E o verão de Friburgo?

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 22 de janeiro de 2022

Edição de 22 e 23 de janeiro de 1972
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • E o verão de Friburgo? - Prejuizo com a má conservação de estradas - Parece incrível, mas o fato é que muito pouca gente, muito poucas uniões de força, conseguiram em exíguo tempo destruir o verão friburguense! Os grandes fatores, sem dúvida, foram as estradas de rodagem para Niterói e para a Guanabara, ambas vergonhosas e acintosamente dominadas por fendas, buracos e “crateras” que em qualquer outro lugar, derrubariam, chefes de conservação, engenheiros residentes, e, até diretores de departamentos. O trecho entre Cachoeiras de Macacu e Magé é um caso de polícia… A Serra de Theodoro de Oliveira então, não tem explicação, não existindo adjetivos capazes de qualificar tanta tanta irresponsabilidade e tanta vontade de não terminar alguma coisa… O mais importante e sério, é que a inércia vai se arrastando, vão se passando as horas, os dias, os meses, os anos e a reforma dessas importantes estradas não termina. 
  • Faculdades: assunto apaixonante - A comissão de alto nível, nomeada pelo prefeito com a finalidade de resolver, em caráter de urgência, o problema das faculdades especialmente a de Odontologia, cujas dependências não comportam, um só aluno mais, necessitando abrigar 125 estudantes do primeiro ano, vem se reunindo continuadamente, tendo caminhado bastante no sentido da completa solução do assunto, que ultrapassou significativamente o polo dos recursos que serão obtidos com a venda das ações da Petrobras. 
  • General Rubens Rosado visita Friburgo - A cidade recebeu a visita do general Rubens Rosado, secretário de Transportes do Estado. Recepcionado no gabinete do prefeito Feliciano Costa, o secretário apresentou os seus companheiros, Giovani Muller e Sebastião Senfallo, do Departamento de Estradas de Rodagem, desta Cidade, e Mário Paranhos Ferreira, auxiliar da Secretaria. O militar colocou à disposição da prefeitura, a sua secretaria, exaltando o esforço do prefeito Feliciano Costa, em prol do desenvolvimento municipal, assegurando terminar esse ano a maior parte das obras da Estrada Serra-Mar, asfaltar a Friburgo-Teresópolis, terminar a rodovia de Amparo e tudo mais o que for preciso para a pavimentação asfáltica da Avenida Alberto Braune e a praça principal. Em companhia do prefeito, o general visitou obras em andamento em vários bairros. 
  • Reforma do ensino só em colégios aprovados - O secretário de Educação do Estado do Rio, professor Dalton de Mattos, esclareceu aos dirigentes de escolas de nível médio, que a reforma do ensino criada pelo Ministério de Educação e Cultura, só poderá ser aplicada em colégios que já conseguiram aprovação do Conselho Estadual de Educação (CEE). Em entrevista aos representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado da Baixada Fluminense, prometeu que o CEE examinará, em caráter de urgência, todos os pedidos feitos até agora.     

Pílulas

  • Sem qualquer dificuldades ou atropelos, os partidos políticos friburguenses realizaram suas convenções para escolha dos seus diretórios. Quorum suficiente logo de início, com absoluta tranquilidade no que respeitou ao número de membros presentes. Os “olheiros” da Justiça Eleitoral - inovação até certo ponto acintosa as dirigências partidárias - nada tiveram que fazer, a não ser relatar a síntese das normais ocorrências. 
  • Dissemos que os “olheiros” não muito distante deixarão de acontecer, por que, acreditamos, piamente, que na primeira ocasião em que a Lei Eleitoral sofrer modificações será abolida esta de mandatários da J.E. estarem presentes para relatar junto às respectivas chefias o que nas convenções ocorrer. Não nos parece que possa alcançar qualquer objetivo e muito menos resguardar algo de proveitoso para nenhum órgão fiscalizador. Aliás, a intervenção da justiça ou da polícia, em reuniões, comícios, e convenções sempre foi condenada e em certas legislações violentamente proibidas.  

E mais…

  • O presidente da República agradece ao prefeito Feliciano Costa
  • Marechal Odylio Denys em Friburgo 
  • Aniversário do “Bisturi de Ouro” - dr. Waldir Costa
  • Foi novamente aumentado o preço do leite

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: José Dantas dos Santos (22); Hélio de Araujo Maia e Brigitte Schullup (23); Waldir Costa e Ítala Meceni (25); Rachid Namen e Wladymir Ventura (27); Alberto Juliano, Manlio de Araújo, José Coelho e Tereza Cristina (28).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.