o levantamento aerofotogramétrico e topográfico, bem como realizou pesquisas socioeconômicas e organizou um cadastro eletro-agrícola e organizadas 12 cooperativas para a implantação de eletrificação rural que na primeira etapa, beneficiará cerca de 20% das propriedades do Estado.
  • Inspeção - 1ª Cia da Polícia - O capitão PM Newton Abicalil Imbroinisi, comandante da 1ª Cia. Independente de Polícia, informou-nos que virão a Nova Friburgo o general de Brigada Augusto de Oliveira Pereira, inspetor geral das Polícias Militares acompanhado de oficiais de seu Estado-Maior que funciona no Ministério do Exército em Brasília e também do sr. coronel Hindemburgo Coelho de Araújo, comandante geral da Polícia Militar deste Estado. A visita do General Pereira destina-se a inspeção de área da antiga Estação de Cargas da Rede Ferroviária Federal, na Vila Nova onde será instalada a 1ª Cia. Independente de Polícia, reforçada com um pelotão de Bombeiros, Grupos de Trânsito e Rádio Patrulha, devendo entrar em funcionamento antes do final do ano.
  • Controle financeiro dos municípios - Decreto regulamentando o auxílio no controle externo da fiscalização financeira e orçamentária dos municípios foi assinado pelo governador Geremias Fontes, estabelecendo que o mesmo será de competência do Departamento das municipalidades que emitirá parecer prévio sobre as contas a serem prestadas, anualmente pelo chefe do Poder Executivo Municipal. De acordo com o decreto governamental somente por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal deixará de prevalecer o parecer prévio, devendo o prefeito ao encaminhar a prestação de contas relativa ao exercício anterior, o que será feito no prazo de 30 dias após a abertura da sessão legislativa, remeter o parecer prévio do Departamento das Municipalidades.

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: João Batista da Silva (19); Paulo Sérgio Cúrio (20); Joel Namen, Mário da Silva Miranda e Noêmia Bizzotto (21); José Nunes Figueiredo (22); Flávio Luiz Malheiros, Saite-Clair Sette Pereira, Hélio Madureira e Marina de Souza (23); Yvette Pinto Henriques e Ana Terezinha (25); Jael Pinto de Faria, Almeirinda Pereira Bispo, Karla Assis Almeida e Glória Bárbara Henze (26). 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.