Agosto teve 19 acidentes de trânsito e dez atropelamentos

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 31 de agosto de 2024

Edição de 30 e 31 de agosto de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes

Agosto teve 19 acidentes de trânsito e dez atropelamentos - Nova Friburgo registrou neste agosto 19 acidentes e dez atropelamentos, demonstrando que a violência no trânsito fez aumentar em 10% o número de vítimas, em relação ao mês de julho e em 60% em relação a igual período do ano passado. No mês de agosto foram 19 os acidentes no tráfego, entre colisões, capotamentos e abalroamentos, fazendo 28 vítimas, atendidas nos postos de urgências dos hospitais, sendo que 11 delas precisaram de internação.

Chuva no molhado - Invocando a Lei da Imprensa, o sr. Ítalo Spinelli, diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto)), enviou carta a este jornal, contestando noticiário nosso, inserido em “Pílulas”, do dia 17 de agosto. A carta está publicada - não por imposição da Lei de Imprensa e sim para melhor esclarecimento do eleitor. A mensagem está também sendo examinada em nossa coluna “Pílulas”, e chega-se à conclusão, de que o diretor do SAAE, em vez de contestar, acaba por confirmar o fato por nós noticiado. A carta, conclui-se, choveu no molhado. 

Estranho, muito estranho - Segundo o boletim informativo da Prefeitura de Nova Friburgo, o prefeito, através de ofício encaminhado ao D.N.O.S (Departamento Nacional de Obras e Saneamento), “estranha e não compreende que a correspondência oficial dirigida à prefeitura, antes mesmo que a municipalidade sobre ela se pronunciasse, recebesse rápidas expansão, notadamente pela imprensa oposicionista”.  O prefeito Amâncio de Azevedo - como foi dito acima - “estranha e não compreende.” E lá se vai mais um ano e meio de governo municipal, com o prefeito Amâncio “estranhando e não compreendendo.”

Friburgo terá faculdade de hotelaria - A Mitra Diocesana de Friburgo confirmou a implantação em março de 1975 da primeira Faculdade de Hotelaria do Estado do Rio de Janeiro que vai fazer parte do conjunto de unidades de ensino superior que a Cândido Mendes trará no próximo ano. As outras faculdades são: Direito, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Economia. Segundo a mesma fonte, a faculdade vai funcionar provisoriamente na Vilage, sede da Mitra Diocesana. 

 

Pílulas

O vice-prefeito Ítalo Spinelli que acumula as funções de diretor de Serviço de Águas enviou-nos um ofício-resposta a uma afirmação nossa de que aquela autarquia estava querendo adquirir um carro para o seu diretor. Invoca o direito de resposta dizendo que a notícia é “destituída de qualquer fundamento” e, curiosamente, mais adiante, confirma a notícia. Quanto à Lei da Imprensa esclarecemos ao diretor do SAAE que ela obriga a publicação de resposta quando de divulgação de fato inverídico ou errôneo, o que não aconteceu, pois ele mesmo confirmou a notícia. 

No entanto, para maior esclarecimento dos nossos leitores, apenas, publicamos na seção “Carta dos Leitores” o ofício do SAAE. E dele deduz-se que: ou quem redigiu o ofício não absorveu as verdadeiras intenções do vice, ou então nós não estamos entendendo mais nada. Na resposta está afirmando que a Câmara aprovou a compra de um veículo (sic). Não foi justamente isso que noticiamos? 

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Luiz Gonzaga Laginestra, Angelina Queiroz Onofre, Leila Lopes, Vânio Reis, Andreas Wiedemann, Denise Maria de Oliveira, José Henrique de Mesquita, Tânia Segal e Mário Dutra de Castro (2); Hilton Willemen Rosa, Renato Pinheiro Bravo, Ivelise Braune e Coracy Flores (3); Epaminondas de Moraes, Danis Tendler, Hermínia Mendes Machado e Atílio Daniel (4); Ruth Laginestra Simões e Fernando Alves Penna (5); Salim Lopes, Arsênio Crescêncio e Wilson Vieitas (6); Valéria Abbud Jonas, Mário Corso Teixeira e Antonio Cláudio Falcão (7) e Leone Reis da Silva (8).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.