Água intranquiliza Friburgo

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 01 de abril de 2023

Edição de 31 de março e 1 de abril de 1973

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

 Manchetes

 Água intranquiliza Friburgo - Descarga elétrica em cima de transformador reduz capacidade à um terço. SAAE, em desespero, procura solução. Residências, hospitais, restaurantes, entram em crise.

Saúde e promoções: Como é que é? - Dr. Walter Araújo, titular da Secretaria de Saúde e Promoções Humanas está levando à sério o cargo. Contudo, gostaríamos de conhecer os motivos que determinaram a nomeação de mais alguns colegas seus para funções diversas na referida secretaria. Gostaríamos que o dr Walter informasse: nome dos médicos nomeados para exercerem função de direção; seus planos e programas na Secretaria de Saúde; números de médicos nomeados, função, compatibilidade, etc. 

Dr. Nelson Spitz: Tradição e ação - É de justiça destacar a figura do jovem advogado dr. Nelson Spitz, membro do tradicional tronco de colonização de Nova Friburgo, que após sua formação profissional, retornou às terras de sua origem e montou banca advocatícia que vem crescendo, dia a dia, na preferência popular. Uma das suas preocupações profissionais é defender os direitos de humildes servidores da prefeitura, demitidos por perseguição política, pela atual administração. 

Telefone: “Poquer” maldito - Cada dia pior os serviços telefônicos da CTB local. Fora as reclamações relativas à interurbanos que não realizam nunca, a necessidade de melhor atendimento de telefonistas, erros grosseiros nas contas (sempre à favor da CTB), ligações urbanas que nunca caem no número discado e, para piorar, reclamações sobre contas colocadas em estabelecimentos bancários. Esta nos parece ser um “poquer” maldito jogado pela companhia em seus usuarios.

Identidade colorida, uma bossa nova - Já estão sendo expedidas pela Secretaria de Segurança Pública as novas cédulas de identidade com vistoso colorido de acordo com a recomendação federal.A nossa delegacia de Polícia por intermédio do Instituto Pereira Faustino já começou a distribuição do documento que muito tem agradado.

 Gente & Coisas

 ●     O amigo Carlos Bini, ou o dr. Reginaldo Miranda (quem é que dirige o DID?) um ou outro, deve estar fazendo uma tremenda ginástica linguística para expressar os sonhos faraônicos do secretário; em um, apenas, boletim, se lê: Saneamento, a base; Comunicação, a mola; Abastecimento, a honra; Ensino, a obrigação; Friburgo, polo regional de um desenvolvimento; Urbanismo, a arte e Turismo, a necessidade. É “cascata” demais. É programa para a cidade de Nova York.

●     Tensas as relações entre o Brasil e a Argentina. O motivo é a hidrelétrica de Itaipu. É que nós temos a condição de construí-la e eles, “los porteños”, não. A verdade é que, futuramente, teremos algumas dores de cabeça diplomáticas. Afinal de contas, para distração interna, “los muchachos” procurarão tirar sua casquinha no Brasil. 

●     Contudo, não estamos preocupados. Se a coisa evoluir para um estado de beligerância, então nós temos um caminho à seguir: mandar para lá o nosso querido TG 218, sob o comando do Sargento Moura. É chegar lá e faturar.

●     Turismo em Friburgo é das coisas mais criticadas. E, realmente, procede às críticas. Não estamos aqui, absolutamente, "pichando" o querido tenente ou quem o antecedeu. Porque o problema é de base, de infraestrutura, de estrutura, de formação turística, se é que pretendemos fazer a “industria sem chaminé”.

●     Daí aconselhamos a quem quer que esteja interessado no assunto, bater um papo com o dr. Alfredo Motta, proprietário do Hotel Avenida e contumaz estudioso de turismo, homem culto, inteligente e viajado que é. O dr. Alfredo Motta - português por nascimento, brasileiro por coração, friburguense por livre escolha - é certamente o homem que mais estudou turismo na cidade.

E mais…

  • Tempo e Dimensão
  • Identidade colorida: Bossa Nova

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Maria Luiza Brandão (29); Lety Goulart Vidal (31); Dr. Ronaldo Duque Estrada, Brasília Moreira Bastos e Dr. Eugênio Leal Pinto (1º de abril); Luiz Pecci, José dos Santos Sobrinho, Senador Vasconcellos Torres, Eliana Baptista, Augusto Cláudio Ferreira e Kidiné Keller Dias (2); Elizabeth Ventura (3); Denise Coutinho, Jovita Pires Silveira e Ary Quaresma (4); Alma Maria Caputo Cariello, Dr. Cid Cardoso, Maria Faria Spinelli e Vitória Hepp (6); Sonia Cristina Gonçalves Vasconcellos, Alfredo Almeida Chaves e Sada Romélia Felga (7); Elias Caputo e Hebe El-Jaick (8).

(*) estagiária com supervisão de Henrique Amorim

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.