Senai Nova Friburgo comemora seus 80 anos

Para celebrar a data foram preparadas diversas atividades, como um café para colaboradores, gincana com alunos e exposição sobre a história do centro de formação profissional
terça-feira, 26 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Na última sexta-feira, 22, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) completou 80 anos de atuação em Nova Friburgo colaborando para o desenvolvimento da região, através da formação profissional inovadora, com foco na empregabilidade.

Para celebrar a data especial, diversas atividades foram programadas e vêm agitando a unidade localizada na Rua Prefeito José Eugênio Muller, 220, no Centro. Entre elas, um café para colaboradores, gincana temática com os alunos e a exposição “A História da Indústria e da Firjan / Senai em Friburgo”, que será inaugurada nesta terça-feira, 26, às 17h.

A gincana com os alunos, capitaneada pela equipe de robótica da unidade – Tucanus, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos que foi doada para famílias em situação de vulnerabilidade e para a Casa de Passagem de Nova Friburgo.

Na ocasião, o Senai inaugurou a “Sala de Descompressão”, um espaço cuidadosamente preparado para que os colaboradores possam fazer suas refeições, descansar entre uma aula e outra, planejar novas atividades ou aguardar pelo início de suas atividades.

Dentro da programação dos 80 anos do Senai Nova Friburgo, esta terça-feira, 26, será um dia totalmente dedicado ao empresário e às indústrias da região, com a realização de uma palestra sobre ESG e apresentação da Pesquisa Firjan ESG 2023. A discussão do tema ficará a cargo do gerente de sustentabilidade, Jorge Peron Mendes, além da mostra Novos Talentos, que poderá ser conferida no Senai Espaço da Moda, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85. 

Sobre a Firjan

O Senai Nova Friburgo surgiu para atender uma necessidade urgente: a formação de profissionais qualificados para a incipiente indústria de base. Já na ocasião estava claro que, sem educação profissional, não haveria desenvolvimento industrial no Brasil.

Em 1943 foi fundada a primeira escola do Senai em Nova Friburgo para atender as empresas da cidade: Fábrica Beauclair de Lima, Jaccoud & Cia, Ferragens Haga, Ypu, Caputo & Cia, Indústria Sinimbu S.A., Empresas Reunidas Spinelli S.A., Companhia Industrial Friburguense de Produtos Químicos, Empresa Nacional de Cortume Ltda, J. Bizzotto & Irmãos, Propriedades Reunidas Eduardo Guinle Ltda, Fábrica Filó S.A. e Arp & Cia. Foram inaugurados os cursos práticos de tornearia, ajustagem, serralheria, ferraria, solda, carpintaria e marcenaria, com 186 alunos.

De 1954 a 1963

Através da parceria com diversas empresas da cidade, novos cursos foram iniciados, como o de assentador de blocos vazados de concreto, a pedido da construtora Sotec, e cursos de mecânico de manutenção de máquina de costura industrial em convênio com a Fábrica Filó e o Cetiqt.

De 1964 a 1973

Além das aulas teóricas e práticas, o Senai Nova Friburgo não apenas disponibilizava seus equipamentos para as empresas realizarem tarefas específicas, mas também as conduzia com os alunos mais experientes. Eram atividades do mundo real que enriqueciam a formação profissional dos estudantes. Em 1972, o Senai inaugurou o espaço na Rua Eugênio Müller,  com 3.322 metros quadrados.

De 1974 a 1983

De 1978 a 1982 a média anual de matrículas da unidade foi de 1.600 alunos, contando com 110 postos de trabalho nas oficinas, duas salas de desenho, quatro salas de aula e sala de metrologia. Dois novos cursos de aprendizagem passaram a ser oferecidos nas décadas de 70 e 80: Eletricista de Manutenção e Serralheiro de Ferro-Alumínio, resultando na atualização do curso de Serralheiro já existente na unidade. Após a fusão com o Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro, obras foram realizadas permitindo a instalação de novo almoxarifado e a utilização de novos espaços, como o da Agência de Treinamento e a Sala de Metrologia.

De 1984 a 1993

Em 1991, as instalações do Senai passaram por uma reforma e expansão significativa, totalizando uma área de 3.530 metros. Naquela época, oferecia mais de 60 cursos nas áreas de aprendizagem, qualificação e habilitação profissional.

De 1994 a 2003

O Senai passa a proporcionar consultoria técnica e treinamento de pessoal para as indústrias localizadas não só em Nova Friburgo, mas também em Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Sumidouro, Carmo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e Miracema, totalizando 7.640 quilômetros cobertos pela unidade. O mercado de trabalho da região emprega cerca de 80% da mão de obra qualificada pelo Senai.

De 2004 a 2013

O Senai passa a treinar 1.800 adolescentes e jovens para o mercado de trabalho com diversos cursos em três turnos diários, capacitando-os nos setores de metal-mecânica, metalurgia, informática, eletricidade, automação industrial, costura e modelagem. Em 2011, foram lançados novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizados, também na Firjan-Senai Friburgo, com jovens do ensino médio de escolas públicas.

De 2014 a 2023

Em 2014, foi inaugurado o Senai Espaço da Moda, transferindo e concentrando todos os cursos da área de moda para este local. Em 2016, foi inaugurado o FabLab, integrante de uma rede criada pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT). Um centro de pesquisa e produção que utiliza equipamentos de última geração. Em 2020 e 2021, foram realizadas obras na fachada e na maioria dos ambientes da unidade, instalando rampa e elevador de acesso ao prédio anexo. Nova Friburgo ganhou uma unidade mais moderna, acessível e preparada para proporcionar aos alunos o aprimoramento de seus talentos. Em 2022, dois alunos do Senai Friburgo representaram o Estado do Rio de Janeiro nas seletivas para o WorldSkills 2022 (competição internacional com alunos de formação profissional do mundo inteiro), disputando com equipes de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: