Bronze de valor

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 26 de outubro de 2024

AFFM / Friburguense é terceiro lugar no Estadual Interclubes de Futmesa (da Regra 12 Toques)

Mais um resultado para colocar na recheada galeria de conquistas. A AFFM / Friburguense foi a terceira colocada da Taça Rio, competição equivalente ao 2º Turno do Campeonato Estadual Interclubes da Regra 12 Toques. O torneio foi realizado na sede do Botafogo Futmesa, no último final de semana, e consagrou o Vasco da Gama como campeão pela terceira vez.

O tricampeonato cruzmaltino, com as participações dos ex-Frizão Marcus Vinicius e Rhaniery, foi alcançado com quatro vitórias e uma derrota. Como já havia vencido também a Taça Guanabara, em junho, o Vasco faturou o Estadual de forma direta. A segunda colocação ficou com o Fluminense. Além do terceiro lugar do Tricolor da Serra, a classificação final teve o América em quarto, Flamengo em quinto e União como sexto colocado.

Com mais essa conquista, o Vasco da Gama se isola como o maior vencedor da competição. Conquistou onze vezes o título, sendo o primeiro em 2003. O América possui seis títulos, e o Friburguense foi bicampeão em 2015-2016. A extinta equipe do Ginástico Desportivo, do Rio Comprido, foi bicampeã em 2012-13. Já Fluminense, Flamengo e União Futmesa buscam ainda seu primeiro título.

 

O jogo de Equipe

De acordo com o regulamento do Futmesa, cada equipe atua com quatro jogadores, que se enfrentam em quatro rodadas. A vitória em cada mesa vale três pontos e o empate, um. No final, a equipe que somar mais pontos vence o confronto.

O próximo desafio será o Campeonato Brasileiro Interclubes, entre os dias 15 e 17 de novembro, na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Além do campeão, Vasco, Friburguense, Fluminense e América representarão o Rio de Janeiro na competição.

 

Categoria Retrô

Além da Regra 12 Toques, outra competição recente movimentou o futebol de mesa estadual. Na sede da Fefumerj, no Grajaú TC, foi promovida da primeira edição do Torneio Retrô de Equipes. Um marco para a categoria vinculada à regra Dadinho. Ao todo, 11 equipes (7 clubes e 4 ligas) reuniram mais de 60 jogadores, entre titulares e reservas, durante mais de quatro horas de campeonato. Foram 220 partidas espalhadas em 20 mesas pequenas.

A uma rodada do final, três equipes disputavam o título. Flamengo, líder, América e a ABR, terceira colocada, tinham chances matemáticas de faturar o caneco. Melhor para o já líder Flamengo, que derrotou a LAB por 4 a 0 e terminou a competição com 24 pontos. Ao mesmo tempo aconteceu jogo entre América e ABR, confronto direto no qual o vencedor ainda poderia ficar com a taça, caso o Flamengo perdesse seu jogo. O empate em 2 a 2 beneficiou o clube rubro, que terminou com 21 pontos, contra 19 da Associação de Botão do Redondo.

Além do quarto lugar da LAB, compuseram a classificação final LIB (5°), Grajaú Tênis (6°), Humaitá (7°), Botafogo (8°), Fluminense (9°), Light (10°) e a Liga CZR (11°). A categoria Retrô ainda terá a final individual com os 16 melhores do ranking 2024, a ser disputada no dia 17 de novembro, na Loja Botão FC.

  • Foto da galeria

    AFFM / Friburguense encerra o Estadual de Futmesa 12 Toques com a terceira colocação (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

  • Foto da galeria

    Tricampeonato do Vasco contou com a participação de botonistas friburguenses (Foto: Divulgação Vinícius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.