Bem cotados

Vinicius Gastin

Esportes

terça-feira, 03 de setembro de 2024

Friburguense emplaca dois botonistas em etapa do Estadual Individual de Futmesa

Já caminhando para a reta final da temporada de 2024, os botonistas da AFFM / Friburguense continuam se destacando nas competições estaduais de futebol de mesa. Dois deles subiram ao pódio durante a 6ª etapa do Campeonato Estadual Individual (Copa Maracanã), categoria adulto, regra 12 toques, no último dia 25 de agosto, na sede do Botafogo Futmesa, no Rio de Janeiro. O atleta João Victor, do União, se sagrou campeão da etapa.

Mesmo com a vantagem do empate, João Victor venceu Marcos Antunes (Fluminense) na final por 7 a 5. No duelo de Nova Friburgo pela medalha de bronze, Hiago levou a melhor sobre Pirica, que terminou com a quarta posição.

Já na série prata, Igor Quintaes (Vasco) venceu Moacir (América) na final por 7 a 4 e ficou com o título. Na disputa pelo terceiro lugar, Evandro Gomes (Vasco) superou Lucas Boa Morte (União), que completou o pódio.

Faltam mais dois eventos pra finalizar o Campeonato Estadual 2024. O próximo é a Copa Fefumerj, que acontece nos próximos dias 28 e 29. Após esta competição, os 12 melhores jogadores disputarão a série principal da Taça Cidade Maravilhosa para fechar o calendário individual da regra 12 toques. Os demais atletas também serão divididos nas demais séries de 12 jogadores.

 

Representantes

Rio de Janeiro leva 22 atletas aos Jogos Paralímpicos com apoio do Bolsa Atleta

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 estão acontecendo e os atletas do Rio de Janeiro estão na França na busca por medalhas. A competição, que vai até o próximo domingo, 8, reúne 22 atletas fluminenses em diversas modalidades, como atletismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis de mesa, e voleibol sentado, tanto feminino quanto masculino.

O programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, também estará representado, já que todos os convocados do estado para a competição fazem parte deste programa de incentivo, administrado pelo Ministério do Esporte. Dos 22 atletas, 16 pertencem à categoria Bolsa Atleta Pódio, a mais alta do programa. O Rio de Janeiro também conta com quatro atletas-guia e um timoneiro, que também são bolsistas.

Esta edição das Paralimpíadas contará com o maior número de atletas brasileiros em competições internacionais: 280 no total, dos quais 274 fazem parte do programa Bolsa Atleta, representando 97,86% dos convocados. Entre os bolsistas, mais de 63% são beneficiados com a categoria mais alta do programa, a Bolsa Atleta Pódio. Apenas em  2023, o valor investido nos atletas das modalidades paralímpicas, referente aos editais de dezembro de 2022 (Bolsa Pódio) e janeiro de 2023 (Bolsa Atleta), foi superior a R$ 57 milhões.

O atletismo concentra a maioria dos atletas cariocas, com nove representantes, incluindo o atual recordista das américas no arremesso de peso, Emanoel Victor Souza de Oliveira, de São Gonçalo. Emanoel descobriu o esporte paralímpico em 2007, ao assistir aos Jogos Parapan-Americanos no Rio. Ele começou no futebol de cegos, modalidade em que permaneceu até 2015, quando migrou para o atletismo.

Da mesma modalidade, destaca-se Wallace Antônio de Oliveira Santos, atual campeão olímpico no arremesso de peso, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

A natação conta com quatro atletas do estado, com destaque para Douglas Rocha Matera, que nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023 conquistou seis medalhas de ouro em provas individuais (50m livre, 100m costas, 100m borboleta, 100m livre, 200m medley e 400m livre), além de subir ao pódio com a equipe de revezamento. A equipe de natação do Rio ainda conta com os atletas Mariana Gesteira Ribeiro, Lídia Vieira da Cruz e Daniel Xavier Mendes.

  • Foto da galeria

    Hiago e Pirica colocaram o Friburguense no pódio de mais uma etapa do Estadual (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Série Prata teve vitória do Vasco, que também conseguiu emplacar uma terceira colocação (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.