Caminho do acesso

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 24 de agosto de 2024

Série B1 tem tabela definida: Frizão estreia em casa

        Menos adversários, porém com todos com o mesmo sonho: conquistar o acesso para a segunda divisão do futebol carioca. O Friburguense conheceu o seu caminho na Série B1 do Campeonato Carioca de 2024, após reunião do Conselho Arbitral com presidentes e representantes da competição. O encontro foi realizado na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), quando foram definidos os regulamentos e a tabela da competição.

O Tricolor da Serra estreia em casa, contra o Pérolas Negras, no dia 21 de setembro (um sábado), e fecha a fase de classificação contra o Nova Cidade, fora de casa, em 16 de novembro. Serão quatro partidas no estádio Eduardo Guinle e outras quatro atuando como visitante, com direito a uma rodada de folga.

        Ao contrário da expectativa inicial, na edição deste ano serão apenas nove clubes que vão disputar o campeonato. O formato será o mesmo das outras competições de divisões da Ferj, com todos os clubes se enfrentando em turno único (Taça Corcovado). As quatro melhores equipes se classificam para as semifinais, em jogos de ida e volta. Os dois que avançarem se enfrentam na decisão, também em jogos de ida e volta. Os dois times finalistas conquistam o acesso para a Série A2, em 2025, com o último colocado da Taça Corcovado sendo rebaixado para a Série B2.

        Na teoria, eram para ser 12 clubes, mas apenas nove vão participar do torneio: Friburguense, Artsul, Belford Roxo, Nova Cidade, Paduano, Pérolas Negras, São Cristóvão, São Gonçalo e Serrano. Os outros três que iriam disputar o campeonato seriam Barra da Tijuca, Goytacaz e Macaé. Porém, as dificuldades financeiras e administrativas impediram a participação.

        O Barra e o Goytacaz já haviam pedido licença da competição há alguns meses, e pouco antes da reunião arbitral, foi a vez do Macaé. Estes clubes foram rebaixados automaticamente para a Série B2 do ano que vem.

        Mesmo com a participação na Copa Rio, a disputa da Série B1 é o principal objetivo do Tricolor da Serra na temporada. Quanto a montagem do elenco, o Frizão já tem feito uma série de contatos com equipes que disputam a Série A2 atualmente, alinhando algumas possibilidades de reforços para se juntarem aos garotos.

        Porém, a grande aposta é na manutenção de boa parte do elenco de 2023. O centroavante Victor Hugo, que estava se destacando e se lesionou gravemente no ano passado, já treina no clube, assim como Johnny, recuperado de uma cirurgia no joelho. O goleiro Júlio César, o volante Ronaldo e os zagueiros Maurício e Magrão, Pedro e os garotos Ryan, Barrozo e Igor também devem compor o plantel.

 

Tabela do Friburguense

21/set - Sáb – 15h - Friburguense x Pérolas Negras, Eduardo Guinle

28/set - Sáb - 15h - Paduano x Friburguense, Antônio de Medeiros

05/out - Sáb - 15h - Friburguense x Serrano, Eduardo Guinle

12/out - Sáb - 15h - São Cristóvão x Friburguense, Ronaldo Nazário

26/out - Sáb - 15h - Friburguense x Artsul, Eduardo Guinle

02/nov - Sáb - 15h - Belford Roxo x Friburguense, Nélio Gomes

09/nov - Sáb - 15h - Friburguense x São Gonçalo, Eduardo Guinle

16/nov - Sáb - 15h - Nova Cidade x Friburguense, Joaquim Flores

Foto da galeria
Frizão conhece caminho rumo à segunda divisão do fute-bol carioca (Foto: Wandré Silva/AFC)
Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.