Levanta e sacode a poeira

Vinicius Gastin

Esportes

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Base, camisa e novos projetos: Frizão mantém confiança e busca se reerguer

        Em meio a todas as dificuldades que se apresentam neste ano, o Friburguense já tem um planejamento montado e trabalha para reerguer o futebol. A confiança no sucesso das novas propostas é grande, e o projeto passa pelas categorias de base, mais tempo de preparação para o plantel profissional e o envolvimento maior dos empresários de Nova Friburgo.

De contrato renovado, o gerente de futebol do clube, José Siqueira, o Siqueirinha, montou um calendário detalhado para aplicar as ideias na prática, e assim alcançar os objetivos. O principal deles: recolocar o Tricolor na segunda divisão do futebol do Rio.

        Algumas categorias já estão treinando, e os testes de campo para todas elas terão início logo após o Carnaval. Do Sub-10 ao Sub-14, as atividades irão acontecer no Eduardo Guinle (no final de fevereiro), captando talentos de toda a região. Além de serem avaliados pelo Friburguense, os jovens terão também a oportunidade de aproveitamento no Flamengo, em parceria que irá acontecer ao longo de 2024.

        Também após o Carnaval, muito provavelmente, a direção de futebol do Friburguense planeja lançar uma nova camisa, contando com o envolvimento de vários empresários do município. Apesar de ainda não ter maiores detalhes revelados, o projeto é visto como inovador pelos dirigentes, sendo capaz de criar um novo produto e aproximar empresas diversas do projeto desenvolvido pelo Tricolor da Serra.

        A cereja do bolo de todo esse processo é desenvolver um trabalho para retornar à Série A2 em 2025 (alcançando o acesso nesta temporada). Em 2023, o Frizão passou bem perto das semifinais, faltando apenas um gol para a classificação, mostrando que, acertando alguns detalhes, o sonho parece ser bastante possível. A competição acontece entre setembro e novembro, mas a ideia é iniciar o período de treinamentos no mês de maio.

        A direção de futebol do Friburguense avalia que, com mais tempo de preparação e a possibilidade de não utilizar apenas os garotos, a equipe poderá obter êxito nessa caminhada de retorno à segunda divisão do futebol estadual. Tudo isso está estruturado dentro da proposta e do maior envolvimento do empresariado local.

Como A VOZ DA SERRA noticiou no fim de semana, a direção de futebol do Tricolor da Serra trabalha com um calendário repleto de competições importantes para a temporada das divisões de base, inclusive a nível nacional. As competições do Campeonato Carioca Sub-15, 17 e 20 já são padrões da Federação de Futebol do Rio (Ferj),  provavelmente também jogando o Sub-11 e Sub-13. Há a projeção de disputar amistosos contra clubes de maior investimento e a possibilidade de participação em uma competição internacional.

O Frizão foi convidado para a edição deste ano da Braga Cup, em Portugal, na categoria Sub-15, no final do mês de junho. A primeira das grandes competições que o Friburguense irá participar é a Brasil Soccer Cup (BSC) 2024. O evento, que terá jogos em diversos municípios, acontece entre os dias 1º a 10 de março, com a inédita edição da categoria Sub-14. O campeonato do Sub-16 terá a terceira edição promovida em julho (nas duas primeiras, o Flamengo se sagrou campeão), e o Tricolor da Serra também tem presença confirmada. Além desses, também existe a possibilidade de disputar a Copa BH.

 

Calendário do Frizão em 2024

* Categorias Sub-11/13 (treinos após o Carnaval)

- Futsal e amistosos contra equipes grandes e Campeonato Metropolitano

 

* Categorias Sub 14/15 (treinos já iniciados)

- Brasil Soccer Cup (março)

- Copa Rio (março a junho)

- Campeonato Carioca (junho a novembro)

- Amistosos contra grandes para observação de atletas

 

* Categorias Sub-16/17 (treinos já iniciados)

- Brasil Soccer Cup (junho)

- Copa Rio (março a junho)

- Campeonato Carioca (junho a novembro)

- Amistosos contra grandes para observação de atletas

 

* Categoria Sub-20 (treinos após o Carnaval)

- Campeonato Carioca (maio a agosto)

- Copa Rio OPG (julho a novembro)

- Os destaques serão aproveitados no time profissional

 

* Categoria Profissional

- Início dos treinos em maio

- Campeonato Carioca Série B1 (setembro a novembro)

  • Foto da galeria

    Siqueira monta calendário, planeja ações e define acesso como meta principal do ano (foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Frizão passou perto em 2023: com mais tempo e reforços, expectativa é boa para a temporada (foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.