Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
No topo
Vinicius Gastin
Esportes
Técnica friburguense, Natane Vicente conquista Taça Unifoot Diamante Pró
Ela saiu de Nova Friburgo para brilhar no universo do futebol feminino. Inicialmente como jogadora e, há alguns anos, como treinadora, Natane Vicente acumula conquistas, boas histórias e títulos em sua carreira. O último deles foi conquistado na última semana, mais uma vez dirigindo a equipe do Projeto Karanba.
A Taça Unifoot Diamante Pró é uma competição de fomento ao futebol de mulheres, realizada no Rio de Janeiro. Na edição deste ano, contou com a participação de cinco equipes: Karanba, América, Búzios, Maricá e 7 de Abril. A equipe comandada por Natane teve a melhor campanha, com sete vitórias e um empate. Foram 22 pontos somados entre os 24 possíveis.
Os resultados credenciaram o Karanba a chegar à final, onde a equipe bateu o América, nos pênaltis, pelo placar de 5x4, levantando a taça de forma invicta. Essa foi a terceira vez que o Projeto chegou à final, após bater na trave nas outras duas oportunidades, perdendo para Flamengo e Botafogo.
“Na final, tivemos oportunidade de ganhar no tempo normal, mas é assim mesmo, e foi com emoção. Perdemos o primeiro pênalti, mas conseguimos nos recuperar com nossa goleira Karine pegando dois pênaltis. E assim nos consagramos campeãs. Um dos meus auxiliares é a Leda Maria, ex-jogadora da seleção brasileira, uma das pioneiras do futebol de mulheres”, conta Natane.
O Projeto Karanba é um instituto social norueguês, que atende 525 crianças e adolescentes, buscando a transformação social através do futebol. O Karanba ajuda jovens carentes, vindos de comunidades, a atingir desenvolvimento pessoal e educacional, oferecendo estrutura e os recursos necessários. O foco é a preparação para a vida adulta, através do aumento de esforços diários para a construção de pessoas íntegras para o futuro. Em 2022, a equipe esteve na Noruega para jogar o maior torneio juvenil do mundo, a Norway Cup, terminando na terceira colocação.
Já a friburguense Natane Vicente, em sua carreira como jogadora, acumula passagens por Bahia, Volta Redonda e Duque de Caxias, clube pelo qual disputou o Estadual e o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2017. Ela também disputou a Taça das Favelas, por equipes de diferentes comunidades. Formada em Educação Física, Natane atualmente é professora e treinadora no Projeto Karanba, no Rio de Janeiro.
Boa novidade
Programa Semear: Rio recebe núcleo esportivo para pessoas com deficiência
O Rio de Janeiro vai implementar o primeiro núcleo de atendimento do Programa Semear, criado pelo governo federal para democratizar o acesso ao esporte de pessoas com deficiência. Uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Instituto Benjamin Constant (IBC), com investimento anual de R$ 220 mil, vai permitir a criação do espaço para o programa. Ao todo, serão atendidos aproximadamente 60 crianças e jovens, de seis a 18 anos incompletos.
Os alunos terão acesso gratuito a profissionais especializados, uniformes, além de materiais e equipamentos esportivos e pedagógicos voltados para as modalidades de goalball, natação e judô. E 50% das vagas do programa serão destinadas a meninas e mulheres.
De acordo com o Ministério do Esporte, a prática esportiva do Semear vai ajudar a identificar novos talentos no paradesporto, além de apoiar o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência.
O Instituto Benjamin Constant, selecionado para o início das atividades, fica no bairro da Urca, na capital fluminense, e é referência nacional na educação e capacitação profissional de pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas, com oferta de atividades há 170 anos.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário