Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Processo iniciado
Vinicius Gastin
Esportes
CBF escolherá centros de treinamento para Copa Feminina; Nova Friburgo tentou em 2014
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) abriu processo para identificar centros de treinamento que possam receber as seleções participantes da Copa do Mundo Feminina, que será sediada, pelo Brasil, em 2027. O objetivo é reunir, ao menos, 50 opções em um catálogo virtual. Os locais escolhidos vão ser apresentados aos times pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Todas as cidades do território nacional podem participar do processo, desde que se encaixem no perfil exigido pela FIFA. Os requisitos mínimos são estruturas adequadas para treinamentos, hotéis de 4 ou 5 estrelas localizados próximos aos campos e distância máxima de 1 hora dos aeroportos, que devem comportar aeronaves com capacidade de transportar, no mínimo, 120 passageiros. As indicações recebidas passarão por análises técnicas e visitas de inspeção.
A escolha final da hospedagem vai ser feita pelas próprias seleções. De acordo com a CBF, os espaços devem ficar disponíveis para uso exclusivo dos times por aproximadamente 45 dias.
Nova Friburgo já pleiteou receber uma Seleção na Copa do Mundo de 2014, se candidatando para ser um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS). A Prefeitura chegou a participar do Seminário de CTS da Federação Internacional de Futebol (Fifa), sendo representada por Renato Satyro, então secretário municipal de Esportes e Lazer.
O evento, realizado em Vitória, no Espírito Santo, visou esclarecer aos candidatos os itens que seriam avaliados na escolha de um CT, sendo eles: aspectos técnicos, de segurança, turismo, negócios e acomodações das seleções de futebol. Uma equipe do Comitê Organizador da Copa chegou a visitar Nova Friburgo para avaliar as condições do complexo do Friburguense Atlético Clube, englobando o estádio Eduardo Guinle, academia e Ginásio Helena Deccache.
Os CTS foram utilizados para os treinos antes de a Copa começar, sendo realizada a aclimatação dos jogadores, isso nos 30 dias anteriores aos jogos. O local engloba campo, estádio e hotel, representados em Nova Friburgo pelo complexo esportivo do Friburguense e o Hotel Bucsky.
Apesar da boa avaliação, alguns fatores pesaram para que a cidade não fosse escolhida. Dentre eles, o fato de não possuir, ao menos, um aeroporto de pequeno porte e de não ter, na rede hoteleira, à época, um mesmo hotel com determinada quantidade de quartos disponíveis para abrigar uma delegação.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário