Brilha um artista com escultura em madeira

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 09 de abril de 2022

Edição de 8 e 9 de abril de 1972
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • Brilha um artista friburguense: escultura em madeira - O nosso conterrâneo Ivo Jordão, vem brilhando na capital do nosso estado, a Guanabara e nos centros mais adiantados do país, com notáveis trabalhos de escultura em madeira originalíssimos e que vêm revolucionando os meios artísticos pela graça, beleza e perfeição. Foi vitoriosa a mostra na capital, assistida por multidões diárias. O ato inaugural foi prestigiadíssimo, o que aliás vem coroar o esforço de um artista que surge, inclusive para projeção internacional. Ivo Jordão deverá obter novos sucessos, já que o Clube Naval do Rio de Janeiro abrirá seus salões para exibir os trabalhos do artista friburguense. Também está anunciado que o Departamento de Difusão Cultural vai realizar em Friburgo uma grande exposição, com trabalhos de artistas locais, incluindo Ivo Jordão. 
  • Secretaria de Educação já distribuiu de graça 340 mil livros - A Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro enviou aos 14 municípios fluminenses incluídos no plano de ação concentrada, do Ministério do Interior, os 340.560 livros didáticos, destinados a estudantes carentes, segundo acordo firmado no ano passado e que será ampliado a todo o Estado em 1973. O acordo beneficiará os municípios de Rio Bonito, Petrópolis, Teresópolis, Valença, Miracema, Macaé, Vassouras, Cabo Frio, Nova Friburgo, Resende, Angra dos Reis, Três Rios, Magé e Itaperuna, com a distribuição gratuita de livros aos estudantes carentes, das escolas primárias estaduais e municipais. O investimento é de Cr$ 1.600.107,17 em verbas do MEC/INL, com a contraprestação do Governo do Estado, no valor de Cr$ 180.810,21.
  • Em Friburgo, o chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado - Visitou Friburgo o dr. Mário Gliosci, chefe do Gabinete Civil do governador do Estado do Rio, Raymundo Padilha. Em companhia do prefeito Feliciano Costa, o ilustre visitante percorreu as obras da prefeitura, em andamento, demonstrando a sua satisfação em constatar os melhoramentos, que darão à cidade, impulso progressista. 
  • Relato de Mário Gliosci - “Encontro uma Friburgo renovada, com um desenvolvimento acima do normal, cada vez mais encantadora, com seus logradouros e jardins muito bem cuidados, com um índice de obras públicas que surpreende e que demonstra o grau de atividade e de dedicação do seu governante.” 

Pílulas: 

  • Eleições indiretas para governadores de estado - por essa poucos esperavam. Acontece que, manda quem pode… Com o anúncio da medida, cujo projeto de lei já está no parlamento para aprovação dentro de 30 dias, muitas e muitas esperanças de desvenceram, muitos planos foram desfeitos, muitos movimentos foram paralisados de estalo e muitos castelos de sonhos ficaram derruídos… 
  • Tudo está a indicar que não será alterada a lei que determina sufrágio direto para a eleição dos prefeitos, embora em muitas partes do país aumente cada vez mais o número dos que preferem eleição direta, apenas para vereadores. A prevalecer a tese dos últimos, a vereança municipal ficará muitíssimo valorizada. No dizer do tão falado, manipulado e promovido DENER, o vereador passaria a ser um “luxo”. 
  • Já trabalhando sua candidatura como vice-prefeito na chapa principal do MDB o vereador Alencar Pires Barroso vem recebendo constante e valiosas adesões. Homem do povo, batalhador incansável pelos interesses da zona agrícola e suburbana, Alencar sem qualquer sombra de dúvida valoriza qualquer legenda.

E mais… 

  • Amaral Peixoto se considera libertado…
  • Comerciantes e moradores da Rua Farinha Filho agradecem ao prefeito o pronto atendimento… 
  • Há mais de um ano, funcionários da prefeitura aguardam o resultado de dois mandados de segurança… 

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Elias Caputo (8); Geraldo de Almeida Ventura e Elza Côrtes Cúrio (9); Ezídio da Silva Assis e Rejane Lafayette Bravo (10); César Guinle, Reny Dessanti e Tânia Lugon (11); Afrânio Veiga do Valle, Manoel Carneiro de Menezes, Yolanda Meneci de Souza e Jayme Segal (12); Laura Milheiros de Freitas, Luiza Motta e Jopimon Monteiro (13); Rogério Coelho Neto e Laercio Rangel Ventura (14).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.