Ajuda bem-vinda

Vinicius Gastin

Esportes

terça-feira, 11 de junho de 2024

Bolsa Atleta tem recorde com mais de oito mil contemplados

O Bolsa Atleta atingiu um patamar inédito: a lista de contemplados, publicada no Diário Oficial da União, é a maior da história, com 8.716 atletas. O investimento federal para 2024 é de R$ 148,9 milhões. O ministro do Esporte, André Fufuca, destaca que os atletas receberão o apoio financeiro essencial para treinar, adquirir equipamentos e custear viagens.

Entre os contemplados, 71% competem em modalidades olímpicas e 25% em modalidades paralímpicas. Neste ano, o Bolsa Atleta também passou a beneficiar representantes do programa surdolímpico.

Outra novidade da lista de 2024 é a inclusão de atletas-guia. Em modalidades do esporte paralímpico, como atletismo e bocha, os guias são fundamentais para auxiliar atletas com deficiência visual ou comprometimento severo dos movimentos.

São Paulo é o estado com o maior número de representantes. No recorte por modalidade, o atletismo detém o maior número de contemplados. Já na divisão por sexo, os homens são maioria, com mais de 55%.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, 19 das 21 medalhas do Brasil foram conquistadas por beneficiários do Bolsa Atleta. Nas Paralimpíadas, os bolsistas representaram 68 dos 72 pódios conquistados.

 

Bola rolando

Fim de semana teve rodadas da Série C e da A2

O Friburguense inicia a sua temporada no próximo mês, tendo como primeiro desafio a Copa Rio, mas a bola já está rolando pelos gramados do Estado do Rio de Janeiro. Neste fim de semana, quatro jogos que abriram a 5ª rodada da Série C. Destaque para a goleada do Uni Souza sobre o União Central por 4 a 0, em Moça Bonita, que manteve o time da Zona Oeste no G4, com dez pontos, na terceira posição.

Outro que entrou no G4 foi o Campos (dez pontos, no 4º lugar), que bateu o CAAC Brasil por 3 a 0, no Ferreirão, em Cardoso Moreira. Já o E.C. Resende colou no G4 ao derrotar o Riostrense por 2 a 1, no Marrentão, em Xerém, distrito de Duque de Caxias. O time do Sul Fluminense também tem dez pontos, mas tem saldo inferior, ficando na 5ª colocação. Completando a rodada de domingo, o Santa Cruz venceu o Paraty por 1 a 0, no Joaquim Flores, em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Pela Série A2 – de onde sairá um adversário do Friburguense na B1 -, o Olaria conquistou seu primeiro triunfo na Taça Santos Dumont ao bater o Americano, por 2 a 1, no Ferreirão, em Cardoso Moreira, pela quarta rodada da Série A2 Carioca. Com os primeiros três pontos na competição, o time da Rua Bariri subiu para para a nona posição, deixando a lanterna para o Cano, que tem somente dois pontos ganhos.

Duque de Caxias e Araruama ficaram no 0 a 0, no Marrentão. Com o resultado, o Tricolor Caxiense manteve a vice-liderança da Taça Santos Dumont, com oito pontos, enquanto a Arara ocupa a sexta posição, com cinco pontos. Em partida eletrizante e recheada de gols, Serrano e América (rival do Frizão na Copa Rio) empataram em 2 a 2, no Atílio Marotti, em Petrópolis. Com o resultado, o rubro perdeu os 100% de aproveitamento, mas manteve a liderança da Taça Santos Dumont, com dez pontos, enquanto o time da Cidade Imperial segue no Z2, com apenas dois pontos e ainda sem vencer na competição.

Ainda pela quarta rodada da Taça Santos Dumont, Artsul e Resende ficaram no 2 a 2 no Nivaldo Pereira, em Austin. O resultado deixou ambos com quatro pontos na Série A2 Carioca, sendo um seguido do outro. O time do Sul Fluminense está na sétima posição, enquanto o Tricolor da Dutra vem logo depois, em oitavo.

  • Foto da galeria

    Benefício federal também contempla atletas paralímpicos brasileiros (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Homens são maioria dos beneficiados pelo Bolsa Atleta, com mais de 55% (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.