No belo cenário

Vinicius Gastin

Esportes

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Com cerca de 1.500 pessoas, XTERRA Brasil movimenta cidade de Paraty 

No último final de semana, a cidade de Paraty, município localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, recebeu a quinta etapa do XTERRA Brasil, maior festival off-road do mundo. A etapa reuniu cerca de 1.500 participantes no local que faz parte das cidades criativas da Unesco. A cidade ganhou o título de patrimônio mundial por suas belezas naturais, composta de praias, Mata Atlântica, relevo montanhoso, totalizando 85% de área preservada. O Centro Histórico de Paraty recebeu o XTERRA Village, em arena especial montada para os atletas retirarem seus kits e para os parceiros do evento expor suas marcas.

Em temperatura ambiente, a Praia do Pontal contou com as provas de Triathlon Swim, Triathon Bike, Triathlon Run 5k, E-Bike e Trail Run 5, 10 e 21k. Nas disputas da prova de Triathlon, o percurso de Paraty contou com as vitórias de velhos conhecidos. Na categoria masculina, com o tempo de 1h25m04s, o atleta Kaydson Rabello foi o campeão.

"Foi fantástico, com percurso excelente, muito do que a gente adora, muito trail. A sensação é mais que legal. Ao passar pela linha de chegada, eu comecei meu primeiro XTERRA em Paraty, então foi uma sensação diferente", comemorou o atleta.

Na categoria feminina, a vencedora foi Shubi Guimarães, atleta reconhecida no mundo dos esportes radicais. Com o tempo de 1h50m54s, a competidora falou sobre a voltar ao XTERRA, evento de qual participa desde seu início no Brasil.

A disputa do Trail Run 21k foi marcada por fortes emoções, com uma disputa emocionante e grandes competidores. Na categoria masculina, o grande vencedor foi o atleta Vander Barbosa, com o tempo de 1h36m38s. Natural de Paraty, Vander comemorou o feito e elogiou a organização da prova.

"O XTERRA sempre surpreende com as provas, cada vez muito melhor organizado. Desta vez, o trajeto de Paraty está de parabéns, é um percurso excelente para correr. Conto com o evento aqui na cidade no próximo ano. O XTERRA é uma das melhores provas de Trail no Brasil, já é a terceira prova que faço e pretendo fazer a quarta em Búzios. Quero ver o próximo concorrente quebrar o meu tempo", falou em tom de brincadeira.

No Trail 5k, Enzo Braz foi o grande vencedor com o tempo de 00h19m12s. Participando de sua quarta edição do XTERRA, o atleta exaltou a cidade e comemorou o feito: "É a terceira que participo do XTERRA, fiz uma vez na Ilha Grande e outras duas em Paraty. A experiência de competir 5k nessa cidade paradisíaca é incrível, o lugar é histórico. Estou muito feliz de estar aqui e ser o primeiro lugar", comemorou o atleta.

Entre as mulheres, com o tempo de 00h22m48s, a competidora Graciane Amorim garantiu a vitória e comentou sobre o apoio que recebeu de seu staff. “Minha primeira corrida do XTERRA com esse percurso maravilhoso, foi uma experiência sensacional. Gostaria de agradecer todo apoio que recebi do meu treinador e do meu esposo. Espero competir novamente aqui em Paraty", falou a vencedora.

  • Foto da galeria

    A competição movimentou a cidade de Paraty no último final de semana (Foto: Rodrigo Barreto/X3M)

  • Foto da galeria

    O evento reuniu dezenas de competidores no município turístico (Foto: Rodrigo Barreto/X3M)

  • Foto da galeria

    O presidente Lula teve encontro nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, com cerca de 35 atletas brasilei-ros, de diferentes modalidades esportivas, que participa-ram dos Jogos Olímpicos de Paris. Entre os atletas, esta-vam presentes a campeã olímpica Bia Souza, ouro no ju-dô, e outros medalhistas, como Caio Bonfim (prata na competição de marcha atlética do atletismo), Edival "Neti-nho" (bronze no taekwondo), Yasmin Ribeiro (prata no fu-tebol feminino), Augusto Aiko "Japinha" (bronze no skate park masculino) e Julia Soares (bronze por equipes na gi-nástica). Na França, o Brasil conquistou 20 medalhas em 11 modalidades, com três ouros, sete pratas e dez bron-zes, terminando a participação na 20ª posição no quadro geral de medalhas dos Jogos de 2024. Em discurso, Lula exaltou a participação da delegação brasileira, cuja grande maioria recebe apoio do governo federal por meio do pro-grama Bolsa Atleta, criado em 2010 e que recentemente foi reajustado em 10,86%. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.