Aumento das tarifas de transportes coletivos é problema

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 28 de agosto de 2021

Edição de 28 e 29 de agosto de 1971

Manchetes:

  • Tarifas de transportes coletivos: Estávamos rigorosamente certos quando defendíamos que a tarifação dos transportes coletivos é problema exclusivamente de aritmética. O órgão concedente precisa e deve ater-se, somente, no aspecto do que apresenta a realidade contábil da concessionária. Tanto a razão estava do nosso lado que, o Conselho Interministerial de Preços autorizou que a empresa Friburgo Auto Ônibus aumente a tarifa dos coletivos, o que não poderia deixar de acontecer, pois a tarifação que estava em vigor, datava de anos e a empresa tinha a  necessidade de aumentar os salários dos motoristas e cobradores e já suportou dois ou três aumentos na gasolina, óleo e das peças de reposição.
  • Prefeito Feliciano Costa apresenta plano para a Educação: Mais de dois bilhões de cruzeiros antigos deverão ser aplicados prioritariamente na construção e funcionamento de ginásios industriais e do Instituto Biomédico. Da era dos papéis entesourados, para a de oferecer possibilidades aos jovens de preparo técnico e científico, sem necessidade de mendigar bolsas de estudo como se isso fosse privilégio de camadas favorecidas pela sorte. 
  • Mensagem à Câmara: O prefeito apresentou á Cãmara um plano para investir  ações da Petrobras na educação'. O objetivo é utilizar recursos das ações na construção e funcionamento de um ginásio industrial em terreno da municipalidade. É, ainda, objetivo construir um conjunto de prédios para funcionamento do Instituto Biomédico, pois assim, complementaremos uma obra de real valor cultural.
  • Homenagem dos fiscais estaduais: Retribuindo as atenções recebidas, os fiscais estaduais de Friburgo homenagearão seus colegas de Itaperuna, com uma série de atrações, inclusive, festivo almoço e partida de futebol entre os quadros dos mesmos fiscais e dos mesmos municípios. O prefeito Feliciano Costa e o seu secretário Zanon Costa são os convidados de honra.
  • Aposentadoria dos servidores: O prefeito Feliciano Costa está ultimando os estudos relativos a majoração das aposentadorias dos inativos da municipalidade - que não foram beneficiados no último reajuste que atingiu a totalidade do quadro fixo - sendo certo que os que percebem menores proventos serão contemplados com percentual menor.
  • Transporte Coletivo - Ato da Câmara: Um ato da Câmara Municipal ''fulminou'' na resolução que permitia que uma firma qualquer pudesse, sem maiores responsabilidades, e sem oferecimento de garantias positivas de inoeidade e de funcionamento, realizar o transporte coletivo urbano em Friburgo. Para que constate um dos grandes absurdos do projeto desaprovado, basta que se atente para o fato de que a dita organização estava apenasmente sujeita a um capital de cinco mil cruzeiros, o que daria somente para a compra da buzina de um carro!

Pílulas:

  • Demonstrando o quanto vale e representa para o futuro de uma comunidade um governo com dimensões ajustadas ao momento em que vivemos, o prefeito Feliciano Costa ao Legislativo de nossa terra importantíssima mensagem, qual seja ao de pedido de autorização para caucionar ações da Petrobrás de propriedade da municipalidade, aplicando a totalidade dos recursos num arrojado plano educacional relacionado com o Ensino Técnico - Profissional - Superior.
  • Não se trata de brincadeirinhas não! Como os recursos ultrapassam a casa dos dois bilhões de cruzeiros antigos, o pensamento do Executivo foi completar a aquisição de uma grande e apropriada área em Conselheiro Paulino, edificando ali os primeiros edifícios da Cidade Universitária.
  • Dando mais uma demonstração de habilidade administrativa e sentido democrático ao seu governo, o prefeito Feliciano Costa reuniu a imprensa, autoridades, classes, vereadores, clubes comunitários e pessoas de responsabilidade na nossa coletividade para dar conhecimento do que vem fazendo e do que pretende fazer em termos de médio prazo.
  • E mais: CTB anuncia a instalação de mais mil telefones para Friburgo.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Jader Lugon Júnior, Marcelino José dos Santos, Miguel Henze e Albertino Moreira Costa (29); Victório Cariello, João Batista de Araújo Moreira e Júlio César (30); Américo Ventura Neto e Nelson Augusto Spinelli (31); Moysés Moraes, Berta Henze, Maria Morfisa e Marina (1º de setembro); Luiz Gonzaga Laginestra, Leila Lopes, Tânia, Mário Dutra de Castro e Denise Maria (2); Coracy Flores, Ivelise, Wilton Willemem Rosa e Renato (3).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.