Ações da Petrobras: prefeito Feliciano Costa obtém vitória

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 04 de dezembro de 2021

Edição de 04 e 05 de dezembro de 1971
Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes:

  • Prestígio do prefeito Feliciano Costa: A vitória do prefeito de Friburgo no assunto alienação de ações da Petrobras, resultou numa flagrante derrota para o grupo da oposição sistemática que é coisa do passado e que não mais se compreende ou mesmo se admite nesses tempos. Que a nova lição possa servir de exemplo, pois a comunidade friburguense não perdoa tanta falta de senso político. 
  • Posição da bancada do MDB friburguense: Sacudindo o jugo de uma caolha diretriz, qual seja a de, com todas as bitolas, dificultar o Executivo, mesmo em se tratando de matéria do mais alto interesse da nossa coletividade, desvencilhou-se das amarras, redimiu-se completamente, mantendo assim as gloriosas tradições partidárias moldadas na razão, na lógica, no bom senso e sobretudo no amor e sinceridade para com as causas da comunidade. A aprovação do projeto que autoriza a alienação de ações da Petrobras, para com os recursos desenvolver amplo plano na seara do ensino superior e técnico profissional, possibilita uma nova imagem para os vereadores emedebistas, que souberam reagir na medida exata e na hora oportuna, contra o anti-Friburgo. 
  • Friburgo, cidade universitária: Que o presidente do MDB de Friburgo e este jornal estavam absolutamente certos e bem representavam o pensamento partidário quando às claras, decidida e decisivamente apoiaram o projeto do Executivo, relativamente a realizar “Friburgo, cidade universitária", a prova está na votação da bancada emedebista, na sessão do passado dia 30. A verdade é como era, uma só: Entramos no momentoso assunto, de peito descoberto, usando como sempre as armas da coerência e da limpeza de atitudes. Os interesses da comunidade deverão sempre sobrepor-se às picuinhas da politicagem.  
  • Com quem estava a razão? Desde que o prefeito Feliciano Costa anunciou a sua disposição de alienar ações da Petrobras para com os recursos implantar um arrojado plano educacional, especialmente nos círculos superior e técnico-profissional, aprovamos desde logo a medida, inclusive por que não é de agora que clamamos contra a ideia de entesourar papéis e valores nos cofres municipais, já que a nosso ver, poder público não é banco, nem financeira e muito menos deve viver ou alicerçar-se em juros ou coisas semelhantes. 
  • Mercado do Produtor: A convite do prefeito Feliciano Costa, o governador do Estado do Rio, Raymundo Padilha, visitará várias obras em andamento em Friburgo, inclusive a do “Mercado do Produtor”, realmente uma iniciativa das mais louváveis e do máximo interesse o perfeito abastecimento da nossa cidade. 

Pílulas

  • Finalmente o bom senso dominou os vereadores do MDB que se colocaram contrários ao projeto sobre alienação de ações da Petrobras… Com uma só guinada, foi sacudida a pseudo liderança do grupo do contra. Não houve milagre capaz de salvar, nem sequer as aparências… Palmas para os vereadores que “espantaram” a poeira da politiquice e de mãos dadas com o Executivo aprovaram a mais importante resolução dos últimos tempos, qual seja a de possibilitar a mocidade que quer frequentar cursos superiores e técnico-profissionais, fazê-lo sem deixar a sua terra, os seus lares e o sadio ambiente que aqui se respira… 
  • Os que voltaram atrás da esdrúxula atitude de oposição sistemática e burra em assunto tão relevante para a coletividade friburguense, deram um magnífico exemplo de que não estavam de todo anestesiados pelo vírus da política de campanário… A reação que se operou, deve e precisa servir de exemplo. Não se abusa para todo o sempre de uma situação… Toda ação gera uma reação e coitado dos que forem colhidos pela avalanche… 
  • Que a posição do ex-deputado Álvaro de Almeida e deste jornal estava certa, não pode restar a menor dúvida. Não somente pelo aspecto pessoal, mas também pelo político e comunitário. Tanto é verdade a primícia que, até mesmo os vereadores violentamente contrários à momentosa matéria, acabaram por aprová-la. Não existiu alternativas… Ser contra o assunto, era mais que suicídio… Estavam certinhos, perfeitinhos, partidariamente certissimos e comunitariamente absolutamente certos os que se bateram pela aprovação da mencionada lei. 
  • Nesta triste história de ser contra para evitar que o atual Executivo ganhasse terreno e se firmasse no conceito do povo, claro que quem tem “massa encefálica” não forma. Isto é próprio dos incapazes, dos fracassados e dos autênticos “gagás” da política partidária.   

E MAIS: 

  • Dr. Dermeval não será vice de ninguém
  • José Dantas dos Santos é nomeado diretor da Cia. Fluminense de Expansão

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Humberto Villa (4); Nisia Araújo de Souza, Denise Cariello, Selena Braune e Wilson Jardim (5); Anna Longo Meceni e Hernani de Carvalho (6); Overlandi Lourenço, Ernesto Bizzotto Filho e Olga Bonan (7); Zoé Marra Pinto e Karin Oscar Svhultz (10); Jefferson Lugon (11); Jacintha Sertã e Afonso Rotay (12); Thereza Gasparelli Banjar e Luiz Moreira (13); Amado Corrêa e Angeolina de Lourdes Fascetta (15); Jacéa Mayer e Albertino de Freitas Vasconcellos (17).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.