Como vender Nova Friburgo para o turista?

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

sábado, 10 de junho de 2023

O turismo cresce no Brasil inteiro, especialmente após a pandemia do coronavírus. A vontade de fazer o tempo perdido valer a pena reaqueceu o setor nacional. Em Nova Friburgo, porém, a realidade é outra. Ainda seguimos estagnados há anos, sem uma perspectiva que o setor mude de verdade, a realidade de nossa cidade.

É vero que hoje temos uma boa gestão turística na cidade, que investe pesado no setor de eventos, a perdê-los de vista. Tivemos um Carnaval com uma mega estrutura e ao final do ano, um desfile inspirado no Natal Luz de Gramado. Demos um passo. Mas, apesar das excelentes iniciativas, estamos longe de estarmos na rota do turismo nacional.

Ainda que diante de um expressivo orçamento da pasta no governo municipal, o que faz uma cidade com tantas belezas naturais, um setor gastronômico de deixar água na boca e um charmoso e gostoso friozinho ainda ter tantas dificuldades em despontar no cenário local?

 

Falta alcançar o turista

Hoje, “praticamente” todo mundo tem acesso à internet por meio dos smartphones que nos acompanham 24 horas por dia - até mais do que deveríamos usá-los. Num mundo tão plugado e com fácil acesso à internet, tornou-se imprescindível que as cidades apelem para as redes sociais para fomentarem seus projetos.

A relevância das redes sociais para vendas é algo inquestionável, especialmente no mundo pós-pandemia. Contudo, ao mesmo tempo temos tantas oportunidades, será que estamos dispostos a extrair o que há de melhor para a nossa cidade através das redes sociais?

Sem dúvidas, a gestão municipal atual trouxe muitas mudanças para a cidade, dentre elas, a “Instagramização” dos portais de comunicação oficiais. Podemos afirmar, de certa forma, hoje, a comunicação oficial é muito mais feita através das redes sociais, do que através de qualquer outro meio – o que nos trás facilidades e desafios.

Contudo, assusta-me a quantidade de moradores (nem falo dos turistas) da cidade que desconhecem os projetos realizados pelas próprias secretarias da nossa cidade. Incansáveis vezes em que ouvimos falar de shows ou eventos que passaram e só fomos descobrir dias ou semanas após. Imagine. Se esse fenômeno acontece com frequência com moradores da cidade, quem dirá com os turistas.

Ainda que louvável a modernização da comunicação pela prefeitura e suas secretariais, torna-se coerente relembrar que muitas pessoas não têm redes sociais e muito menos seguem cada perfil de cada secretaria existente da prefeitura em suas redes. E um turista, em regra, por motivos óbvios, também não seguem os perfis de nossas secretarias.

Para vendermos turismo e crescermos, sem dúvidas precisamos atingir ótimos potenciais compradores. Uma cidade que sempre faz isso com muita frequência é Petrópolis, que toda hora está divulgando suas ações na televisão e na capital, de diversas formas. Antes de mudarmos o turismo, precisamos chegar no turista.

 

Turismo radical esquecido

Nova Friburgo é uma cidade maravilhosa e com um imenso potencial para o desenvolvimento. Somos uma região serrana, localizada próxima a uma das maiores capitais desse país – que recebe milhares de turistas por ano – e com um clima agradável, que harmoniza com uma excelente gastronomia e belezas naturais.

Quando ainda criança, me vem uma nostalgia gostosa poder relembrar diversos parapentes colorindo os céus da nossa cidade, indo e vindo. Sempre tive a vontade de realizar um voo desses, saindo do Caledônia e passando pela nossa cidade. Acabei voando, e foi uma experiência incrível. Mas não em Nova Friburgo.

A realidade é que apesar de possuirmos uma capacidade sem igual de explorarmos essas atividades, perdemos esses turistas, que pagam caro pela experiência. É entristecedor, acompanhar nas redes sociais, diversos moradores da nossa própria cidade, indo para Urubici-SC, para realizar atividades como escaladas e bungee jump.

Para vocês, também não soa um pouco irônico. Pois bem. A falta de capacitação, de divulgação e de investimentos no turismo radical, faz com que pontos como a rampa de parapente do Caledônia, sigam em estado de abandono. A possibilidade de explorar Nova Friburgo sob novos ângulos, certamente, traria multidões à nossa cidade.

 

Belezas naturais desconhecidas

Por sua vez, as belezas naturais que temos em nossa cidade são para perder de vista. Quedas d’água ornamentam a nossa paisagem nas montanhas, nos privilegiando com visuais lindos e únicos na nossa região, como as cachoeiras: do Indiana Jones, Adutora e Feiticeira – ainda desconhecidas por muitos friburguenses.

A falta de sinalização ou de infraestrutura de acesso já são velhas conhecidas dos friburguenses, não somente nas cachoeiras, mas também no caminho aos picos e montanhas de nossa cidade. A falta de sinalização é tanta, que não é tão incomum conhecer um turista que visitou Lumiar e jura nunca ter vindo à Friburgo. 

Os investimentos em sinalização e acesso são primordiais. Há tempos atrás, foi uma polêmica o investimento no acesso de locais como o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo e na praia Azeda, em Búzios. Hoje, de modo muito cômico, os acessos criticados por muitos viraram pontos de fotos.

Os investimentos em festas são extremamente importantes, mas não devem ser somente nelas. As obras de infraestrutura ficam, ao contrário de diversos eventos que se perdem ao longo do esquecimento. E por fim, e não menos importante, antes de fazermos pesados investimentos, temos que ter a certeza de que iremos atingir pessoas Além das Montanhas.

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Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

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