Bikes na pista

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 25 de maio de 2024

GP das Montanhas movimenta o ciclismo friburguense neste domingo

        Uma tradicional e importante prova do ciclismo de Nova Friburgo é realizada neste domingo, 26. O GP das Montanhas, evento de estrada (escalada), é promovido pela Montanha Sport, em parceria com a concessionária Rota 116, que administra a rodovia RJ-116, prometendo reunir dezenas de atletas para percorrer alguns quilômetros, entre Cachoeiras de Macacu e Theodoro de Oliveira, em Nova Friburgo. A prova é válida para o ranking estadual.

        A largada está prevista para às 9h30, em Cachoeiras de Macacu, na Vila Olímpica, em frente ao fórum do município, próximo ao pórtico da cidade. A chegada acontece na altura do quilômetro 65, em Nova Friburgo. Todos os que completam a prova recebem medalhas, e os cinco primeiros colocados são condecorados com troféus de participação. A distância total supera 21 quilômetros, com duração máxima de três horas.

        Todo o trajeto da competição será balizado com batedores, carros oficiais da organização e cones demarcando uma pista exclusiva. O ciclista que passar por fora do cone de demarcação da pista exclusiva, será automaticamente desclassificado da competição. A classificação da competição será obtida pela ordem de chegada dos competidores em suas respectivas categorias. Os resultados finais serão divulgados para todas às 12h30.

        A concessionária Rota 116 colocou em todos os seus painéis de mensagens variáveis informes sobre a prova e panfletos estão sendo distribuídos nas praças de pedágio alertando os motoristas sobre a prova, onde também há dicas de como veículos motorizados e bicicletas devem circular pela rodovia evitando acidentes. Nos 26 quilômetros da prova, entre os quilômetros 39 ao 65 a terceira faixa de rolamento estará sendo usada exclusivamente para os ciclistas.

        “Além da prova em si, os ciclistas estarão percorrendo uma das mais bonitas paisagens do estado do Rio, que é o Parque da Serra dos Três Picos, no qual a RJ 116 é parte integrante. Mais uma vez estamos dando todo o apoio aos organizadores para que seja uma competição com total segurança e sem incidentes”, afirma Edyano Bittencourt, superintendente da concessionária.

       Já o Montanha Cup, geralmente responsável por abrir o calendário do ciclismo municipal, será no dia 25 de agosto. A edição do ano passado teve concentração na Avenida Alberto Braune, em frente à prefeitura. Foram centenas de participantes, distribuídos em diversas categorias, contemplando participantes dos 15 aos 67 anos.  Os atletas de alto nível geralmente concluem a prova em no máximo duas horas e 30 minutos, enquanto os amadores podem demorar até seis horas na pista para completar o percurso.

       Entre os homens, na categoria principal, a vitória foi do experiente Izaías de Oliveira Teixeira, da equipe Elite Bike Show. Entre as mulheres, no geral, a vitória foi de Renata Magalhães Dias, da equipe DU Bike Team, completando a prova em 02:52:38. Os vencedores das demais categorias também foram premiados.

       Idealizado por Orlando Miele Júnior, o Montanha Cup conseguiu reunir 150 atletas na primeira edição, algo inédito no estado. O sucesso motivou a realização de mais edições no mesmo ano, e em 2017, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também contaram com a prova.

  • Foto da galeria

    GP das Montanhas vai movimentar o calendário do ciclismo municipal (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Tradicional prova, o Montanha Cup de 2024 será realizado no mês de agosto (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.