Uma bela história

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 17 de agosto de 2024

AFFM completa 40 anos de trabalho e amor ao futebol de mesa

Um quarentão com fôlego para muito mais. Afinal de contas, nesta longa e bela trajetória, renovar o amor pela modalidade tem sido o mantra. São quatro décadas passando pelas mais diversas transformações da humanidade, colocando para escanteio toda a tecnologia, os games e reforçando o quanto é fantástica a simplicidade de espalhar os botões sobre a mesa, colocar o dado, disco ou bolinha para rolar e, com a palheta, fazer acontecer a mágica do gol.

Dos mais experientes aos mais jovens, dezenas de friburguenses se descobriram apaixonados pela modalidade nos últimos 40 anos. E uma das principais responsáveis é a Associação Friburguense de Futebol de Mesa. Nesta segunda-feira, 19, a AFFM completa quatro décadas de existência, perpetuando a modalidade, colecionando títulos, glórias e, principalmente, amizades.

"A AFFM levou o futebol de mesa a clubes, praças e coretos, shopping, escolas e blocos de samba, colégios, lan houses, videolocadoras, calçadas e até na rua mesmo”, ressalta o presidente Fernando Cruz, em uma de suas entrevistas para A VOZ DA SERRA.

A associação surgiu através de alguns apaixonados pelo esporte, a exemplo de Fernando Caruso, Aladir Romão, Gustavo Valadares, Antônio Paulo Batista e Jairo Leão. Cruz, que foi um divisor de águas na história da instituição, foi apresentado à AFFM através de um exemplar de A VOZ DA SERRA, em 1989. Ainda no início, os jogos tinham lugar na casa de Antônio, na Rua Nossa Senhora de Fátima. Pouco tempo depois, Gustavo Valladares negociou com o sogro um espaço na Rua Sete de Setembro, no Centro, onde a associação permaneceu por uma década.

A perda da antiga sede trouxe consequências, e muitas foram positivas para a divulgação e disseminação da modalidade por todo o município. As mesas espalhadas pelos mais diversos cantos de Nova Friburgo — desde o barracão do bloco carnavalesco Bola Branca, Sesi, Sesc, até um espaço a céu aberto na Avenida Júlio Antônio Thurler, em Olaria — atraíam fãs. Uma espécie de corrente foi formada e a "novidade” se espalhou pelos mais variados cantos de Nova Friburgo.

A visita do ex-jogador e atual presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, ao espaço montado em um shopping ajudou a alavancar a divulgação do esporte – o estabelecimento permitiu a permanência no local por quase um ano, sem cobrar nada.

Mas a história da Associação Friburguense de Futebol de Mesa pode ser dividida em antes e depois da gestão de Fernando Cruz. O advogado vendeu dois carros, uma sala comercial e contraiu uma dívida considerável para ser quitada em cinco anos, e assim, conseguiu comprar a cobertura de um prédio situado na Rua Prefeito Eugênio Müller 222, no centro da cidade. “Há coisas na vida que, se não fizermos, nos arrependemos. O que nós vivemos aqui nesses anos e ainda vamos viver não tem preço”, relata.

A sala foi adaptada e reúne diversas mesas montadas para os jogos, além de boa parte da história construída durante três décadas. A participação é gratuita e desde 2010,  não é necessário efetuar qualquer tipo de cadastro (exceto quando o atleta é federado), tampouco ser habilidoso; basta estar disposto a participar desta modalidade esportiva que resiste ao tempo.

Outro ponto fundamental nesta história é a participação do empresário Rogério Faria, que através da amizade com Fernando, firmou parceria entre a Associação e a Stam Metalúrgica, em 2008. Este foi o combustível para possibilitar as viagens e o consequente sucesso da AFFM nas competições estaduais. Paralelo ao acordo, os botonistas receberam o apoio do Friburguense Atlético Clube, onde a instituição também possui uma sala.

Com tanta coisa boa para relatar e a paixão pelo futebol de mesa cada vez mais fortalecida, os talentos se multiplicam e os títulos são conquistados. Dentre os principais estão o Estadual de 2015, na modalidade 12 Toques, e o pentacampeonato Estadual Interclubes Modalidade Pastilha, nos anos de 2011, 2012, 2018, 2019 e 2023. Fora os prêmios individuais, etapas e participações e resultados em competições nacionais e internacionais. Com espaço, fôlego e capacidade para seguir sendo motivo de orgulho para Nova Friburgo.

  • Foto da galeria

    Chegada de Fernando Cruz à AFFM é um divisor de águas nesta história de 40 anos (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Sede na Rua Prefeito Eugênio Müller está ativa e recebe dezenas de botonistas semanalmente (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Título de 2015 foi um dos muitos momentos marcantes pa-ra a AFFM e para o esporte friburguense (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.