Começou bem

Vinicius Gastin

Esportes

segunda-feira, 11 de março de 2024

AFFM / Friburguense inicia Estadual de Futmesa colecionando medalhas

 

A AFFM / Friburguense se notabilizou, nesses últimos anos, pelas conquistas e excelentes resultados na modalidade 12 Toques do Futebol de Mesa. Nesta temporada, a equipe resgatou a tradição da Pastilha, e já na 1ª Etapa do Campeonato Estadual Individual Fefumerj 2024 colheu frutos. O evento, realizado na sede do futebol de mesa do Botafogo, no centro do Rio de Janeiro, terminou com os botonistas friburguenses colecionando medalhas importantes.

A etapa contou com participação de 37 atletas representando 12 clubes: Friburguense, Vasco, Duque de Caxias, Fluminense, Bangu, Olaria, Light, Flamengo, Botafogo, Grajaú, Humaitá e São Cristóvão. Este foi o maior número de competidores na Pastilha em muitos anos, comprovando o crescimento da regra no Rio de Janeiro. A competição foi realizada em luto pelo falecimento do atleta Adriano Moutinho, referência no mundo do futebol de mesa para gerações de botonistas do Rio de Janeiro e do Brasil, o qual teve importante história também na Pastilha ao longo de sua vida.

Os atletas foram divididos em cinco grupos de oito, classificando os três primeiros de cada grupo mais o melhor quarto colocado para a Série Ouro. Nas semifinais da Ouro, Cleciano (Vasco) venceu Campito (Friburguense) por 7 a 4, e o friburguense Marcus Vinícius (Vasco) empatou em 5 a 5 com Latino (Duque de Caxias), passando para a final por ter a vantagem do empate.

Na disputa de terceiro Lugar, Latino venceu Campito por 7 a 5 – o botonista tricolor ficou, desta forma, com a quatra posição geral. Na grande final vascaína, Cleciano garantiu o título com 100% de aproveitamento, ao vencer Marcus Vinícius pelo placar de 4 a 3.

Na Série Prata, a AFFM / Friburguense alcançou mais duas medalhas, através da terceira colocação, de Fábio Freitas, e o quarto lugar de Carlos André. O rubro-negro Sarti Neto foi o grande campeão da série, enquanto Breno Couto, da AA Light, ficou com o vice-campeonato. A próxima etapa do Campeonato Estadual Pastilha será promovida em Nova Friburgo, no dia 26 de maio, no Ginásio Helena Decache, sede do Friburguense.

 

NFFC no Dadinho

Em paralelo, oito duelos marcam primeira rodada do Campeonato Estadual de Equipes na modalidade Dadinho. O Nova Friburgo Futebol Clube (NFFC) representa o município nesta competição, e teve o primeiro desafio contra o Piedade, no único duelo fora da cidade do Rio de Janeiro, realizado em Nova Friburgo.

Em confronto marcado pelo equilíbrio, o botonista Kaká, com 100% de aproveitamento (sete vitórias em sete jogos) desequilibrou, e o Piedade levou a melhor nas três primeiras rodadas: 8 a 2. O Nova Friburgo ainda ensaiou uma reação. Venceu a quarta rodada, por 2 a 1 — destaque para Tiago, do Rubro-Verde da Serra, com 26 gols marcados em oito jogos — e buscou empates na quinta e sétima rodadas. Contudo, o Piedade soube administrar a vantagem na soma parcial para fechar o duelo em 18 a 8.

O Nova Friburgo atuou com Anderson (1 ponto em 5 jogos), Fabrício (4 jogos), Kojala (2 pontos em 8 jogos), Tiago (4 pontos em 8 jogos) e Wesley (1 ponto em 6 jogos). 

  • Foto da galeria

    O Friburguense foi representado por alguns dos seus principais botonistas na competição (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Quarta colocação de Campito foi bastante celebrada: bom início da equipe de Nova Friburgo (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Na Série Prata, o Tricolor da Serra somou mais duas importantes medalhas (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Anfitrião no Dadinho, Nova Friburgo recebeu a equipe do Piedade em estreia no Estadual (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.