Álvaro de Almeida quer mais universidades em Nova Friburgo

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 05 de junho de 2021

Edição de 05 e 06 de junho de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim.

Manchetes:

  • A criação de cinco faculdades para fixar a população é a meta principal: O ex-deputado Álvaro de Almeida declarou que vai lutar com todas as forças pela criação da Universidade de Nova Friburgo que deverá englobar cinco faculdades: Engenharia, Odontologia (já construída), Medicina, Ciências Sociais e Direito. Será essa a meta principal de sua campanha à sucessão do prefeito Feliciano Costa, da Arena. Para o ex-deputado Álvaro de Almeida é muito importante dar sequência aos ciclos educacionais para evitar a evasão humana. Disse que uma universidade em Nova Friburgo repercutiria em todo o Centro-Norte do Estado do Rio de Janeiro e serveria à causa do desenvolvimento.
  • O quê que há: A Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Friburgo que é composta na sua totalidade por vereadores arenistas, acaba de ''fulminar'' projeto oriundo do Executivo, que autorizava a complementação até 15 salários mínimos mensais, de vencimento de um funcionário requisitado de outros poderes ou autarquias.
  • Substituído o líder: Por motivos que não transpiraram até o momento, o líder da Arena e do prefeito, no Legislativo friburguense, vereador Sebastião Pacheco foi substituído por José Luiz da Silva, que exerce real liderança católica e é pessoa da maior confiança do dr. Feliciano Costa.
  • Country Clube em marcha: O fidalgo clube do Parque São Clemente está com sua diretoria enriquecida com dois nomes do mais alto gabarito social e administrativo; Jofre Chaloub, vice-presidente administrativo, e  Luiz Mastrângelo Neto, diretor artístico e cultural, ambos, figuras proeminentes na comunidade friburguense, que vão assim formar ao lado do presidente Walter Soares da Cunha e dos seus dirigentes assessores na caminhada de uma nova gestão que se antecipa plenamente vitoriosa.
  • Novidades no Legislativo: A bancada arenista no nosso Legislativo acha-se dividida, uns apoiando francamente o prefeito, outros o hostilizando, embora por tabela, já que escolheu como bode espiatório o secretário, que é seu filho e pessoa de sua total confiança o que é mais natural e lógico, já se verdade é que o dr. Feliciano Costa ainda não deu importância ao ''affaire'' da oposição descoberta ao seu homem forte.
  • Festividades cívico-militares: No dia 11 de junho, o Sanatório Naval de Nova Friburgo fará realizar importantes solenidades cívico-militares, na Praça Marcílio Dias, no  Paisandu, nas imediações do local em que está localizado o busto do imperial marinheiro. Ainda no mesmo dia, o diretor e a oficialidade do mesmo sanatório oferecerão coquetel e convidados especiais, em continuação aos festejos programados.

Pílulas:

  • Confirmada a aula inaugural da Faculdade de Odontologia de Friburgo no primeiro dia útil deste julho de 1971. O prefeito Feliciano Costa pessoalmente reiterou a notícia. Disse ainda o chefe do Executivo friburguense que ainda em seu governo serão instaladas mais duas faculdades - Engenharia e Medicina.
  • É conhecido o ponto de vista do Executivo municipal contrário ao ''Panamá da Câmara Municipal, que votou uma verba de Cr$ 1.100,00 para representação do seu presidente. Sabe-se que o prefeito Feliciano Costa não possibilitará os recursos necessários à despesa, recusando-se ao envio da verba. Além da providência, foram consultados os altos escalões da administração federal sobre a legalidade da resolução. O vereador Newton D'angelo, aguarda as respostas ao prefeito para então dar entrada em Juízo de Ação Popular, na qual é o primeiro subscritor.
  • O líder da Arena na Câmara Municipal votou contra o ''Panamá do milhão e cem, mas a sua atitude posterior nos dá impressão de que não quer qualquer confusão, já que, nem se quer comenta no assunto. Até o momento em que encerrávamos os trabalhos da presente edição, o caso da verba ilegalmente votada mais se parece com bolo quente ou seja, jogado de mão em mão, todos com muito receio de queimaduras. Neste ''vai da valsa'' estamos informados de que o presidente já recebeu o mês de abril, direitinho, integralmente, sem abertura de crédito e sem as demais formalidades inerentes ao problema.

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: jornalista João Saldanha e dr. Hugo Spinelli (6) ; Norberto Rocha (7); Luiz Vitório Ennes Cariello (8); Eduardo Antônio (9); Frederico Sichel (11); Geraldo Rangel Ventura, Antônio Roberto e Sérgio (12); Mary Silva, Guy Dutra da Costa, sua filha Simone e professora Maria June (14).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.