No topo

Vinicius Gastin

Esportes

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Nadadora expulsa dos Jogos Olímpicos brilha no Troféu José Finkel

Ela ficou famosa por se envolver em uma briga com a friburguense Jhennifer Conceição Alves. E reforçou essa “fama” ao ser expulsa da Vila Olímpica pelo CBDA e ratificada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) durante os Jogos Olímpicos de 2024. Mas não dá para negar o talento de Ana Carolina Vieira. A nadadora conquistou a medalha de ouro em três provas do Troféu José Finkel: foi a vencedora nos 50m peito e 100m peito; prata no 100m livre e nos 4x50m medley misto; e bronze nos 4x50m misto, 4x50m livre feminino e revezamento 4x100m livre feminino (nos últimos dias 13 a 16).

O Troféu José Finkel é uma das mais renomadas competições do país e é disputada por equipes em provas individuais e de revezamento. Também é conhecido como o Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno e/ou Campeonato Brasileiro Absoluto de Piscina Curta, apesar de esporadicamente ser disputado em piscina longa.

Ana Carolina foi enviada de volta ao Brasil, durante a disputa dos Jogos Olímpicos, por ter cometido "atos de disciplina". Os motivos citados foram: a nadadora ter ficado irritada com a decisão da retirada da nadadora Mafê Costa do revezamento 4x100m e discutido com membros da comissão técnica; e ter saído sem autorização da vila olímpica com o namorado, o também nadador, Gabriel Santos.

Em comum acordo para tomar a decisão, concordaram os membros da comissão técnica, a CBDA e o chefe da equipe de natação. Com isso, tanto Ana Carolina quanto seu namorado foram punidos. Ela não pôde continuar na delegação devido à briga, enquanto ele continuou em Paris, permanecendo com a advertência.

A brasileira ia participar de duas provas nas Olimpíadas de Paris: revezamento 4x100m livre e 4x100m medley misto. "Não estamos aqui brincando nem tirando férias. Estamos trabalhando pelo Brasil, pelos mais de 200 milhões de contribuintes que torcem pela gente", disse o chefe de natação, Gustavo Otsuka, em entrevista coletiva à época.

 

 

Segue na ponta

Na Bahia, equipe Honda Racing vence o Brasileiro de Enduro 2024

Os pilotos da Honda Racing ampliaram domínio no Brasileiro de Enduro 2024, no último fim de semana. Na primeira visita do campeonato à Bahia, no município de Castro Alves, pela quinta prova da temporada, a equipe venceu a categoria Elite (geral) e a E1, com Bruno Crivilin, e a E4, com Alexandre Valadares "Brankim", mantendo 100% de rendimento na competição.

Líder da E2, Vinícius Calafati foi ao pódio da classe em segundo lugar, enquanto Bárbara Neves confirmou o terceiro posto entre os pilotos da Intermediária. Crivilin manteve invencibilidade na temporada como o mais rápido na Elite (classificação geral das categorias profissionais) e na E1. O capixaba elogiou o nível técnico e a organização do evento em Castro Alves.

"Foi uma prova muito bem feita, com especiais técnicas e boas de andar. A chuva no domingo deu uma apimentada na disputa. Estou muito feliz com o resultado, eu me mantive invicto no campeonato. Agora vou descansar um pouco e pensar na próxima", destaca o dono de dez títulos nacionais.

Brankim também confirmou os 100% de aproveitamento na E4, exclusiva para motos nacionais, rumo ao tetracampeonato brasileiro. "A prova foi bastante técnica, a chuva deixou as especiais bastante difíceis de andar, mas deu tudo certo e consegui ampliar a vantagem no campeonato", resume o mineiro.

Calafati foi o melhor da E2 no último sábado, 17. Uma queda na primeira volta do domingo, 18, o forçou a diminuir o ritmo para concluir o dia, somando pontos importantes para manter a liderança da categoria e o segundo lugar na Elite. O paulista fechou a prova na segunda posição da E2. "Foram dois dias bem duros. Vinha mantendo um bom ritmo. Depois de cair pensei em completar pontuando bem para o campeonato, e foi o que fiz", disse.

Líder da categoria EF (Feminina), que não fez parte da programação, a goiana Bárbara Neves largou entre os pilotos da Intermediária, e não desperdiçou a oportunidade, ficando com o terceiro lugar. "Foi legal demais. Quando eu passava pelas especiais ouvia as pessoas gritando e me incentivando, isso também me motivou bastante", garantiu Bárbara.  

A penúltima prova do Brasileiro de Enduro 2024 está marcada para 20, 21 e 22 de setembro, em Balneário Camboriú-SC.

  • Foto da galeria

    De talento inegável, Ana coleciona conquistas no Troféu José Finkel (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    No Enduro, desafios aparecerem aos montes durante os circuitos das provas (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Próxima etapa do Brasileiro será realizada em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.