Rumo a Alemanha

Vinicius Gastin

Esportes

terça-feira, 16 de abril de 2024

Julliana Ieker, de Nova Friburgo, jogará Mundial de Bolão com o Brasil

Uma das heranças dos povos formadores de Nova Friburgo, o Bolão não para de produzir talentos. Dentre eles está a atleta Julliana Ieker, da equipe do Nova Friburgo Country Clube. Bem rankeada, por conta dos ótimos desempenhos nas competições nacionais, a bolonista foi convocada pela Confederação Brasileira de Bolão, e vai compor a equipe que jogará o Campeonato Mundial de Bolão. A competição acontece em Herne, na Alemanha, em maio, entre dos dias 13 e 18.

“Os atletas convocados para o Mundial precisam estar nas primeiras posições do ranking nacional. Esse ranking computa os resultados dos campeonatos oficiais como Taça Brasil e Brasileiro de Bolão que acontecem pelo Brasil. A minha preparação está intensa, pois o preparo é físico, tático e mental. Treino todos os dias. Estou bem animada e otimista para o campeonato. A equipe é forte”, avalia, Julliana.

Com a experiência de já ter participado de todas as competições estaduais, nacionais e internacionais que pertencem ao calendário da CBB (Confederação Brasileira de Bolão), ela carrega consigo, além da honra e da responsabilidade por vestir a camisa da seleção, o histórico familiar no esporte.

“Meu pai praticava esse esporte na Sociedade Esportiva Friburguense. A família o acompanhava nos treinos e nos campeonatos. Meus primeiros arremessos foram nos anos 90. De lá para cá, a prática se tornou cada vez mais frequente. A família toda joga: meus pais, meus irmãos, meus cunhados e minhas cunhadas, meus sobrinhos, meu marido e minhas filhas”, revela.

Além de Julliana Ieker, a Seleção Nacional feminina terá as atletas Beatriz Sorrentino, Juliana Timm, Patrícia Helena Bade e Tais Evald. A equipe masculina será formada por Alex Martinho, João Kleinkauf, Lucas Nitsche, Marcio Bagátoli, Rogério Arkie e Tiago Hansen. Para conseguir disputar a competição, a atleta de Nova Friburgo está em busca de recursos, e para tanto, criou uma vaquinha virtual. As contribuições podem ser feitas em www.vakinha.com.br/4431323.

O Bolão

A modalidade é uma das mais populares e antigas, com origem no Egito. Foram encontradas peças deste esporte, que se assemelha ao esporte de hoje, mas em tamanho menor, 500 anos a.C. Os primeiros registros apontam para meados do século 3 d.C. A primeira vez que o bolão foi mencionado na Alemanha foi em 1157 na crônica da cidade de Rothenburg. No Brasil o esporte foi trazido pelos imigrantes alemães, e apresenta duas modalidades: Bolão 23, onde a bola tem 23 centímetros de diâmetro, e o Bolão 16, onde a bola apresenta 16 centímetros de diâmetro, podendo ser praticado por homens e mulheres.

O jogo consiste em derrubar o maior número de pinos rolando dez bolas em quatro canchas, na modalidade oficial de competições pela confederação. Ao arremessar (rolar a bola) o jogador deve encostar a bola na pista até o final da zona de arremesso, que é de seis metros, caso contrário a bola será considerada “queimada”.

Caso o pino caia após a luz de indicação que os armadores foram acionados, este não será considerado como derrubado. Em jogos oficiais o jogador tem no máximo quatro minutos para jogar as dez bolas em cada pista.

E é exatamente no talento para cumprir as regras e conquistar os resultados que o Nova Friburgo Country Clube se destaca. De 2007 para cá, a equipe feminina acumula conquistas como os títulos estaduais, participações importantes em edições de Taça Brasil de clubes, Mundial de Clubes, Campeonato Brasileiro de Clubes, dentre outros.

No ano passado, além do título estadual, as meninas alcançaram a sétima colocação no 17° Campeonato Brasileiro de Clubes, promovido no Clube Pinheiros, em São Paulo. Sem contar os resultados dos times masculinos e de base.

  • Foto da galeria

    Bolonista de Nova Friburgo acumula conquistas, participações destacadas pelo país e pontos que a credenciam a estar no Mundial (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Equipe brasileira que representará o país na Alemanha, com a presença de Julliana (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.