Ciúme conduz casal à tragédia

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 06 de janeiro de 2024

Edição de 5 e 6 de janeiro de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Ciúme conduz casal à tragédia - Maria Regina de Castro Franco era uma bela mulher que, há 4 meses, vinha exercendo as funções de juíza-substituta da Junta de Conciliação e Julgamento de Nova Friburgo. Sua beleza, sua simpatia pessoal, a eficiência no exercício das funções de substituta do dr. Augusto Claudio Ferreira em seus impedimentos foram fatores que levaram a ser querida e respeitada, por reclamantes e reclamados que procuravam a Justiça do Trabalho de Friburgo, e pelos vogais, tantos os que representavam o empresariado, quanto os que falavam em nome dos trabalhadores. Jamais ninguém poderia supor que, para a bela e elegante juíza, estava proposto e seria consumado um drama de ciúme e sangue que a faria não assistir à chegada de 1974. Ela foi assassinada em Copacabana pelo namorado, o advogado Joaquim Casimiro, 18 anos mais velho que ela. Em seguida, ele suicidou-se.   

 

O invencível pardieiro - Para nós, ele foi o grande destaque de 1973. Pela resistência às críticas gerais; pela sua força oculta, mas sustentada pelos interesses financeiros - pela sua capacidade em resistir às constantes críticas da imprensa friburguense, pela sua tenacidade de esgotar a paciência das donas de casa, pela sua teimosia no fornecer o mais péssimo tratamento aos feirantes, ele, por tudo que foi em 1973, ele - O Pardieiro (a feira do Suspiro) - merece um lugar de honra, mesmo porque define melhor do que qualquer outra coisa, o que foi a administração municipal em 1973. 

 

À deriva - Quando janeiro chegar ao fim um triste balanço é o que poderá ser feito relativamente a atual administração municipal, conduzida pelo prefeito Amâncio Mário de Azevedo. É triste dizê-lo, mas o município de Nova Friburgo foi, dentre os 63 municípios do Estado do Rio de Janeiro, o mais mal administrado. E esta afirmativa não é gratuita; temos à nossa disposição meios e modos de constatar o que ocorre em todo o nosso estado.

 

Dante Magliano estigmatiza - A mediocridade autocomplacente, os ditos agradáveis, as bajulações áulicas só prestam bons serviços aos que ainda não se encontram no túnel do tempo. Num dos discursos mais importantes pronunciados nos últimos tempos em Friburgo, o dr. Dante Magliano (ex-diretor do SAAE), falando como paraninfo de uma turma formada pelo Colégio Modelo (Escola Normal Zélia Côrtes Teixeira) estigmatizou a mediocridade e, inclusive, a falta de coragem no enfrentar os desafios, internos do nosso município. 

 

Demissões em massa na administração de Amâncio - Dezenas de pedidos de demissão estão sendo entregues ao prefeito Amâncio de Azevedo. Diretores de departamentos, chefes de serviços de seções e de setores solicitam suas demissões dos cargos de confiança ocupados.

  

Governador Padilha: Plano de ação projeta o Estado do Rio - Com 70 leis propostas e aprovadas em 1973 pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o governador Raymundo Padilha calçou seu Plano de Ação dentro de um conjunto de medidas que se destacou pelo alcance social e projetou o progresso e o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, integrando-o inteiramente dentro dos objetivos revolucionários preconizado pelas autoridades federais. 

 

Pílulas

  • Houve, há algum tempo um musical de grande sucesso, que bem poderia definir a atuação do prefeito de Nova Friburgo durante o ano que se encerrou: “Promises & Promises”, promessas e mais promessas, com o propósito de “arrumar a casa” passaram-se alguns meses sem nada de positivo nas realizações, e acabou-se o exercício de 1973 “contendo-se despesas” e “pagando-se dívidas” encontradas para equilibrar o erário municipal.
  • As decantadas faculdades só serviram, até agora, para um fim melancólico e altamente demagógico, a extinção da FEC e a criação de mais uma secretaria, e a “grande obra” no campo do ensino está sendo anunciada: a construção do novo prédio, para que a Secretaria de Educação, e sua titular, fiquem mais próximas do atual chefe do Executivo, como se isso resolvesse todos os sérios problemas de ensino. 

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: João Luiz Aguilera Campos (7); Vitório Luiz Spinelli, Alberto Paulo Kunzel, Gilberto Moreira da Costa, Luzia Garcia Ventura e Beatrice Cariello (8); Liége Laginestra Motta, Layse Ventura Coutinho, Rivaldo Carvalho e Justina Silva Lima Carvalho (9); Rubem Leal Pinto, Juvenal Soares de Mello e Márcio Ventura (10); Pedro Paulo Cúrio, Oswaldo Zarife e Cristina Sichel (11); Waldir Moraes Bezerra e Sérgio Cardinalli (12); Reginaldo Amin e João Hélio Rocha (13).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.