Chega em Friburgo mais uma remessa de tubulações para o novo sistema de água

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 01 de agosto de 2020

Edição de 1º e 2 de agosto de 1970.
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • Novo abastecimento d’água - Dez carretas de transportes atravessaram a cidade, conduzindo centenas de tubos de ferro fundido, destinados ao novo abastecimento d'água. A encomenda ultrapassou 700 milhões de cruzeiros, que serão pagos totalmente pela administração municipal, sem participação do Serviço Autônomo. O prefeito Amâncio Azevedo, tomou o "pião na unha" no caso da demora na execução dos serviços, podendo-se esperar grandes novidades no setor e certamente Friburgo não passará mais um verão com deficiências na oferta do precioso líquido.
  • Avenidas marginais ao Rio Bengalas em pandarecos - Nossas avenidas marginais ao Rio Bengalas estão praticamente abandonadas. É demais a moleza da firma que realiza o serviço de recuperação, ou melhor, que não o realiza. Enquanto isso, os transeuntes que se danem, os veículos que dêem muitas voltas e queimem muita gasolina para contornar o trecho esburacado. 
  • Juri - Foi a julgamento no Tribunal do Júri de Friburgo José de Aguiar Ferreira, que em janeiro, na Avenida Júlio Antônio Thurler, tentou assassinar a tiros de garrucha, o pintor José Rubens de Oliveira, conhecido como "Zezinho Pintor", que estava amasiado com a esposa do réu. O Tribunal, após longos debates aceitou a tese da defesa, desclassificando o crime de tentativa de homicídio, e classificando-o como lesões corporais leves, tendo sido o acusado apenado em sete meses de detenção, cuja pena foi dada como cumprida.
  • Álvaro de Almeida concorrerá à Assembleia Legislativa - O eleitorado friburguense já  atinge a casa dos 30 mil, ficando assim o município colocado dentre os dez primeiros do Estado do Rio. Podemos informar com segurança, que o deputado do MDB, Álvaro de Almeida, somente disputará, na vindoura eleição, uma cadeira na Assembléia Fluminense, concorrendo novamente ao cargo que tanto ilustrou na Casa do Povo. 
  • Governador inclui verba para construir Centro de Saúde - A dotação foi consignada por determinação do próprio governador Geremias de Mattos Fontes. Além da verba para o Centro de Saúde, o orçamento prevê recursos para a construção de dois postos de saúde, em Olaria do Cônego e Conselheiro Paulino.
  • Candidaturas do MDB nas ruas - Dois candidatos à sucessão do prefeito Amâncio Azevedo já saíram às ruas: Joel Batista Jonas e Lafayette Bravo Filho. É claro que mais uma legenda surgirá na disputa. Vários redutos medebistas têm esperanças de demover o dr. Waldir Costa da recusa de postular o cargo que o atual prefeito deixará em 31 de janeiro de 1971. Com três pretendentes, pensa o MDB conquistar a mais estrondosa vitória de todos os tempos, já que a oposição em Friburgo cada dia mais está fortalecida e preparada para os embates das urnas.

Pílulas

  • O panorama político dentro do MDB está em efervescência. Os esquemas lenta e inteligentemente preparados para a próxima eleição foram destroçados em minutos. O deputado Álvaro de Almeida sentindo-prejudicado por alas do próprio partido que preside, rompeu as baterias, contou em reunião o “caso da onça” desautorizou toda e qualquer articulação em torno do seu nome para disputar o cargo de prefeito na sucessão de Amâncio Azevedo e promoveu a sua inscrição como candidato à deputação estadual. A coisa teve efeito de bomba das mais fortes e a verdade é que a cúpula medebista ainda não saiu do torpor que a decisão ocasionou, como era lógico que ocasionasse.
  • Com a irrevogável atitude do deputado Álvaro de Almeida, a atenção partidária está inteiramente voltada para os apelos em direção ao dr. Waldir Costa, no sentido de que o ilustre cirurgião, venha a aceitar a sua candidatura a prefeito. Reina no seio do MDB a confiança de que o "Bisturi de Ouro" atenda ao chamamento geral do partido.
  • No campo da deputação federal, o MDB sofre uma enorme perda com a desistência do atual deputado Edgar de Almeida, e bisar o mandato. Edgard está desiludido com certas manobras espúrias de elementos da cúpula estadual, tendo em carta ao partido, comunicado sua desistência de concorrer.

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Maria Weidauer (1º); Mário Carpenter Meyer (3); Alberto da Rosa Pinheiro, Luiz de Oliveira Rocha e Henrique Teixeira de Bleauclair (5); Maria do Carmo Nader, Regina Novelli (6).

 

Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.