Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Menina prodígio
Vinicius Gastin
Esportes
Atleta friburguense de 11 anos no Brasileiro de Jiu-jitsu
Mais um grande talento de Nova Friburgo começa a despontar na cidade, já cruzando as divisas e partindo em busca de brilhar a nível nacional. Com apenas 11 anos de idade, Helena Barroso é faixa amarela, federada na Confederação Brasileira de Jiu-jitsu, e já acumula diversos títulos em sua breve – e já – vitoriosa trajetória. “Foi amor ao primeiro treino”, costuma brincar a jovem lutadora.
Friburguense de nascimento e de coração, a atleta de jiu-jitsu já conquistou o terceiro lugar no Rio Fall Kids 2024, a segunda colocação no Campeonato Hélio Gracie 2024 e foi campeã do Open Lumiar 2023, da 4ª edição da Copa Free Combat 2023 e do 1° Inter Colegial das Escolas de jiu-jitsu Nova Friburgo. Resultados que refletem o apoio da família e da comunidade.
Helena ingressou no projeto Jiu-Jitsu Para a Vida, do professor Juramidam Gracie, no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, há apenas um ano. A dedicação à rotina de treinos, a técnica e a aptidão para a prática da modalidade logo despertou a atenção do treinador, que a incentivou a federar-se na Confederação Brasileira de Jiu-jitsu e participar de competições de alto rendimento.
A partir de então, a jovem atleta tem disputado diversas competições, e no próximo dia 19, vai participar do XForce BJJ 7, em Macaé, em busca de seu primeiro cinturão. Contudo, 2024 ainda reserva, pelo menos, mais uma grande desafio para Helena Barroso: o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu – Kids. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de junho em Barueri-SP, reunindo atletas de todo o país. A competição é considerada uma das principais disputas para os competidores da modalidade.
A trajetória da atleta, o seu desenvolvimento e os desafios e competições podem ser acompanhados pelas redes sociais da própria Helena, do projeto que ela participa ou do mestre, pelos endereços: @helenabarroso_bjj, @projetojiujtsuparavida, @damgracie.
Frizão de olho
Carioca da Série A2 começa na próxima semana
A partir do próximo dia 18, a bola vai rolar para a disputa da Série A2 do Campeonato Carioca. E o Friburguense estár de olho na competição, de onde irão sair mais dois adversários da equipe na terceira divisão do futebol do Rio. Os dois piores da segundona, ao final das 11 rodadas da Taça Santos Dumont, estarão submetidas ao descenso.
A competição terá a participação de 12 clubes (América, Americano, Araruama, Artsul, Audax Rio, Cabofriense, Duque de Caxias, Maricá, Olaria, Petrópolis, Resende e Serrano), disputando um turno único no sistema “todos contra todos”. Os quatro melhores classificados avançam, e o primeiro colocado é considerado campeão da Taça Santos Dumont, enfrentando o quarto nas semifinais. Já o segundo e o terceiro disputam a outra vaga na decisão. Serão dois jogos (ida e volta), com os dois clubes de melhor campanha no turno tendo a vantagem de jogar por dois resultados agregados iguais.
A decisão também será em dois jogos (ida e volta), com a equipe melhor colocada no turno tendo o mando de campo da segunda partida. Somente o campeão jogará o Campeonato Carioca da Série A em 2025. A 1ª rodada da Série A2 Estadual prevê os duelos entre Audax Rio x Duque de Caxias; Serrano x Artsul; Araruama x Cabofriense; América (do senador, presidente e novamente jogador, Romário) x Petrópolis; Resende x Americano e Maricá x Olaria.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário