Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Tempo de recomeçar
Vinicius Gastin
Esportes
Retomada de exercícios e da dieta exige alguns cuidados
Passadas as férias, recessos e festas de final de ano - e, para muita gente, já iniciando a preparação para o Carnaval -, se faz necessário retomar a rotina. Seja ela no trabalho, estágio, vida pessoal, academias... As primeiras semanas de janeiro geralmente são marcados por um recomeço, mantendo os hábitos dos meses anteriores ou mesmo aproveitando o novo ano para implementar mudanças e agregar novos valores.
Contudo, até mesmo a retomada de uma vida mais saudável e equilibrada exige cuidados. O primeiro passo, obviamente, é a força de vontade para não adiar por muito tempo o retorno à rotina, ou mesmo iniciar o processo de escolhas diferentes em relação aos últimos anos.
“As relações, trabalho, rotina e até mesmo a rotina alimentar e a escolha pelo exercício físico podem mudar. E não há problema algum nisso, no fato de a pessoa querer rever erros e acertos. O importante é não cair naquele looping de ‘na semana que vem eu começo’. Quanto mais cedo se retomar a rotina mais saudável, mais fácil e menos doloroso será”, explica o Dr. Felipe Monnerat, nutricionista e profissional de educação física.
A dica é estabelecer metas, planejar e iniciar a execução de tudo o que foi pensado. Mas é exatamente neste momento que alguns cuidados se tornam essenciais, não só para um começo ou recomeço seguro, como também para tornar o processo perene.
“Por mais que existam a memória muscular e adaptações e aprendizagem motora, com duas ou três semanas de treino, existe a necessidade de uma readaptação para evitar as lesões e as chamadas dores tardias, fora as compensações de algumas doenças que devem ser tratadas antes de retomar”, alerta o profissional.
Sob o ponto de vista da dieta e da alimentação, os cuidados a serem tomados são menores, exceto para os portadores das doenças metabólicas e neurológicas. O conselho é retornar rapidamente à dieta ou procurar um nutricionista para alterar as estratégias, suplementos e horários da alimentação, em conformidade com os objetivos traçados por cada pessoa.
“É importante retomar, rapidamente, pelo menos a sua alimentação saudável. Durante pouco tempo exposto a dietas muito calóricas, como acontece no final do ano, o corpo não é capaz de absorver todas aquelas calorias, desde que a pessoa venha de uma dieta equilibrada, o chamado imprinting metabólico.”
A explicação anterior vai ao encontro dos muitos benefícios de se manter uma alimentação saudável. Quem se alimenta de forma correta durante o ano inteiro e sai da dieta por duas semanas pode até ganhar peso, mas será em decorrência do inchaço e retenção de líquido, e não apenas por conta do aumento da gordura corporal. Conforme aumenta o período de exposição, o corpo muda o padrão e pode passar a absorver e estocar mais calorias na forma de gordura.
“Além disso, essa é uma boa época para quem está em débito com o seu médico, sendo indicado fazer aquele tradicional check-up, para realizar exames de rastreio e evitar sustos no início do ano”, finaliza Monnerat.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário