RJ-150 já está liberada mas requer cuidados

De acordo com motoristas, pista está bastante escorregadia
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Leitor via WhatsApp)
(Foto: Leitor via WhatsApp)

A rodovia RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão) foi liberada em meia pista na tarde desta sexta-feira, 24, para o trânsito de carros, caminhões e ônibus, na altura do quilômetro 6,5, na localidade conhecida como Parada Del Rei, no distrito de Amparo. A estrada foi interditada devido ao deslizamento de uma encosta na última sexta-feira, 17. 

A Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias de Defesa Civil e Ordem e Mobilidade Urbana, informa que “na tarde desta sexta-feira, 24, foi liberada meia pista da RJ-150, sem a necessidade do sistema pare e siga. Ônibus e caminhões também estão liberados para trafegarem no trecho. 

Os trabalhos de desobstrução da via serão retomados nesta segunda-feira, 27, pelo DER e prefeitura. Nesse período, a Defesa Civil de Nova Friburgo fará o monitoramento constante da encosta e, em caso de chuva forte ou nova movimentação de terra, a via poderá ser novamente fechada ao trânsito de veículos, de modo a resguardar a segurança de todos.”

Opções de acesso

Se a RJ-150 precisar ser novamente interditada no quilômetro 6,5, as opções de acesso ao distrito de Amparo são a Estrada Velha de Amparo (acesso ao loteamento Toledo), que de acordo com a prefeitura está com o trecho na altura da localidade de Refúgio da Pedreira no acesso ao loteamento Tiradentes transitável, mas a lama exige maior atenção para os veículos baixos. Mas, de acordo com a prefeitura, desde o último domingo, 19, uma equipe da Administração Regional de Amparo, ligada à Secretaria Municipal de Obras, está trabalhando para melhorar as condições de trafegabilidade dessa estrada com uma patrol removendo a lama e abrindo alguns trechos da via. O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) cedeu material para execução das melhorias.

A outra opção é contornar pelo Alto do Catete, que está em melhores condições, segundo a prefeitura. O acesso é feito por Furnas, seguindo em direção ao Catete e depois pelo Morro das Contas até chegar a Amparo. Há ainda a opção de acessar a Estrada João Bernardo Zebende, no Jardim Ouro Preto, próximo a antiga Mitroplast, e seguir cinco quilômetros em média até a bifurcação de acesso para Amparo.

A prefeitura informou ainda, em nota, que outra medida adotada pelo município é a liberação da Estrada da Parada Frossard, que também está recebendo reparos. De acordo com a prefeitura, “essa via será outro ramal de deslocamento onde, assim que o serviço for concluído, receberá sinalização de orientação de trânsito pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: