Dossiê para o ano de 2022

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

O ano passou de 2021 para 2022 e o momento é de olharmos para frente. Após um ano de muitas turbulências políticas, na saúde, na economia e no crescimento do país, o Brasil e o mundo terão grandes desafios para conseguirem se recuperar e buscar voltar ao que chamamos de novo normal.

E apesar das incertezas provocadas pelos avanços das variantes do Covid-19 e pela crise financeira mundial, o ano de 2022 mal começou e já existem muitas perspectivas, visto que ao que tudo indica, serão 365 dias repletos de mudanças e emoções. O que acontecerá em 2022?

Eleições

As próximas eleições gerais ocorrerão no Brasil, em primeiro turno, no dia 2 de outubro, e em segundo turno, no dia 30. Os cargos disputados neste pleito serão os de: deputados estaduais; deputados federais; senadores; e o mais importante, presidente da República.

O fato é que o Brasil passou por momentos difíceis nos últimos anos, contando com crises ambientais, pandemia do coronavírus, desemprego, alta inflação, dólar caro e recessão. Esses fatores trazem grande relevância para a eleição e acirram ainda mais as disputas que prometem ser bem divididas e trazer muitas discussões.

E não custa lembrar que 2022 será marcado pelo ano com a eleição mais cara da história desse país. Nunca os partidos tiveram tanta verba pública à disposição para ser gasta. O valor para ser gasto com campanhas nesse ano quase triplicou.

Censo demográfico não será adiado

O estudo que deveria ser realizado a cada dez anos, foi adiado nos últimos dois anos consecutivos devido a pandemia da Covid-19. O último levantamento brasileiro que foi feito em 2010, ainda não tem data para começar.

O Censo Demográfico é um levantamento estatístico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que tem como objetivo contar os habitantes de todo o território nacional, identificar sua população e revelar como vivem os brasileiros.

Para a realização da pesquisa, o IBGE abriu concurso público para contratar mais de 206.891 profissionais para trabalhar de forma temporária. Aproximadamente 650 mil pessoas inscreveram-se para os cargos disponíveis e caso você tenha interesse e ainda não tenha buscado sobre, as inscrições foram prorrogadas devido às festividades de fim de ano.

Metaverso

O metaverso está entre os assuntos mais comentados no ano de 2021. A criação de mundos virtuais onde pessoas poderão interagir e realizar qualquer atividade – trabalhar, jogar, fazer compras e vendas – cresceram e grandes empresas já se movimentam para ocupar espaço nesses ambientes e dar novo contorno para à comunicação humana. 

As cifras geradas por esse mercado, somente no último ano ultrapassaram a casa do bilhão de dólares. Empresas gigantes como Nike, Adidas e Microsoft já investiram boas fortunas acreditando no potencial de mundo eletrônico com simulação de realidade paralela.

O Metaverso ganhou ainda mais evidência com a troca do nome da empresa Facebook para Meta. A maior rede de comunicações do mundo anunciou no ano passado, algo em torno dos U$10 bilhões para a criação do seu universo online.

A Bloomberg estima que a oportunidade de mercado que o metaverso pode movimentar seja algo em torno de U$ 800 bilhões (cerca de R$ 4,5 trilhões) até 2023.

Explosão do 5G

De acordo com as regras definidas pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, as primeiras redes do 5G devem começar a funcionar até 31 de julho desse ano em todas as capitais e no Distrito Federal. Para 2022, a expectativa é de vermos os primeiros avanços dessa novidade, mas que ainda deve demorar para que os brasileiros sintam as diferenças no dia a dia.

Ano de eleição é ano de Copa do Mundo

Com a esperança de mudar a imagem polêmica do pequeno e rico do Golfo Pérsico, o Catar sediará a primeira Copa do Mundo realizada no Oriente Médio. O país enfrentou uma série acusações de compra de votos após sua escolha como sede em 2010 e foi criticado por seu tratamento aos trabalhadores migrantes, especialmente aqueles que construíram estádios para a Copa do Mundo.

O evento será realizado pela primeira vez no Outono do país, de 21 de novembro a 18 de dezembro. A medida foi tomada de forma inédita a fim de que seja evitado o calor sufocante do verão, que pode chegar até 50 graus nos dias mais quentes.

O Brasil já qualificado para a Copa do Mundo entrará em campo buscando seu hexacampeonato. Certamente seria um bom presente que Papai Noel poderia nos dar!

Publicidade
TAGS:

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.