Variante Ômicron: novidades otimistas

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Em meio a um imenso movimento das capitais brasileiras no enrijecimento das políticas públicas, contando com cancelamento do ano novo, carnaval e até a com a possibilidade de limitações aos eventos privados, boas notícias vêm chegando com o passar dos dias. Um famoso epideomologista e futuro ministro da saúde da Alemanha, afirmou, ao jornal inglês Evening Standart, que a mais recente versão do novo coronavírus pode ser um “presente de Natal” e possibilitar que a pandemia vá acabar mais cedo.

De acordo com Karl Lauterbach a variante pode “imunizar” as pessoas de todo o globo, sem efeitos devastadores, uma vez que todos casos registrados, até então, somente apresentaram sintomas leves (quando não assintomáticos) e não contabilizam registro de morte pelo mundo. No Brasil, até o momento, são seis casos registrados, com três no Estado de São Paulo, dois no Distrito Federal e um detectado no Rio Grande do Sul. Até então, nenhum caso grave foi reportado em nosso país pelo Ministério da Saúde.

Farmacêuticas apresentam boas respostas

As gigantes farmacêuticas Pfizer e BioNTech afirmaram nesta quarta-feira, 8, que estudos preliminares constataram que três doses completas do imunizante neutralizam totalmente a nova variante Ômicron. No comunicado, as fabricantes explicam que duas doses continuam protegendo contra as formas graves da doença, contudo, a terceira dose aumenta a presença de anticorpos no corpo em 25 vezes.

Por sua vez, a Coronavac, a vacina mais aplicada em todo país, tem se mostrado muito eficaz contra a nova variante da Covid-19. Na última terça-feira, 7, Weidong Yin, presidente do laboratório chinês, Sinovac, acrescentou que a empresa tem trabalhado fortemente em uma dose de reforço específica para aumentar a efetividade contra a nova cepa variante.

Nos Estados Unidos, o principal conselheiro do presidente Joe Biden, Anthony Fauci, afirmou que os novos resultados de estudos têm sido animadores para a comunidade científica: “Embora seja muito cedo para fazer afirmações definitivas, até agora não parece que haja um grande grau de gravidade”, afirmou Fauci à Rede CNN.

O Brasil, até o momento, obteve o êxito em realizar a vacinação de 137.628.803 pessoas que tomaram a segunda dose ou a dose única da imunizante, o que representa aproximadamente 65% da população imune. Os vacinados que receberam a 1ª dose representam 75% da população nacional.

Possível recuo com o cancelamento de eventos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, encontrou-se com o governador do Estado, Cláudio Castro, na última segunda-feira, 6, para conversarem sobre o cancelamento do réveillon na capital. Durante evento realizado no dia seguinte, 7, o governador confirmou que acredita ser possível a queima de fogos na Praia de Copacabana, desde que outras medidas sejam tomadas para evitar aglomerações.

Apesar de algumas cidades do interior do Rio de Janeiro cancelarem qualquer programação do réveillon e carnaval, a Prefeitura de Nova Friburgo alega que aguardará os próximos dias para bater o martelo sobre a realização dos eventos de virada do ano.

Pesquisa, seriedade e compromisso

Na semana passada tive a felicidade de receber críticas construtivas de leitores da coluna, por meio do site de A VOZ DA SERRA. Agradeço imensamente à todos pela participação. Fato é que, como um bom amante da pesquisa e assíduo elaborador de peças jurídicas, todos os meus textos demandam bastante do meu tempo de leitura para serem elaborados com o máximo de seriedade, contando sempre com o uso boas fontes de pesquisas, sejam estas: artigos científicos, notícias de portais confiáveis ou entrevistas com pessoas da área de atuação. O compromisso da coluna “Além das Montanhas” é acima de tudo com responsabilidade nas informações prestadas aos leitores.

Publicidade
TAGS:

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.