Sexta ainda chove, mas tempo deve abrir no domingo

Prefeitura informa que já desobstruiu este ano mais de 2.220 bueiros e galerias, como ação preventiva a alagamentos
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Sexta ainda chove, mas tempo deve abrir no domingo

O tempo carregado em Nova Friburgo é resultado da formação de uma  Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o famoso canal de umidade da Amazônia, que se organizou novamente sobre o Brasil. A ZCAS provoca áreas de instabilidade que  espalham muitas nuvens de chuva, segundo o Climatempo. 

Mas uma massa de ar seco já avança sobre o Sul do Brasil e a nebulosidade diminui nos próximos dias. Para Nova Friburgo a previsão ainda é de chuva nesta sexta-feira, 17, mas o tempo deve abrir no domingo, 19.

A prefeitura informou que já desobstruiu ao longo deste ano mais de 2.220 bueiros e galerias, como ação preventiva a alagamentos provocados por chuvas de verão. Foram feitos serviços de retirada de terra, desobstrução com caminhão e revisão.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o setor atendeu 1.680 ocorrências, com retirada de todo tipo de lixo, terra, folhagens e galhos. Todo esse material dentro dos bueiros causa entupimentos e, em dias de chuva, represa a água e provoca alagamento, dificultando o escoamento. Cerca de 600 bueiros foram limpos pelas subprefeituras de Conselheiro Paulino, Olaria, Cônego e Cascatinha, Campo do Coelho e Lumiar e São Pedro da Serra.

“Em um primeiro momento, retiramos muito lixo e muita terra dos bueiros, alguns deles estavam completamente tapados há anos. Agora o trabalho tem sido de revisão para evitar que fiquem totalmente entupidos. Ainda temos problemas pontuais de alagamentos no nosso município, alguns precisam de intervenções maiores como troca de manilhas”, explicou Eduardo Trigo, secretário de Serviços Públicos. 

Um exemplo disso é a região do Centro da cidade, no entorno da Praça Getúlio Vargas. A região sempre é bastante impactada com as chuvas, dependendo de uma grande obra para solucionar tal problema. A previsão é  que, em parceria com o governo do estado, essa grande obra de drenagem pluvial seja realizada, como já noticiou A VOZ DA SERRA.

Nas áreas de atuação das subprefeituras, o trabalho de manilhamento vem sendo realizado em parceria com a Secretaria de Obras. Já a desobstrução das galerias com o caminhão "vacall" conta com o suporte da Secretaria de Serviços Públicos. “Com este bom entrosamento entre as secretarias municipais e as subprefeituras, e da prefeitura com o governo do estado, vamos avançando e trazendo mais qualidade de vida para os friburguenses", disse Eduardo

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima