Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Chance de ouro
Vinicius Gastin
Esportes
Futsal do Friburguense promove testes em busca de novos talentos
Em busca de novos talentos nas quadras, que poderão, inclusive, migrar para os gramados, o Friburguense promove dois sábados de testes. O primeiro deles é neste, 20, e o segundo, no dia 3 de fevereiro. As atividades acontecem no ginásio Helena Decacche, onde também são realizados os treinamentos regulares das equipes.
São montados elencos em quatro categorias, e a divisão dos horários de observações será feita exatamente desta forma. Às 8h terão início os testes para a categoria Sub-13 (jovens nascidos em 2011 e 2012). Na sequência, às 9h30, é vez do Sub-9, contemplando nascidos em 2015 e 2016. Os talentos do Sub-11 – nascidos em 2013 e 2014 – serão avaliados às 11h. Os atletas das demais categorias também terão oportunidades, mas em outro momento, a ser definido e divulgado pelo Tricolor da Serra.
A integração entre o futebol de salão e de campo é histórica. A partir das quadras, diversos grandes jogadores já surgiram para brilhar nos gramados ao redor do mundo. A possibilidade de desenvolver habilidades com a bola, com o espaço curto, e levá-las para a sequência da carreira é vista pelos clubes como uma etapa importante do processo. No Friburguense, o grande diferencial é a integração ao trabalho de futebol de campo.
A direção do Tricolor da Serra espera receber atletas de todas as cidades da região, por conta da grande visibilidade do clube e também pelo trabalho conjunto realizado com as demais categorias de base. O projeto das equipes de futsal foi iniciado em 2018, mas teve que ser interrompido por conta da pandemia, retornando em 2021. O trabalho foi intensificado durante os anos de 2022 e 2023.
A ideia da direção tricolor é também contribuir para incentivar o crescimento e a evolução do futsal em toda região, além de formar atletas ainda mais completos com o trabalho a médio prazo. Com a prematuridade das crianças até dez anos de idade, existe uma limitação do trabalho em campo de futebol, como o do estádio Eduardo Guinle, por exemplo. O mais indicado é o início nas quadras, até mesmo para o desenvolvimento de alguns fundamentos básicos como chute, passe e raciocínio rápido.
Para desenvolver o trabalho no futsal, o Friburguense conta com a experiência do seu coordenador. Sávio Badini possui uma carreira de cerca de 20 anos como técnico de futebol de salão. O profissional trabalhou em diversos clubes do país, como o Vasco da Gama, e participou de conquistas importantes no clube cruzmaltino.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário