Greve dos caminhoneiros com baixa adesão

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

quinta-feira, 04 de novembro de 2021

Na última segunda-feira, 1º, teve início do movimento grevista organizado pelos líderes de entidades ligadas aos caminhoneiros no Brasil. De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Infraestrutura, até o feriado de Finados (terça-feira, 2) apenas duas localidades tiveram concentração de caminhões e manifestantes: na Via Dutra, altura de Barra Mansa, no sul fluminense e próximo ao Porto de Santos, no Estado de São Paulo.

Apesar dos constantes aumentos praticamente semanais nos preços dos combustíveis não existiram, pelo menos até ontem, 3, registros de bloqueios de rodovias federais e estaduais ou em centros de distribuições e logística por todo país. Até então, os caminhoneiros somente se encontravam estacionados nos acostamentos promovendo protestos pacíficos.

A greve foi convocada majoritariamente pela Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores), pelo CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas) e pela CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).

Dentre a lista de reivindicações da categoria estão a revisão da política de fretes mínimos, a aprovação do novo marco regulatório do transporte rodoviário de cargas, regime especial de aposentadoria, melhorias nos pontos de descanso e o principal: a redução do preço do diesel, que onera e muito os custos dos caminhoneiros brasileiros.  

Para se ter uma noção, a capacidade dos tanques de combustível de alguns caminhões chega a ser superior a 700 litros. Os custos para reabastecer um automóvel desses, com o atual valor do diesel, podem chegar a mais de R$ 3.500 em uma só ida ao posto.

Porque a pouca adesão

Os movimentos grevistas não prosperaram conforme esperado pelos líderes dos movimentos. Até então, poucos caminhoneiros se mobilizaram, e os motivos são muitos. Além da pandemia do coronavírus, os últimos anos têm sido marcados pela alta polarização política que toma conta de todo país. Algumas lideranças caminhoneiras entendem que as divergências políticas calorosas tiveram impacto significativo na adesão à greve.

Enquanto alguns caminhoneiros se sentem desconfortáveis com a política de preços da Petrobras e com o Governo Federal, parte dos profissionais mantém seu apoio fiel ao presidente Jair Bolsonaro, que durante sua campanha à eleição, foi apoiado pela categoria. Não há um consenso sobre a adesão à greve.

Por outro lado, o movimento grevista também foi esfriado pelo fato de o Governo Federal ter conseguido aproximadamente 30 liminares judiciais determinando multa de R$ 5 mil a R$ 1 milhão para evitar bloqueios nas rodovias e estradas nacionais. Caminhoneiros temem receber multas em caso de protestos mais ferrenhos por melhorias para categoria.

O diretor da CNTLL, Carlos Alberto Litti, por sua vez, afirmou ao portal de notícias Uol, que muitos caminhoneiros estão ficando em casa ao invés de ocupar as rodovias do país, dando a parecer que não houve tamanha mobilização ao movimento de paralisação. Líderes caminhoneiros chamam outras categorias à greve e acreditam que a mobilização de motoboys, motoristas de aplicativos e táxis possam trazer mudanças.

Além disso, grevistas entendem que o cenário de dificuldades financeiras tenha agravado a decisão de muitos profissionais optarem por não parar. As sucessivas altas no custo de vida também podem ter influenciado na adesão à greve de uma categoria que passa por dificuldades financeiras.

Derrubadas as liminares que impediam bloqueios

A desembargadora federal Ângela Catão, do Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF-1), suspendeu nesta quarta-feira, 3, as liminares que impediam os caminhoneiros de bloquearem as rodovias. Na decisão, a magistrada atribuiu a competência de julgamento e processamento das ações que envolvam greve de caminhoneiros à Justiça do Trabalho.

Caminhoneiros e movimentos grevistas comemoraram a decisão com vídeos nas redes sociais e continuaram fazendo publicações ao longo do dia convocando mais profissionais a aderir à greve que, segundo a categoria, continua.

Fato é que a greve ainda não está tendo força para durar ou atrapalhar a economia. Até então, não existe previsão para o fim do movimento e a expectativa é que o movimento se estenda pelos próximos dias.

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