Mudanças pontuais

Vinicius Gastin

Esportes

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Programa Bolsa Atleta municipal ficará “mais acessível”

O Programa Bolsa Atleta municipal sofrerá algumas alterações. De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o objetivo é permitir a simplificação de processos e a eliminação de barreiras burocráticas que atualmente dificultam o acesso dos atletas à iniciativa, buscando garantir maior agilidade e eficiência, promovendo um programa mais acessível e inclusivo. Um projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, e aprovado, em discussão única, por unanimidade.

“Só neste ano foram R$ 100 mil investidos em nossos atletas, e para 2025 já temos novidades. Além de quase dobrar o número de contemplados, o valor investido também será multiplicado, ultrapassando os R$ 200 mil. O valor por atleta também será ampliado em todas as categorias”, explica o prefeito Johnny Maycon.

De acordo com o texto analisado, o Bolsa Atleta atenderá às modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas constantes dos programas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com prioridade àquelas em que o município vem sendo representado em eventos oficiais regionais, nacionais e internacionais. O programa consiste em apoio financeiro a atletas, paratletas e atletas guia.

Após as modificações aprovadas, para pleitear a concessão do Bolsa Atleta e/ou do apoio financeiro excepcional, o interessado deve estar vinculado a alguma entidade de prática desportiva ou paradesportiva ou entidade da administração desportiva oficial da respectiva modalidade, constar do ranking, pódio ou classificação na sua modalidade esportiva em entidades; constar em registro de graduação, no caso de artes marciais, em entidades oficiais, comprovado mediante apresentação de certificado de graduação.

Além disso, é preciso ter participado de competições esportivas ou paradesportivas oficiais de nível regional, nacional ou internacional, no ano imediatamente anterior àquele em que tiver sido pleiteada a concessão do Bolsa Atleta e/ou do apoio financeiro excepcional.

Para concorrer, o atleta não pode ter recebido nenhum tipo de patrocínio de pessoas físicas e jurídicas suficientes a custear a prática esportiva, e deve manter-se em treinamento esportivo e participando de competições esportivas, apresentando atestado de frequência nos treinamentos e competições esportivas, emitido por treinador, equipe de treinamento, academia. É necessário ainda ser residente e domiciliado em Nova Friburgo.

São critérios de desempate para a concessão do Bolsa Atleta e/ou do apoio financeiro excepcional:- o nível de competição (internacional, nacional, regional);  a classificação, ranking ou pódio comprovados por entidade esportiva oficial; a graduação ou categoria comprovadas por entidade esportiva oficial, no caso das artes marciais e o atleta mais idoso.

Até esta sexta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Esportes recebe a prestação de contas dos atletas contemplados no edital de 2024. Já entre os dias 2 e 6 de dezembro, os interessados no benefício para 2025 deverão procurar a secretaria para abrir os processos.

  • Foto da galeria

    Bruno Baeta é um dos atletas de alto nível que são beneficiados pelo Bolsa Atleta em Nova Friburgo (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    Modificações, segundo o município, visam tornar o programa mais acessível e menos burocrático (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.