Carnaval 74 vem quente: já está fervendo

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Edição de 9 e 10 de fevereiro de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Carnaval 74 vem quente: já está fervendo - O carnaval de Friburgo já está quente. Dois gritos de carnaval serão realizados. Um no Country Clube - que, por tudo o que vimos - será espetacular. Outro, no Clube dos 50, que tem como atração a Banda do Galeria, com 400 figurantes e aquela alegria de sempre. Mas, onde a coisa está fervendo mesmo é nas escolas de samba. Uma reportagem que fizemos sobre o Grêmio Recreativo Vilage, botou a escola de samba Saudade em pé de guerra. Com a Vilage apontada como favorita, a Saudade contesta, e diz “que samba não se decide na véspera, decide-se na hora”.

Vereadores do MDB concordam: tudo vai mal -  Os vereadores Geraldo Moura e Irineu Mineiro (ambos do MDB) afirmam que a administração do prefeito Amâncio Azevedo vai muito mal. Acusam-o de ter se transformado em “joguete” de assessores (“oitentinhas”). A Câmara tem sido palco de lavagem de roupa suja. 

Estrada Friburgo-Teresópolis: é rodovia federal - O ministro Andreazza decidiu que a estrada que liga Friburgo a Teresópolis passa a ser a BR 499,  do DNER. Obras serão aceleradas. Conservação e patrulhamento também federais. Mais detalhes deste furo de A Voz da Serra na próxima edição. 

População apela: água mineral - Água é coisa que continua a faltar em Friburgo. Tal é a falta que o consumo de águas minerais (usadas para banhos rápidos e pequenas limpezas) aumentou surpreendentemente nos bares da cidade, que não estão dando vasão e se encontram com estoques esgotados em face da grande procura. E o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) persiste num estranho silêncio, não vindo à público oficialmente para explicar os motivos de suas deficiências. 

Eliana Pittman vem aí - Aquela cantora “colored” muito simpática que se chama Eliana Pittman, vem mesmo e vai se apresentar em Friburgo (no Cine Marabá) no próximo dia 16, às 20h. Eliana que é uma das poucas cantoras brasileiras de categoria internacional, está sendo conversada para ser a nossa grande divulgadora dos festejos do sesquicentenário da colonização alemã, que se estenderão durante todo este ano de 1974. 

Briga do Vestibular de Odontologia começa - 400 candidatos iniciaram uma disputa calorosa pelas 60 vagas de nossa Faculdade de Odontologia. O número de candidatos cresceu inesperadamente e o fato é atribuído aos resultados dos vestibulares do Cesgranrio, procurando o vestibular de Odontologia aqueles que não foram felizes na Guanabara e em Niterói. A maior soma de pontos é o que vai decidir quem entra ou quem fica de fora da Faculdade de Odontologia neste primeiro semestre. 

Estado do Rio pensa no nacional: disputará em 75 - O governador Raymundo Padilha iniciou uma coleta de informações para a construção de um estádio de porte médio em uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, ou o fechamento do anel de arquibancadas do Estádio Caio Martins, em Niterói, a fim de permitir a inclusão de um clube fluminense no campeonato nacional de 1975.  

 

Pílulas

Os leitores nossos e dos demais órgãos de imprensa da cidade, de boa memória, devem lembrar perfeitamente do estardalhaço que foi dado ao Plano de Desenvolvimento Integrado do Município de Nova Friburgo, o PDINF, para aqueles que adoram siglas. Até o nosso preclaro Luzião, ficou ensorbebido (o crioulo é assim mesmo, não fica vaidoso, diz ele “ensoberbido”) com o tal plano, apresentado como redentor, uma verdadeira revolução em tudo que já foi feito em matéria de administração.

Não que acreditemos na eficácia dos realizadores daquele trabalho, técnicos que são do Serphau, órgão diretamente ligado ao Ministério do Interior, que presta relevantes serviços de assessoramento aos municípios do Brasil. É que não acreditamos nos nossos administradores, pois o Plano de Desenvolvimento Integrado é coisa de longo alcance, de uma profundidade enorme, e não dá frutos eleitoreiros imediatos, como é bem do feitio do atual governo. Em vez de planos, é bem melhor arranjar empreguinhos para afilhados, dar gratificação aos protegidos, etc, etc. e muitos etc. 

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Humberto El-Jaick, Maria José Jordão, Marinete Almeida, Suely Segal e Denise Dutra (11); Conceição Pinto e Zely Teixeira (12); Lair Ventura, Nadyr Schuabb e Gilse Coutinho (13); José Bassani, Hélia Dias, Maisy Leal, Jorge Abib, Rogério Assis e José Augusto Spinelli (14); Humberto Chaves e Fernando Augusto Ferreira (16); Plínio Sérgio Alonso e Adyr Vaia de Abreu (17).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.